Torta de Maça Americana – ou Apple Pie – A LEGITIMA!

Torta de Maça Americana (Apple Pie)  #toquedechef – é recheada com 2kg de maçãs e feita com massa folhada caseira  e inspirada na sobremesa do Restaurante Ráscal e  nas histórias em quadrinhos (Vovó Donalda) . Confira a receita. Inscreva-se no Youtube https://goo.gl/5oX8Wp

Dificuldade: Difícil (se fizer com massa folhada caseira), mais simples se usar massa comprada

Rendimento : Massa – 700-800g  – Suficiente para 2 tortas, Recheio – suficiente para 1 torta.

Tempo de Preparo: Massa – 6 horas + gelar por 12 horas + 2horas e  meia de montagem e para assar – Recomendamos fazer a massa, gelar ou congelar e montar a torta posteriormente.

Utensílios: forma de torta tipo “empada” (forma de torta americana)

Ingredientes da Torta de Maça Americana (para 2 tortas) = faça esta quantidade, pois renderá para 2 tortas ou a massa pode ser usada para outra sobremesa;

  • 1 xícara de farinha de trigo peneirada
  • 1/4 colher de chá de água gelada
  • 1/4 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 300g de manteiga gelada

Como Fazer a Massa Folhada para a Apple Pie (Torta de Maça Americana)

Passo 1 : Separe todos os ingredientes. Peneire a farinha, sal e açúcar. Coloque 100g de manteiga gelada em pedacinhos pequenos e misture até ficar uma farofa grossa.

Passo 2: Adicione a água gelada e o vinagre e vá misturando e incorporando a farinha aos poucos com uma espátula e depois com as mãos. A massa ficará toda homogênea e macia e não deve mais grudar nas mãos. Se necessário acrescente mais água gelada para não ficar muito seca. Embrulhe em um plástico PVC e leve para gelar por 1 hora.

Passo 3: Enquanto a massa gela, prepare a manteiga restante (200g), fazendo um corte em sentido horizontal (dividindo ela pela sua altura).  Polvilhe farinha sobre ela e também na superfície de trabalho. Com o rolo de abrir massa, amasse a manteiga até ficar fina, com aproximadamente 0.5cm de altura. Dobre ao meio e repita o processo por mais 3 vezes, até que a manteiga fique maleável. Embrulhe novamente em plástico pvc e leve para gelar por mais 30 minutos.

Passo 4: Abra a massa que ficou na geladeira esticando as 4 pontas e deixando o centro mais alto.Coloque a manteiga gelada no centro e aperte bem a manteiga. Cubra a manteiga com as “abas laterais”, envolvendo-a completamente na massa (terceira vez).  Abra a massa com o rolo, incorporando a manteiga de forma a folhear a massa (é isso que dá a textura da massa!).  A massa deve ficar com uma espessura de mais ou menos 0,5cm ou um pouco mais grossa, mas é importante passar o rolo muitas vezes para ter a massa homogênea, sem pedaços de manteiga.  Embrulhe em formato de “carta” (dobrando 2 vezes)  e leve a geladeira por 1 hora.

Passo 5:  Faça o movimento de abrir e dobrar em carta mais 4 vezes, a cada hora. Ou seja, no total são 6 vezes que o processo de abrir a massa e dobrar em carta tem que ser feito, com intervalo de 1 hora. Dividir a massa em 2 (350g/400g cada) e Deixar na geladeira de um dia para outro por 12 horas ou congelar embrulhada em papel PVC. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para outro.

Ingredientes do Recheio da Torta de maça americana

  • 2kg de maçã gala
  • Suco de 1 limão e meio
  • 150 g de acúcar cristal, mais um pouco para polvilhar
  • 3 colheres de sopa de tapioca (farinha)
  • Preparo para Apple Pie (lojas especializadas em temperos) ou Canela e Noz Moscada a gosto

Como Rechear a Montar a Apple Pie ou Torta de Maça Americana

Passo 1: Separe todos os ingredientes. Lave as maçãs , descasque, retire a semente e corte-as em cubos. Coloque-as em água com o suco do limão para não oxidarem. Veja abaixo como cortar as maçãs:

Torta de Maça Americana - Como cortar a maçã para a Apple Pie
Torta de Maça Americana – Como cortar a maçã – Passo 1
Torta de Maça Americana - descascar a maçã
Torta de Maça Americana – como descascar a maçã

 

Custom Search

Como cortar a maça para a Torta de Maça Americana
Torta de Maça Americana
Torta de Maça Americana
Torta de Maça Americana – maças picadas!

Passo 2:  Tempere as maçãs em um bowl com a tapioca, o acúcar cristal, o preparo para Apple Pie ou Canela+Noz Moscada a gosto. Escorra bem, para que não molhe a massa folhada.

Passo 3: Montagem: Abra a massa bem fina. A parte inferior requer menos massa que a superior, então estique para que 40% fique para a base e 60% para cobrir a torta. Com o auxilio do rolo de abrir massa, enrole a massa e coloque-a sobre a forma.  Cubra e corte. Fure a massa com o garfo várias vezes e coloque um pouco de tapioca no fundo.  Recheie com as maçãs, cubra deixando uma parte para fora, corte o excedente e feche fazendo “babados”.  Faça um corte na parte superior em forma de X e mais 4 nas laterais. Pincele 1 gema, jogue o acúcar cristal por cima e leve para assar por 2 horas, sendo 1:45h  a 150oC e os últimos 15 minutos a 180oC para dourar bem por cima.

 

Torta de Maça Americana - recheando
Torta de Maça Americana – sendo recheada.
Torta de Maça Americana - cobrindo e fechando a massa.
Torta de Maça Americana – cobrindo e fechando a massa.
Torta de Maçã Americana - Assar
Torta de Maça Americana” – assar lentamente….

#dicabakeandcake:  é realmente necessário assar por este período e nesta temperatura para ter o resultado perfeito: massa crocante por fora e recheio macio e suculento por dentro, assim:

Torta de Maça Americana -
Torta de Maça Americana – pronta!

Gostou da Receita da Torta de maça americana ou Apple Pie? Bem, é possível torná-la mais simples usando a massa pronta, mas aqui a gente faz do começo ao fim pois a massa feita em casa é muito superior, mas é verdade que dá muito mais trabalho. Mas fazendo em quantidade e congelando, vale a pena! Além do que  …esta torta é uma especialidade.

 

Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

2 comentários

Deixe aqui seu comentário