Bolo de Abacaxi com Coco: a combinação perfeita agora coberto e recheado com Chantilly de Coco!

IMG_7911Bake and Cake – A combinação de abacaxi com coco é perfeita. Mas imaginem se em vez de chantilly colocarmos chantilly de coco? Mais saboroso e sem lactose,  este bolo de abacaxi com coco fica perfeito com este pão de ló Vitória,  que também é especialidade Bake and Cake.

Dificuldade – fácil

Tempo de Preparo – gelar o leite de coco por 12 horas (uma noite). Para o bolo o tempo é de 2 horas aproximadamente, ja incluindo o tempo de esfriar e decorar.

Utensilios – 2 formas de bolo de 20 cm, Copo Medidor ou balança, espátula pão duro, papel manteiga para untar as formas, papelão cortado no tamanho do bolo, bailarina, saco de confeitar e bico de confeitar pitanga (opcionais)

Equipamentos – batedeira planetária, forno.

Rendimento – um bolo com 16 fatias pequenas aproximadamente.

Ingredientes:

Para o Chantilly de Coco:

  • 1l de leite de coco
  • Açúcar de confeiteiro ( o quanto baste)

Recheio:

  • 200 g de coco ralado fresco + um pouco para polvilhar  sobre o bolo
  • 1 lata de abacaxi em calda ou um abacaxi fresco bem doce ( este da foto fizemos com o caríssimo abacaxi doce mel)

Para o Pão de Ló Vitória

  • 175 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, mais um pouco para untar as formas
  • 175 g de açúcar
  • 175 g de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 2 colheres de chá de fermento em pó

Para a calda

  • 1 copo de água
  • Suco de 1/2 limão
  • Açúcar a gosto

Obs. Se usar o abacaxi in natura, pode ferver a casca com açúcar a gosto e deixar reduzir em fogo médio. Outra alternativa é utilizar a calda do abacaxi em lata.

Para enfeitar 

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

  • Coco ralado fresco
  • Pedaços de abacaxi cortados em pequenas rodelas
  • 1 pacote de Physalis (esta frutinha linda que enfeitamos o bolo)

Como fazer:

Passo 1Comece a preparação do Chantilly de Coco. Gele o leite de coco por 12 horas. De preferência ou leite de coco em caixinha, pois com os demais em vidro, não terá o mesmo resultado. Caso só  tenha o de vidro,  terá que despejar o conteúdo em uma tigela e tirar o soro (liquido que forma), porém é um pouco difícil porque ao virar, o soro   se mistura, mas não é impossível de fazer. Este da foto fizemos com leite de coco em vidro, e deu certo.

Passo 2Faça o bolo . Inicie separando os ingredientes, tirando a manteiga da geladeira, untando a forma e ligando o forno a 180o.  Para untar a forma, use papel manteiga no fundo, pois assim o bolo será desenformado com mais facilidade. Inicie a preparação da massa batendo por 2 minutos a manteiga com o açúcar até que a cor fique clara e leve. Adicione os ovos, um por vez, batendo depois de adicioná-los para evitar que talhe. Acrescente a baunilha e bata por mais alguns minutos. Feito isto, adicione a farinha e o fermento, e bata com o auxilio de uma espátula ou colher, sempre fazendo movimentos para incorporar a farinha mas não destruir as bolhas de ar.

Passo 3 – Coloque o bolo para assar, dividindo a massa em 2 partes, e colocando uma em cada forma.  Não estranhe, porque esta massa parece uma “pasta”, mas quando fica pronta surpreende pela fofura e maciez. O tempo em forno é de aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Passo 4Prepare a calda para molhar o bolo: leve 1 copo de agua com 1/2 limão espremido ao fogo e coloque açúcar a gosto. Esquente ligeiramente, até que o açúcar se dissolva. Se optar pela calda de abacaxi, use a casca do abacaxi e ferva até reduzir. Agora se você optar pela calda que já veio na lata , pule esta etapa.

Passo 5 – Enquanto o bolo esfria, prepare o chantilly de coco.  Coloque parte da mistura (1/3) em um saco de confeitar. Deixe o restante para o recheio e cobertura.

Passo 6 – Montagem do Bolo – Desenforme o bolo. Coloque-o sobre uma bailarina e apoie sobre  um papelão recortado do tamanho do bolo.   Ele será montado em 2 partes, então se ja foi dividida a massa em 2 formas não será necessário cortar o bolo em camadas.  Regue o bolo (parte inferior) com a calda, coloque o coco ralado deixando uns cocos saindo para fora do bolo (dá um efeito super legal!), chantilly de coco. Apóie a parte superior do bolo e regue com a calda e cubra com o chantilly. Enfeite o bolo com o bico de confeiteiro e coloque os abacaxis cortados e physalis para decorar como está na foto (ou crie sua própria decoração). Transfira o bolo para um prato e coloque na geladeira até servir.

Espero que tenham gostado de mais uma receita Bake and Cake.

Um abraço,

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu canal interativo Gourmet

 

 

4 comentários

Deixe uma resposta