5 erros comuns em bolos – Como evitar – Resultado Enquete Bake and Cake.

5 erros comuns em bolos -Resultado Enquete Bake and Cake – quais as principais causas para seu bolo não ter dado certo e como evitar estes inconvenientes. Siga o Bake and Cake. Inscreva-se no Youtube.

Na semana passada fizemos uma #enquete para avaliar os 5 erros comuns em bolos e verificar o seu ranking.Revelamos abaixo os resultados e como prevenir estes erros:

  1. BOLO FICOU DENSO OU PESADO 32.14% : isso ocorre por não equilibrar os ingredientes corretamente, principalmente a farinha ou por misturar ou bater o bolo excessivamente ( principalmente depois de acrescentar as claras em neve ). Outra razão para isto é ter o forno “desregulado” em sua temperatura, ou seja, muito quente. Para evitar estes problemas siga corretamente as proporções da receita, não misture ou bata muito o bolo depois de colocar as claras em neve e procure medir a temperatura do forno, comprando, por exemplo um termômetro para esta finalidade.

2. O MEIO DO BOLO AFUNDOU 25% – isso acontece porque o bolo não assou por completo ou porque foi aerado demais durante o seu preparo ou porque nos antecipamos em abrir o forno enquanto ele está crescendo no forno. Evite ter “pressa”, cheque o cozimento com o teste do palito (se sair seco está ok) e ao fazer massas muito aeradas, bata o suficiente para formas as tão sonhadas bolhas.

3. O TOPO DO BOLO ABAULOU 25% Alem de abaular, é comum rachar…asse o bolo em temperatura um pouco mais baixa, de forma que seu cozimento seja mais uniforme. Vemos muito frequentemente este tipo de situação em cheesecakes, que freqüentemente racham na superfície. Isto ocorre porque a parte externa assou mais rápido do que o restante da massa. Agora se por acaso abaular, não se desespere, porque há solução…basta nivelar o bolo, cortando a parte que abaulou e ele ficara retinho de novo.

4. BOLO QUEIMOU 10.71% – a razão todos sabem! Ficou tempo demais no forno! Se o queimado foi superficial pode haver salvação, mas é importante verificar o quanto foi comprometido e se o sabor não foi alterado. Se não der …uma pena, mas o único jeito é jogar fora.

5. BOLO FICOU SECO E DE APARÊNCIA GRANULOSA? 7.14% – isto ocorre porque a massa não foi misturada corretamente ou a quantidade de líquidos não foi adequada (óleo, leite, etc). Neste caso, a receita não tem salvação, só resta fazer outra.

Um abraço a todos os leitores e fãs do Bake and Cake!

Esperamos que essas dicas dos 5 erros comuns em bolos sirvam e ajudem em futuras receitas e preparos.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Bake and Cake - Seu Canal Interativo Gourmet

 

Fonte: Segredos da Decoração de Bolos – Tracey Mann

4 comentários

Deixe uma resposta