Bolo Chiffon de Chocolate – receita do #fundodobau , com design moderno.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Bolo Chiffon de Chocolate, uma relíquia de receita que rende um bolo delicioso e fofinho, com design moderno (by Bake and Cake) para você fazer na sua casa para festas ou dia a dia e impressionar!. Siga-nos aqui e no Youtube.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Bolo Chiffon de Chocolate Receita com mais de 50 anos continua sendo a melhor quando o assunto é bolo de chocolate .  O Bolo fica uma fofura de macio por dentro e moderno e chic por fora com esta decoração inspirada na “rosa dos ventos” ,  que você pode fazer em casa, usando simplesmente confeitos!

História Bolo Chiffon de Chocolate – Para comprovar que este bolo tem uma receita de mais de 50 anos, disponibilizamos seu original, que veio de um livro de receitas editado por uma marca de açúcar, que coletamos no fundo do baú da familia do marido da Cris Muratori, autora e editora do Bake and Cake. As manchas comprovam o quanto a receita é antiga. Uma curiosidade é que a receita tem uma autora, a Sra Maria Neide Alves Monte (que não conhecemos infelizmente), porém não localizamos a data, mas pelas contas , manchas e apologia feita ao açúcar  tem sim esta idade!

IMG_8241-2

Dificuldade – média (são 4 processos – massa, recheio, calda e cobertura!)

Tempo de preparo – Total : 2 horas (ativo) + tempo de espera

Utensilios – 2 bowls ou tigelas, 2 formas médias para bolo (sim, precisamos de duas!), papel manteiga, uma espátula pão duro, copo medidor ou xícara, base giratória para apoiar o bolo  (bailarina), fundo de uma forma removível ou um “cake lifter”. faca de pão grande ou faca especifica para cortar bolos, saco de confeiteiro descartável e bico de confeitar (opcionais), grade para resfriar o bolo (opcional), fouet batedor.

Equipamentos: batedeira planetária, microondas ou fogão.

Rendimento: 16 fatias generosas ou 24 menores.

Ingredientes Bolo Chiffon de Chocolate:

 – Para o massa do Bolo Chiffon de Chocolate:

  • 1/2 xícara de chá de chocolate em pó
  • 3/4 xícara de chá de água quente
  • 1 + 3/4 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 + 3/4 xícara de chá de açúcar
  • 3 colheres de café de fermento em pó
  • 1 colher de café de sal
  • 7 claras e 7 gemas
  • 1/2 xicara de chá de óleo
  • 1 colher de café de baunilha

Para o recheio do Bolo Chiffon de Chocolate – Ganache de chocolate

  • 600g de ganache (com metade do chocolate ao leite e outra metade de meio amargo)

Para umedecer o Bolo Chiffon de Chocolate

  • 1 xicara de leite aquecido
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • Açúcar a gosto.

Para a cobertura do Bolo Chiffon de Chocolate;

  • 1 xicara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de margarina sem sal
  • 2 colheres de sopa de açúcar ou mais se desejar
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó

Para decorar o Bolo Chiffon de Chocolate:

  • Palitos finos de chocolate ou simplesmente palitos de churrasco que podem ser usados para dividir o bolo e depois retirados.
  • 4 tipos de confeitos de sua preferência.

Como fazer o ganache:

Siga o modo de preparo de nossa receita aqui. Para este bolo, será usado o ganache liso, portanto, apenas é preciso esfriar o ganache, sem necessidade de gelar (gele um pouco para o acabamento lateral que será feito em bico de confeitar).

Como Fazer a massa do bolo chiffon (nossa relíquia de receita):

Passo 1 – Separe os ingredientes, unte a forma (com papel manteiga no fundo)  e ligue o forno a 180o. Misture o chocolate em pó com a água quente e deixe esfriar. Peneire todos os ingredientes secos, deixando uma colher de café de fermento separada.

Passo 2: Coloque os ingredientes secos e peneirados na tigela da batedeira planetária. Separe as claras e coloque em outra tigela. Abra um buraco no meio dos ingredientes secos e coloque as gemas, o óleo  a baunilha e o chocolate já frio (nesta ordem). Bata esta massa até ficar macia.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 3:  Separadamente, bata as claras em neve e adicione uma colher de fermento. Veja o ponto na foto abaixo:

FullSizeRender_1

Passo 4: Misture a massa com as claras em neve. Coloque em duas assadeiras médias e leve ao forno por 30 minutos (obs. se não couber na mesma grade do forno, preste atenção pois a forma que fica na parte inferior assa mais rápido). De forma alguma abra o forno pois o bolo murcha!

Passo 5: Espere o bolo assar por completo, um indicio e que ele “descola” nas laterais, como mostra a foto.

FullSizeRender

Passo 6 : Deixe o bolo esfriar. Corte-o em 3 pedaços, ou até 4 se conseguir. Nas diversas receitas que fizemos não foi possível cortar em 4 pedaços, pois tivemos que nivelar o bolo e somente uma das partes foi dividida em 2 pedaços, o que nos permitiu fazer um bolo com 2 camadas de recheio.

Passo 7 : Prepare a calda. com  1 copo de leite morno com chocolate em pó. Corte um pedaço de papelão do tamanho da forma e coloque a base do bolo, retirando o papel manteiga. Separe um pouco da ganache para enfeitar a parte superior do bolo e coloque em um saco de confeitar com bico de sua preferência (opcional). Molhe a base (1a camada) do bolo, coloque a metade da ganache, repita para a parte do meio. coloque a 2a camada, regue com a calda, cubra com a 3a camada e leve o bolo para a geladeira enquanto prepara a cobertura.

Passo 8: Prepare a cobertura. Basta levar ao fogo todos os ingredientes, mexer e esperar que fique encorpada, lisa e brilhante.

Passo 9: Retire o bolo da geladeira e espalhe a cobertura sobre ele e nas laterais. Atenção porque esta parte jamais deve ser feita onde o bolo será servido. Use outra base e depois transfira o bolo para o prato definitivo.

Passo 10: Decoração do bolo – Divida a parte superior do bolo bolo como uma linda “rosa dos ventos”, em 8 partes com palitos finos de chocolate ou palitos de churrasco que deverão ser removidos depois de finalizado. Coloque os confeitos selecionados com cuidado. Finalize com o ganache – bico de confeitar em toda a circunferência do bolo para dar acabamento (opcional). Leve para a geladeira. Recomendamos retirar 30 minutos antes de servir.

Boa comemoração ou simplesmente bom apetite! Temos certeza que mais uma vez você vai arrasar na cozinha fazendo este bolo!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Bake and Cake - Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

2 comentários

  1. A receita está muito bem explicada. Não sou grande confeiteira, mas acho que, com essas explicações, até eu conseguiria um bom resultado. Parabéns, Bake and Cake.

Deixe uma resposta