Cupcakes de Chocolate – receita fácil de fazer, difícil de comer um só!

FullSizeRender-4

Cupcakes de Chocolate Bake and Cake – Apresentamos nossos cupcakes lindinhos, macios, fofinhos e cheios de sabor! Sua preparação é tão fácil e divertida que pode ser feita com as crianças. Difícil mesmo é comer um só! Siga-nos em bakeandcake.blog.br e no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

História dos Cupcakes  : De acordo com informação que coletamos  no blog a Arte do Chefe, há divergências quanto os motivos que levaram os pequenos bolinhos serem chamados de “cupcakes”. Em inglês, “cup” significa xícara e cake, é bolo.  Diz a lenda que o nome vem do fato de suas medidas serem feitas em xícaras. Há contudo, outra versão  que afirma  que o nome vem das forminhas que são usadas para assá-los (desde o passado eram feitos em latinhas que pareciam xícaras).  Hoje em dia estes bolinhos ficaram bastante conhecidos e são apresentados em diversos tipos de massas e coberturas. Nossa receita é puro chocolate!

Cupcakes de chocolate cobertos com Ganache de Chocolate.

Rendimento: 15 -18 cupcakes

Tempo de Preparo: 2 horas (mínimo para gelar a ganache). Otimize o tempo de preparo fazendo o bolinho enquanto a ganache gela.

Utensílios: Formas de alumínio ou inox para os cupcakes, forminhas de papel para os cupcakes, batedor fue, espátula, vasilha para o chocolate, bico de confeitar (escolha o que for de sua preferência), saco de confeitar e jarra ou copo com bico.

Equipamentos: Batedeira de mão ou planetária, Forno e Microondas (opcional).

Ingredientes: 

Para o ganache:

  • 300g de chocolate meio amargo ou ao leite
  • 300g de creme de leite fresco ou de caixinha

Para a massa dos Cupcakes de Chocolate:

  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de leite
  • 3/4 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Como fazer os Cupcakes de Chocolate:

Passo 1 – Prepare o Ganache de Chocolate. O processo é simples: derreter o chocolate em banho maria ou no microondas. Se fizer no microondas, faça o processo  de 30 em 30 segundos. Quando estiver derretido, incorpore o creme de leite. Misture e leve a geladeira por 2 horas  aproximadamente ( a consistência tem que estar para a cobertura é mais firme, mas não dura). Se for necessário deixe mais tempo. Caso passe do ponto, deixe um pouco fora da geladeira.

Custom Search

Passo 2 – Prepare as forminhas. Inicie aquecendo o forno a 160o. Separe as forminhas de papel e de assar os cupcakes. Coloque as forminhas de papel dentro das forminhas para assar os cupcakes. Não é necessário untar.

Passo 3 – Inicie a preparação dos bolinhos, seguindo o roteiro abaixo:

  • Bater os ovos com o açúcar até que fique uma mistura amarela bem clara;
  • Acrescente: óleo, leite, chocolate em pó e continue batendo.
  • Pare de bater e adicione o fermento e a farinha, misturando com cuidado.
  • Transfira o conteúdo da tigela da batedeira para um copo ou jarra com “bico”, isto vai facilitar despejar a massa nas forminhas. Encha cada forminha do cupcake até 3/4 de sua capacidade. Leve para o forno e deixe em torno de 20 minutos ou até que estejam assados completamente). Deixe esfriar e espere o tempo indicado para o ganache atingir o ponto para colocar a cobertura.

Passo 4 – Confeitar/Decorar!  –  Esta na verdade é a parte mais divertida! Com o bico de confeitar (pode ser o que tiver) faça movimentos circulares ou até uma rosa sobre os cupcakes assados.  Separamos um video que mostra bem isto!

Importante: A consistência do ganache é bem diferente do creme de manteiga e do chantilly, que são bem mais fáceis de fazerem o cupcake ficar com esta aparência perfeita. Contudo, o sabor da ganache é inigualável! Não a deixe tão dura e nem tão mole…e aí ficará mais fácil para fazer a cobertura! Caso queira fazer um ganache mais tradicional, veja a nossa receita aqui.

Conservação: fora da geladeira por 2 dias somente. Na geladeira, a duração é mais prolongada, porém a ganache fica mais consistente, sendo desejável tirar da geladeira uns minutos antes de servir. Se onde mora é muito quente, aconselhamos conservar em geladeira.

Esperamos que tenham gostado e que se divirtam com esta receita!

 

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

Deixe aqui seu comentário