Petit Gateau de chocolate – fácil, delicioso e fica perfeito!

IMG_8053Petit Gateau de chocolate – o bolinho com  massa de textura líquido-cremosa, é uma receita fácil e fica pronto em 30 minutos. O segredo para dar certo é…… Siga o Bake and Cake, inscreva-se no Youtube.

Petit Gateau de chocolate – História –  nada é mais delicioso e aparentemente difícil do que um petit gâteau perfeito. A receita  é de origem francesa,  mas pasmem…não é encontrada na França!  As versões mais próximas são o  moelleux e fondant, que também são bolos de chocolate mal passados, firmes por fora e moles por dentro. Aqui no Brasil, o chef Erick Jacquin é responsável por sua popularização, pois fez a receita em 1996 no extinto restaurante Le Coq Hardy, em que era chefe. Recentemente, a receita está no cardápio de vários restaurantes e é apreciada por muita gente. (Fonte – IG Receitas) . Agora, como fazer esta delícia aí na sua casa?

Petit Gateau de chocolate  – como fazer o bolinho de chocolate derretido perfeito.

A receita de petit gateau de chocolate que vamos recomendar foi adaptada depois de várias experiências, pois já faço a receita há algum tempo, e aos poucos a aprimoramos. A dica para que o bolinho fique perfeito é entender o seu forno, se ele assa rápido demais ou é mais lento.

Grau de dificuldade: o preparo é bem fácil,

Tempo de preparo: 30 minutos!

Utensílios: 4 forminhas de bolo em alumínio ou inox de 7cm de diãmetro, 1 fue batedor, 1 forma maior para bolo ou para pizza.

Equipamentos: Microondas ou Fogão, Forno Elétrico ou a Gás.(no forno elétrico é mais fácil de controlar a temperatura de forma precisa!).

Rendimento: 4 bolinhos pequenos

Ingredientes para fazer o Petit Gateau de Chocolate:

  • 100 g de chocolate meio amargo
  • 1 colher rasa de sopa de chocolate em pó 50% cacau
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 1 ovo e 1 gema
  • 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 xícara de açúcar.
  • Margarina e farinha para untar as forminhas.

Como fazer o Petit Gateau de chocolate:

Passo 1 – Pré -aqueça o forno a 160o. Unte as forminhas com margarina e farinha e bata duas vezes a forminha sobre a pia para retirar o excesso de farinha e não deixar os bolinhos brancos.

Passo 2 – Derreta o chocolate com a margarina no forno de microondas, de 30 em 30 segundos (é necessário fazer assim para não queimar). Se preferir pode também fazer em banho maria.

Passo 3 – Separe a clara da gema. Bata  a gema e 1 um ovo inteiro ligeiramente e incorpore a mistura de chocolate derretido.

Passo 4 – Adicione o açúcar (peneirado) e o chocolate em pó e bata mais um pouco.

Passo 5 – Por último, adicione a farinha e misture.

Passo 6 – Despeje o conteúdo nas forminhas enchendo até 3/4 de cada uma.

Passo 7 – Leve ao forno pré -aquecido , colocando as forminhas sobre uma forma maior , para facilitar o manuseio. O tempo para assar é em torno de 13 minutos, mas pode variar de forno para forno. É importante vigiar os bolinhos, porque eles assam de fora para dentro. Quando olhar que as laterais estão assadas e o miolo cru, este é o ponto certo e pode retire-los do forno.

Custom Search

Passo 8 – Sirva o Petit Gateau quente, com sorvete de creme. Bon appétit!

Obs. é tão fácil preparar os bolinhos que dá para fazer com as crianças, é uma sobremesa que eles adoram, e fica sempre o suspense de abrir e ver a surpresa do chocolate escorrendo! Delicioso!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Bake and Cake - Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário