Bake and Cake (@bakeandcakebr) Torta Sacher (sem farinha) – Esta especialidade austríaca de chocolate parece um bolo, mas segundo seus criadores é…Confira.

Bake and CakeA Torta Sacher (1832) é uma especialidade Austríaca deliciosa, feita sem farinha! Ela leva ovos, chocolate, cacau, manteiga, acúcar e amido de milho e é coberta com ganache de chocolate e recheada com geléia de damasco. Tudo leva a crer que é um bolo de chocolate, será?. Clique na foto e confira a história e a receita. Siga-nos www.instagram.com.br/bakeandcakebr

Torta Sacher @bakeandcakebr
Torta Sacher @bakeandcakebr

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo – Total de 2 horas, incluindo tempo de resfriamento e de confeitar.

Rendimento – uma torta  média – 8 pedaços

Utensîlios – Bowl, Chaleira ou Panela (banho maria), Balança ou copo medidor, Fouet, Espátula, forma de 20-22 cm com fundo removível, Faca para cortar a torta e rechear. Opcional: Pente de Confeitaria (para decorar)

Equipamentos: Batedeira, Forno

História: A Sachertorte é uma especialidade austríaca servida em ocasiões festivas. Foi feita pela primeira vez em 1832. Em 1985, em Viena, surgiu uma disputa entre a Confeitaria Demel’s e o Hoter Sacher para decidir quem poderia chamar de genuína a tal torta. Ao final de 7 anos, o Tribunal decidiu que este direito seria do Hotel Sacher. Coube a Confeitaria Demel’s fazer a sua versão da torta, adaptando o recheio de geleia de damasco da original para uma cobertura que depois é coberta por chocolate. Assim, a torta original tem a massa, recheio de geléia de damasco e a cobertura de chocolate. Tentamos em nossa cozinha reproduzir a versão original. Vamos à receita?

Ingredientes:

  • 75g de Chocolate meio amargo + um pouco para polvilhar
  • 40g de Cacau
  • 125g de Manteiga sem sal
  • 100g de açúcar
  • 3 ovos
  • 50g de Amido de Milho

Ganache de Chocolate (Cobertura)

  • 300g de chocolate meio amargo
  • 150ml de creme de leite fresco

obs. para a textura desejada, utilizamos a proporção 2:1 (chocolate:creme de leite fresco)

Recheio

  • 1 vidro de geléia de damasco de sua preferência.

Decoração

Custom Search

  • Phisalys
  • Damascos secos

Modo de Fazer:

Passo 1 – Dissolver o chocolate em pedaços com a manteiga em banho maria ou no microondas de 30 em 30 segundos. Separar os ingredientes, ligar o forno a 170oC e separar as claras das gemas. Untar a forma com manteiga e um pouco de chocolate em pó ou cacau, ou simplesmente manteiga se você confia que não vai grudar.

Passo 2 – Na batedeira, bater  as gemas com metade do acúcar até ficar uma mistura clara e homogênea.

Passo 3 – Adicionar o cacau peneirado no chocolate derretido com a manteiga e incorporar esta mistura às gemas branqueadas com açúcar. Bater mais um pouco na batedeira ou com o fouet e adicionar o amido de milho incorporando bem.  Reservar.

Passo 4 – Bater as claras com o restante do açúcar, formando um merengue firme.

Passo 5 – Unir o “merengue” com a mistura de chocolate, usando a espátula e fazendo movimentos leves. Misturar bem.

Passo 6 – Colocar a massa na forma pré-untada e levar ao forno 170oC por 25 a 30 minutos. Enquanto assa, prepare a ganache de chocolate.

Passo 7 – Para a Ganache, utilize 150ml de creme de leite fresco para 300g de chocolate meio amargo. Derreta em banho maria ou no microondas e misture. Outra forma é esquentar com o creme de leite fresco o chocolate direto no microondas.

Passo 8: Leve a ganache para a geladeira e deixe a torta esfriar. Corte a torta ao meio e coloque geléia de damasco o quanto desejar. A original leva bastante recheio (segundo informações que obtivemos de quem a provou no Hotel Sacher). Depois cubra com a ganache gelada, mas não endurecida . Optamos por decorar com um pente de confeitaria e colocar phisalys bem como uma “rosa” contestada com a ganache e uma flor de damasco. Leve para a geladeira para endurecer.

Torta Sacher Bake and Cake @bakeandcakebr
Torta Sacher Bake and Cake @bakeandcakebr

Pronto! Agora é só saborear e compartilhar bons momentos com amigos e familiares com esta sobremesa de 1832, mas que é atual até hoje.

Ahh..faltou dizer que para nós ela é uma Torta que é mais um bolo, mas de verdade, os austríacos chamam de torta. E para você? É torta ou bolo?

Bake and Cake

Seu Canal Interativo Gourmet

Fonte: A receita da Torta Sacher feita aqui no Bake and Cake foi tirada de um livro de Confeitaria Profissional. A decoração foi feita por @bakeandcakebr (Cris Muratori)

5 comentários

Deixe aqui seu comentário