Bake and Cake #diadascriancas #toquedechef – Bolo Confeitado de Dia das Crianças : com Pão de Ló de Chocolate, Chocolate Formato Língua de Gato e Confeitos Coloridos!

Bake and Cake – nossa segunda versão de bolo para crianças é um tradicional pão de ló de chocolate com ovos batidos em banho maria, confeitado com chocolate em formato de língua de gato e confeitos coloridos separados e que Formam um sol.  Dá um trabalhinho,  mas os pequenos merecem! Clique na foto para ver a receita completa. Siga-nos em www.instagram.com/bakeandcakebr

Obs. Para o bolo da foto fizemos duas receitas e usamos uma única forma de 35cm.

Dificuldade:  Média

Rendimento da receita abaixo.- um bolo médio, 20 cm

Tempo de Preparo – 3 horas aproximadamente, incluindo o tempo de resfriamento e de esperar o recheio gelar.

Utensílios: Bowl, Panela com água, Forma de 20cm (pode usar 2 para não ter que cortar o bolo na metade), papel manteiga, faca para cortar bolo, espátula, grade.

Receita Básica de Pão de Ló de Chocolate (Fonte: Le Cordon Bleu)

  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 120g de açúcar
  • 120g de farinha de trigo
  • 20g de chocolate em pó
  • 20g de manteiga derretida (opcional*)
  • 1 pitada de sal

Passo 1: Separe e peneire os ingredientes, unte a forma (com papel manteiga e chocolate em pó) e pré-aqueça o forno a 170oC. Coloque uma panela com água para ferver. Bata os os ovos com acúcar levemente e depois leve-os sobre esta panela com água quente (sem encostar) e continue batendo. Tire a tigela da panela e continue batendo por mais alguns minutos até a massa esfriar.

Pao de lo 2: Junte a farinha peneirada aos poucos com o chocolate em pó, misture-a em movimentos leves e procurando manter o “aerado”. *Enriqueça a massa derramando em fio 20g de manteiga derretida (opcional). Leve para assar em forma pré – untada por 25 minutos em forno pré-aquecido.

Pao de lo chocolate antes de assar#dicabakeandcake – este mesmo pão de ló pode ser feito sem o chocolate e aromatizado com baunilha, substituindo os 20g de chocolate por 1 colher de chá de essência de baunilha.

Ingredientes do Recheio (Ganache de Chocolate)

  • 250g de chocolate em barra (2/3  de meio amargo, 1/3 ao leite)
  • 150ml de creme de leite fresco

Para molhar o bolo:

Custom Search

  • 300ml de leite
  • 2 colheres de sobremesa de chocolate em pó

Ingredientes da Cobertura: Glacê de Chocolate (#dicabakeandcake : deixe para prepará-la no momento em que for cobrir o bolo pois ela precisa estar quente e no ponto certo)

  • 100g de acúcar 
  • 100ml de água
  • 200g de chocolate

Passo 1 – Faça uma calda com o açúcar e a água e junte o chocolate picado ou em pastilhas quando atingir  100oC (calda branca em Ponto de fio).  Misture bem, para que derreta e continue com o fogo ligado e mexendo.

Passo 2 – Molhe os dedos unidos em água gelada e depois no chocolate. Separe um dedo do outro vagarosamente e verifique se ele formou um “fio” que une os dedos.

Passo 3: Coloque a panela sobre um pano e bata-a levemente para retirar o ar e desta forma, permitir que a cobertura fique perfeita e sem bolhas.

#dicabakeandcake – se quiser uma superfície mais lisa e brilhante para o bolo, espalhe geléia de frutas no bolo antes de jogar o glacê.

Etapas da montagem do bolo:

Passo 1: Coloque o bolo sobre um papelão recortado do tamanho do bolo e corte o bolo na metade com o auxilio de uma faca grande ou especifica para cortar bolos. Fure e regue com metade do chocolate com leite (morno). Coloque a Ganache espalhando com uma espátula.

Passo 2: Pegue a outra metade do bolo ( #dicabakeandcake – você pode usar um fundo de forma removível ou um “salva-bolos” ) e coloque sobre a parte recheada. Fure e regue com metade do chocolate com leite e jogue a calda quente deixando-a escorrer sobre uma grade em cima da forma em que assou o bolo.  Com uma espátula, espalhe rapidamente para uniformizar sobre toda a superfície e laterais. Bata a grade para assentar o glacê e deixe endurecer por 5-10 minutos.

Glace de chocolate
Glace de chocolate

Passo 3: Separe os confeitos e o chocolate. Inicie a decoração. Corrija pequenas imperfeições, e leve o bolo para a geladeira até o momento de servir.

Bolo confeitado crianças

Quer ver uma outra opção mais simplificada e econômica . mas muito deliciosa também? Clique aqui.

Bake and Cake 

Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

3 comentários

Deixe aqui seu comentário