Rocambole Doce Versátil, Rápido: #bbb com o recheio que desejar!

Rocambole doce Bake and Cake – Parece difícil, mas não é! Este rocambole (recheado com geléia de damasco) foi feito em menos de 30 minutos e  tem a versatilidade de acompanhar o recheio que você  preferir. Veja a receita clicando na foto. Siga-nos em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

Rocambole de damasco (versátil, pois sua massa é neutra, permitindo vários recheios)
Rocambole de damasco (versátil, pois sua massa é neutra, permitindo vários recheios)

Rocambole Doce Versátil e Rápido (recheado com o que quiser)!

Dificuldade: Fácil, apenas precisa de um truquezinho para enrolar o rocambole. Mas não se desespere, vamos ensinar.

Tempo de Preparo – incríveis 30 minutos! Mas na primeira vez, não precisa correr, pois é importante que ele fique perfeito!

Rendimento: Um rocambole médio, aproximadamente 12-16 fatias.

Utensílios: Uma forma retangular de pelo menos 32,5cm por 23cm ( a nossa era um pouco maior), papel manteiga (indispensável), panela, bowl, espátula.

Equipamentos: Batedeira de mão, Forno. Além da Batedeira de mão é importante checar se você tem uma tomada próxima do seu fogão para poder utilizá-la. Caso contrário, a opção é bater a mão (mas vai cansar!)

Ingredientes Rocambole Doce:

  • 3 ovos grandes
  • 100g de açúcar + um pouco para polvilhar (se tiver como usar açúcar de baunilha …fica uma delícia)
  • Sal (uma pitada)
  • 75g de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Recheio Rocambole Doce – Algumas sugestões:

  • Geléias (Damasco, Frutas Vermelhas, Laranja, Morango, Amoras, Mirtilos, Figo) ou
  • Doce de Leite ou
  • Ganache de Chocolate (ao Leite, Amargo, Branco) ou
  • Creme de Confeiteiro (eleva o nível de dificuldade) ou
  • O que você inventar ou quiser!

A nossa opção foi usar a geléia de damasco. Se for servir para quem ama doce bem doce, pode usar doce de leite, ganache de chocolate ao leite. Para quem gosta de doces menos doces, as geléias de frutas ficam ótimas. Já o creme de confeiteiro acrescenta uma certa dificuldade, pois exige um pouco de técnica. Se você tem interesse em fazer acesse nossa receita (versão de chef da torta de morango leva o creme de confeiteiro)

Como fazer o Rocambole Doce Versátil e Rápido by Bake and Cake (@bakeandcakebr)

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 1 : Separar os ingredientes. Pré-aqueça o forno a 200oC. Forrar a forma com o papel manteiga e untar o papel manteiga com margarina sem sal. Preparar a panela com água para o banho maria.

Passo 2: Em um bowl (que se encaixe perfeitamente em sua panela para o banho maria) colocar os ovos, o açúcar e o sal.  Com o bowl em banho maria, mas sem encostar na água, bater os ingredientes sem parar por 5 minutos. O ponto deve ficar “cremoso” e você pode testar elevando os batedores e verificando se a mistura cai vagarosamente e fica sobre a superfície alguns segundos.

Passo 3: Depois de atingir o ponto desejado em banho maria, retire do fogo, adicionar a baunilha e  continue batendo por mais 2 minutos. O ponto deve ficar como abaixo (mais consistente) e já com cara de um merengue.

Bake and Cake - Ponto do Rocambole Versátil e Rápido depois de bater fora do banho maria.
Ponto do Rocambole Versátil e Rápido depois de bater fora do banho maria.

Passo 4: Peneirar a farinha com o fermento em pó em três etapas sobre a massa. Incorporar devagar para que a massa continue aerada.

Passo 5: Despejar a massa sobre a forma. Levar para assar em forno pré-aquecido a 200oC por 12 a 15 minutos (um indicador que está pronto é que a massa fica bem dourada e solta das laterais). Retirar do fogo e vamos à montagem.

Bake and Cake - Massa do Rocambole Versátil e Rápido pronta para assar.
Bake and Cake – Massa do Rocambole Versátil e Rápido pronta para assar.

Passo 6: Para desenformar, vamos a um truque essencial. Pegar uma folha de papel alumínio, cortar do tamanho da forma e colocar sobre a bancada. Polvilhar o açúcar sobre o papel manteiga e virar a massa sobre ele. Retirar o papel manteiga que utilizou para assar com cuidado. Cortar as beiradas (porque elas assam mais rápido e ficam um pouco crocantes) . Sua massa está pronta e agora é rechear. Utilizar uma espátula para espalhar o recheio por igual.

Passo 7: Fazer o rocambole! Fazer um corte superficial em toda a extensão da massa a 2cm da ponta (o corte deve ser feito no sentido em que o rocambole será enrolado). Com o auxílio do papel manteiga,  enrolar a massa e manter o rocambole enrolado até esfriar. Remover o papel manteiga, polvilhar mais açúcar e servir.

Obs. Pode ser guardado em recipiente hermético por até dois dias.

Viu, esta é uma receita super versátil e rápida, além de fácil, pois é possível comprar os ingredientes que vai utilizar e economizar tempo. Mas se quiser, prepare você mesma(o).

Com certeza esse Rocambole Doce vai ficar incrível e surpreender seus convidados!

Um grande e forte abraço,

Bake and Cake

Seu Canal Interativo Gourmet

Deixe uma resposta