Mousse de Chocolate Facil – receita de chef para fazer em casa , com segurança

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Mousse de Chocolate Facil, com chocolate Belga – Ensinamos a fazer a melhor mousse de chocolate, com a textura e gosto perfeitos usando técnicas que você pode fazer em casa . O resultado? É a melhor mousse que já provou.  Aprenda já! Siga-nos no instagram www.instragram.com/bakeandcakebr

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

 

 

FullSizeRender

A receita é bastante simples, mas tem um aspecto de segurança alimentar importante.

Para fazer a melhor mousse que você já provou na sua vida, vamos precisar de algumas técnicas, dentre elas a breve “cocção” dos ovos em banho maria, com cuidado para não talhar ou virar “omelete”. Talvez seja essa a dificuldade : controlar a temperatura e bater ao mesmo tempo. Mas tirando este esforço a receita é perfeita! As principais vantagens : não deixa com gosto ou cheiro de ovo e previne possíveis doenças como a Salmonela, que tem grande incidência em ovos crus (principalmente a gema).

Mousse de Chocolate Facil, com chocolate Belga

Rendimento: 4 a 6 porções

Dificuldade: Fácil.

Utensilios:  1 Tigelas para banho maria, panela, batedor fue, espátula.

Equipamentos: Batedeira de mão, Geladeira, Balança (opcional)

Ingredientes da Mousse de Chocolate Facil (adaptados para fazer a receita em casa)

  • 200g de chocolate amargo Belga (pode ser meio amargo, ao leite, mas use um de excelente qualidade mesmo que não seja belga) + 100g para ralar e colocar por cima na hora de servir.
  • 30 g de manteiga
  • 3 ovos grandes e um pequeno/médio
  • 10 ml de água
  • 40g de açúcar (separar em 2 porções de 20g)
  • 170ml de creme de leite fresco

Como fazer a Melhor Mousse de Chocolate :

Passo 1: Preparar as taças ou potes para a mousse. Separar os ingredientes nas quantidades que serão utilizadas para facilitar seu trabalho. Colocar uma panela com água para ferver (coloque menos da metade da panela, deixe em fogo baixo). Derreter o chocolate com a manteiga no microondas ou usando o banho maria. Misturar bem e Reservar.

Passo 2 – Separar as claras das gemas. Em uma tigela em que o fundo não encoste na água do banho maria, coloque as gemas, metade do açúcar e a água na tigela ainda fria. Leve para o banho maria por 15 segundos, batendo com um fouet ou batedeira de mão. Mantenha o fogo baixo para não talhar os ovos. Continue batendo até esfriar.

Passo 3 – Bater as claras em neve com o restante do açúcar. A Tigela deve estar fria, e a temperatura embaixo da tigela deve ser suportável para sua mão (se não for, retire e bata fora do banho maria até estabilizar) e depois retorne ao calor. Deixe aumentar de tamanho formando as claras em neve.  Retire do banho maria e continue batendo até esfriar.

Passo 4: Misture as gemas batidas com o chocolate derretido com manteiga. Agregue as claras em 2 ou 3 porções, mexendo com cuidando para manter o aerado e textura macia que a mousse tem que ter. Reserve.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 5: Bata o creme de leite até ficar bem firme. O creme de leite tem que estar bem gelado para dar o ponto. Agregue à mistura que ficou reserva e misture bem para incorporar. Deixe na geladeira por 2 horas pelo menos até servir. Finalize colocando chocolate raspado por cima.

Fica uma delícia! Hmmmmmmm.

Quer ver outra receita de mousse de chocolate, feita de maneira diferente? Clique aqui

#DicaBakeandCake – Se quiser além do creme de leite batido é possível acrescentar um pouco de rum!

Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

logo original
logo

 

 

 

 

 

2 comentários

Deixe uma resposta