FOCACCIA TRADICIONAL com ALECRIM – o pão perfeito para antepastos

FOCACCIA TRADICIONAL COM ALECRIM – o pão perfeito para acompanhar seu antepasto ou para comer somente com azeite e sal. Conheça nossa receita em www.bakeandcake.blog.br e SIGA-NOS em www.instagram.com/bakeandcakebr.

Dificuldade – Fácil

Rendimento – Uma travessa grande de pão

Tempo de Preparo – até 3 horas

Utensílios – 1 forma refratária de vidro preferencialmente,  tigela e uma espátula.

Equipamentos – Batedeira Planetária com gancho para sovar (opcional) e Forno

Ingredientes DA FOCACCIA TRADICIONAL (COM ALECRIM)

  • 10 g de fermento biológico seco ou 30g de fermento biológico fresco.
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 1/2 xícara de água morna ou 375ml
  • 1/2 xícara de azeite de oliva ou 125ml
  • 1 1/2 colher de chá de sal
  • Azeite para untar
  • 4 ou 4 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo ou  675g
  • Alecrim a gosto
  • Flor de sal

Modo de Fazer A FOCACCIA TRADICIONAL (COM ALECRIM)

Passo 1: Separe os ingredientes. Primeiro, esquente a água (morna) e coloque o fermento com um pouco de açúcar e misture para dissolver. Espere 10 minutos e verifique se ficou com uma superfície com uma espuma, como a que temos na foto do making off.  Faça isso direto no bowl ou tigela.

Passo 2: Acrescente o restante da água – 250ml, metade do azeite (60ml) , o açúcar restantes, o sal e 1 xícara de farinha (155g).  Bata bem (se usar a batedeira use a pá) ou misture bem com o auxílio de uma espátula.

Passo 3: Acrescente o restante da farinha em etapas: 1 xícara de farinha (155g) e mais 4 adições de 1/2 xícara de farinha (75g). Se fizer com a batedeira, após a 3a adição de farinha, troque o batedor tipo pá pelo gancho.  Na mão, vá misturando com a espátula e com as mãos. Misture bem a farinha após cada adição, sendo que após a última, é necessário sovar a massa por pelo menos 6 minutos.  Neste estágio a massa deve ficar úmida, macia , mas ligeiramente grudenta e se desprender das laterais da tigela. Cubra com filme PVC e leve para crescer por 20 a 30 minutos.

Passo 4 : Após a massa do pão dobrar de volume (até triplicar), retire-a e transfira para uma travessa de vidro refratário retangular pré-untada com azeite e opcionalmente com papel manteiga (não colocamos) e pressione a massa para ficar acomodada na forma, com uma altura de 2,5cm (metade da altura da forma). Cubra com filme PVC novamente e leve para crescer por 1 hora.

Passo 5: A massa vai dobrar de altura, chegando a 5cm e ocupando a altura total da forma, eventualmente até ficará um pouco para fora. Neste estágio, fure a massa com a ponta dos dedos, coloque o restante do azeite (65ml) e cubra novamente para a massa descansar em temperatura ambiente por mais 30 minutos.  Pré-Aqueça o forno a 180oC.

Passo 4: Depois de crescer pela terceira vez, a massa está pronta para ser assada. Coloque o alecrim por cima e a flor de sal e leve para assar no forno pré-aquecido por 30 minutos aproximadamente ou até que o pão fique ligeiramente dourado por cima.

Custom Search

Confira nosso making off  as principais etapas: fermento com espuma, massa pronta no bowl, massa após primeiro crescimento, massa na forma, massa após o segundo crescimento e o pão pronto.

Focaccia Tradicional - Making Off do preparo
Focaccia Tradicional

Sirva com azeite e sal, manteiga ou o antepasto que preferir. Nós temos uma receita de antepasto de pimentão assado que fica ótima com este pão e vale a pena conferir.

#DicaBakeandCake – quando a massa ficou pronta e colocamos para crescer, fizemos uma bolinha e colocamos em um copo de água fria. Quando a bolinha boiou o pão estava pronto para assar (já tinha crescido as 3 vezes!). No nosso caso, porque usamos um forno pré-aquecido , o processo total levou 2horas e meia.

E para ver outras receitas bem bacanas de pães, acesse nossa página especial aqui.
Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

Nossa receita foi extraída de Williams Sonoma Collection Bread

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

5 comentários

Deixe aqui seu comentário