Bake and Cake -Post 2 em 1 #tecnicadecozinha e #receita #menu – Ensinamos a #técnica para assar (BAKE) usando a #receita de Fraldinha com Molho Chimichurri.

Bake and Cake – Somos apaixonados por tudo que é Baked (Assado). Então, vamos ensinar esta técnica (ASSAR=BAKE)  aplicada a receita de uma Fraldinha com molho chimichurri. Clique na foto para ver a receita! Siga-nos em www.instagram.com/bakeandcakebr

Técnica ASSAR @bakeandcakebr
Técnica ASSAR @bakeandcakebr

Quando escolhemos os temas que seriam abordados no nosso    canal , de cara veio a palavra: assados.  Resumimos em algumas palavras todas as qualidades desta técnica:

  • Prática: muitos pratos podem estar prontos ou quase prontos e serem aquecidos no forno.
  • Menos Calórica: em comparação com frituras.
  • Economia de Tempo: o tempo de forno, libera para fazer outras coisas.

Por isso, somos “Bake”, porque amamos tudo o que vai ao forno. Então resolvemos compartilhar a maneira certa de fazer um assado e obter o melhor resultado.

Parte I – Técnica – Assar

  • O que é, equipamentos: Método de calor seco, que utiliza o forno como equipamento. A cocção acontece pelo aquecimento da parte externa, que aquece o alimento e faz com que seus sucos naturais virem vapor e penetrem no alimento, cozinhando-o por completo. Durante a cocção, o alimento perde líquidos, que podem ser usados para preparação de molhos.
  • Utensílios: é necessário uma grelha suspensa sobre uma assadeira, que coletará os sucos do cozimento. A gordura do alimento neste caso tem um papel fundamental (principalmente para a carne), pois quando aquecida ela penetra no interior da peça umedecendo-a e deixando-a mais saborosa.
  • Tempo de Preparo: O tempo de cocção varia de acordo com o alimento escolhido: sua maciez, tamanho e sendo bem realistas, em relação ao forno.
  • Equipamentos: um bom forno, que chegue em altas temperaturas e que possa ser regulado com facilidade é um grande aliado deste método.

Passos para ter um bom assado:

  1. Marinar (opcional) – fazer a marinada com aromáticos e líquidos, colocar em saco plástico, retirar o ar e levar para a geladeira pelo tempo necessário para a preparação. É altamente recomendado marinar os alimentos duros e fibrosos.
  2. Adicionar Gordura – Algumas carnes com pouca gordura precisam ser Lardeadas (processo pelo qual se insere a gordura = bacon, por examplo na carne) ou Bardeadas ( processo pelo qual envolve-se a carne com fatias de gordura = bacon em fatias, por ex.). Este processo é feito para agregar sabor e umidade e para que não ressequem quando assadas e é ideal para carnes magras, com pouca gordura.
  3. Alta temperatura inicial – Pré-aquecer o forno e assar em alta temperatura no início do processo é fundamental. Isto porque nestes primeiros momentos a carne precisa ser selada, o que garante  perda de sucos e a desidratação excessiva, que ocasiona falta de umidade (alimento seco)
  4. Abaixar a temperatura – Regular a temperatura para evitar que o alimento queime – uma vez dourado por fora ou com uma crosta, a temperatura pode ser reduzida para terminar o cozimento;
  5. Deixar descansar (momento relax do assado, rss) – Descansar o assado antes de cortá-lo, para que a carne absorva os sucos da cocç˜o e fique úmida.
  6. Nada de líquidos frios – Não adicionar líquidos frios ao alimento durante a cocção, para não interromper o cozimento.

Quando dominamos uma técnica, podemos executá-la com vários alimentos e não ficamos presos a uma única receita! Se pintar alguma dúvida, deixem o seu comentário para que possamos esclarecer. Agora vamos a parte II, a nossa Receita.

Parte II – Receita Fradlinha Assada com Molho Chimichurri

Dificuldade: dominando a técnica, é moleza!

Tempo de Preparo : varia de forno para forno, mas em princípio – 1 hora (sem marinar)

Rendimento – com acompanhamento cada 150g para uma pessoa, sem acompanhamento considerar 250g por pessoa.

Utensílios – Grelha, forma, Ramequin para o molho chimichurri.

Equipamentos: Claro, o Forno! Ele é o nosso tema, nossa paixão e assunto de hoje.

Ingredientes :

Fraldinha ASSADA @bakeandcakebr

  • Uma peça inteira de fraldinha limpa (compre de qualidade e procedência)
  • Sal e Pimenta a gosto
  • Óleo de Milho para pincelar

Como Fazer a FRALDINHA ASSADA @bakeandcakebr

Passo 1: Tempere a carne com sal (pode deixar marinando com os temperos de sua preferência). Unte a carne com óleo de milho.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 2: Coloque a carne sobre a grelha com uma assadeira por baixo. Leve ao forno pré-aquecido a 250oC ou mais (com 300oC obtém-se o melhor resultado). Mantenha o forno aquecido nesta temperatura até que a carne esteja selada , ou seja, com uma crosta por fora.

Passo 3: Abaixe a temperatura para 180oC (muitas vezes dependendo do ponto que deseja nem é preciso) , pois a fraldinha é um corte mais fino e somente na primeira etapa para quem deseja mal passado já é suficiente.

#dicabakeandcake – se deseja saber o ponto da carne, é necessário ter um termômetro digital e colocá-lo no centro da carne, lembrando que devido a diferença de espessura pode haver certas variações no ponto.

  • De 50 a 55oC – muito macio, ponto “Bleu”
  • De 55 a 60oC – macio, mal passada
  • De 60 a 65oC – levemente firme, ao ponto
  • De 65 a 75oC – firme, bem passada

Passo 4: Retire a carne e deixe descansando. Cubra com papel alumínio ou com um bowl de inox. Se quiser, reserve o molho da carne que ficou na assadeira, coloque mais aromáticos como cebola, alho,  ervas e reduza até ficar na consistência ideal.

Mas nosso foco hoje é o MOLHO Chimichurri como acompanhamento, então vamos a receita super fácil.

MOLHO Chimichurri @bakeandcakebr

Ingredientes (suficientes para acompanhar 1 peça de carne, se for usar para mais carnes, aumente a quantidade)

  • 40ml de Vinagre de Vinho Tinto
  • 40ml de Azeite Extra Virgem
  • Sal Refinado a gosto
  • Alho picado
  • 1/4 de pimenta de dedo de moça picada (abra, retire as sementes) e pique bem
  • 01 colher de chá ou o quanto desejar de pimenta calabresa seca (cuidado, é bem apimentada!)
  • 01 colher de chá de páprica picante
  • 03 colheres de chá de orégano seco
  • 03 colheres de chá de tomilho fresco (somente as folhas)
  • 03 colheres de chá de salsa fresca

Como Fazer o MOLHO CHIMICHURRI @bakeandcakebr

Passo 1 – Aquecer o vinagre, azeite e o sal em um panela por 2 minutos.

Passo 2: Retirar do fogo e acrescentar os temperos (todos!)

Passo 3: Deixar esfriar e servir com a carne. O sabor pode ser mais ou menos picante, vai depender do gosto dos seus convidados ou família.

Viu como é bacana dominar uma técnica? Fizemos a fraldinha com o molho, mas poderia ser outra carne similar.

Quer uma sugestão de sobremesa para este “menu”? Que tal um pudim de baunilha delicioso, o crème caramel?

Um forte abraço, bem caloroso.

Cris Muratori

Bake and Cake

Seu Canal Interativo Gourmet

 

3 comentários

Deixe uma resposta