Bolo Pelado de Morango: Com chantilly rosa de morango e 5 camadas! UAU!

Bolo Pelado de Morango com 5 camadas – Bolo Genovês com Chantilly de Morango e Morangos Frescos – Não é de hoje que eu tento fazer o bolo genovês. Isto inclusive foi tema de um post feito pelo Desafios Gastronômicos, em que a Bia (minha irmã) fala sobre as duas versões de preparo do bolo e gentilmente colabora para que eu e você possamos fazer-lo sem banho maria, porque a conclusão ao final é que tanto faz e se dá para fazer de forma mais simples, então…a versão que veremos aqui é sem banho maria.

Grau de Dificuldade – Médio (é uma massa simples, mas como não vai fermento, tem que tomar alguns cuidados no modo de preparo)

Tempo de Preparo – 2  horas e meia , sendo – 1 hora para preparar e assar, 30 minutos para resfriar e mais ou menos 1 hora para cortar e montar ( o que vai depender da habilidade de cada um).

Utensílios: 2 formas de 20 cm de diâmetro, Papel manteiga para forrar as formas, Papelão para a base, Espátula, Saco de Confeitar + Bico Pitanga, faca pequena de serra e uma faca de pão ou especial para cortar bolos. 

Equipamentos: Batedeira Planetária, Refrigerador.

Rendimento- 1 bolo de 4 a 6 camadas. O da foto ficou com 5.

Ingredientes *para fazer o Bolo Pelado de Morango de 4 a 6 camadas : 

  • 8 ovos
  • 1 xícara de açúcar (peneirado)
  • 2 xícaras de farinha de trigo.
  • 6 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 2 colheres de chá de baunilha
  • Raspas de Limão Siciliano

Calda para o Bolo Pelado de Morango:

  • Suco de 1 limão siciliano
  • 1/2 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Recheio – Chantilly Rosa – de Morango

  • 500ml de creme de leite fresco e gelado
  • 200g de geléia de morango (escolher uma marca que tenha poucos pedaços da fruta)
  • 2 colheres de sopa de acúcar de confeiteiro

Recheio – morangos frescos – 1kg (morangos grandes tipo americano)

Modo de Preparo do Bolo Pelado (Naked cake) de Morango:

Passo 1 – Untar 2 formas e forrar o fundo com papel manteiga, não esquecendo que precisa também untar o papel manteiga. Pré-Aqueça o forno a 180o.

Passo 2 – Separar todos os ingredientes e derreter a manteiga 

Passo 3 – Bater os ovos com o açúcar peneirado até obter a consistência abaixo.

FullSizeRender-20
Preparando a Massa do Bolo Pelado de Morango (Naked cake)

Passo 4 – Adicionar a farinha, peneirando devagar e misturando com os ovos. Esta etapa deve ser feita com muito cuidado, porque não podemos perder o aerado dos ovos com o açúcar.

Passo 5 – Adicionar a manteiga derretida. Aconselho fazer isto pelas beiradas…sim, se despejar no meio verá este bolo murchar e não há nada mais desesperador…Continue misturando, devagar, procurando integrar a manteiga e não destruir as bolhas .

Passo 6 – Adicione a baunilha e raspas de limão siciliano.

Passo 7 – Despeje metade em cada forma, procurando nivelar, mas sem bater. O bolo nesta hora deve estar assim:

Bolo Pelado (Naked cake) de Morango
Preparando a massa do bolo pelado de Morango

Passo 8 – Asse por 30 minutos em fogo 180o. Faça o teste do palito para ver se está assado. Uma dica é que ao assar , este bolo desprende ligeiramente nas laterais.

Passo 9 – Enquanto o bolo assa, pode preparar a calda. leve os ingredientes para o fogo , deixe por alguns minutos, o suficiente para o toda a mistura ficar quente e sem grânulos de açúcar aparentes. Deixe esfriar.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 10 – Retire o Bolo Pelado do Forno e deixe esfriar. Retire o papel manteiga.

Passo 11 – Corte o bolo. Não se assuste. Ele fica fino e você pode achar que não dá para cortar, mas este bolo  é incrível para fazer fatias finas! É a melhor massa para fazer naked cake e conseguir uma boa proporção entre o recheio e a massa.  Uma dica que fiz é marcar o bolo onde quer cortá-lo (dividindo a altura em 3) e marcar/cortar toda a circunferência com uma faca pequena e depois completar o corte com uma faca de pão ou especial para cortar bolos.

Bolo Genoves - Bolo Pelado de Morango - Naked Cake
Bolo Pelado de Morango – assado

Passo 12 – Prepare o Chantilly. Coloque o creme de leite fresco na batedeira e bata até ficar firme. Escolha uma marca que atinja o ponto sem precisar de muito açúcar. Acrescente o açúcar quando já estiver mais firme. Quando estiver pronto, coloque a geléia aos poucos e continue batendo. O resultado é um chantilly rosa e lindo, com uma consistência firme e sabor de morango.

Passo 13 – Com o bolo cortado, separe as partes e comece a montagem. Coloque a base do bolo sobre um papelão cortado no diâmetro do bolo. Coloque nesta ordem: camada de bolo, regue com a calda ( o suficiente para que cada camada fique molhada) , chantilly e morangos. Para dar o efeito bonito da foto, precisa montar deixando as pontinhas dos morangos para fora, como mostra a foto abaixo.

Bolo Pelado de Morango (Naked Cake)
Bolo Pelado de Morango – como dispor os morangos para dar a aparência final. (morangos com as pontinhas para fora!!!)

Faça isto até a penúltima camada, porque na ultima, vamos decorar.

Passo 14 – Decorar a parte superior. Aqui será necessário deixar 6 fatias de morando e usar o bico de confeiteiro de pitanga pequeno. Fazer os desenhos em toda a borda. E no centro fazer o mesmo desenho que se faz para cobrir um cupcake tradicional. Colocar os morangos  e complementar com o bico de confeiteiro entre eles. Deixar o bolo na Geladeira e bom apetite!

Bolo Pelado (Naked cake) de Morango
Bolo Pelado (Naked cake) de Morango

Validade máxima – 2 dias.

Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

 

 

 

Um comentário

Deixe uma resposta