#receitasnatal TARTE TATIN – A torta invertida de maçãs é a prova que um erro pode ser um grande sucesso, por que não?

ta#receitasnatal – Tarte Tatin – Esta receita clássica de origem francesa é fruto de um erro das irmãs Tatin, que esqueceram da massa em sua preparação e para corrigir, colocaram a massa por cima das maçãs, criando assim essa torta invertida. Quer ver a receita e como ficou a nossa TARTE TATIN? Siga-nos em @bakeandcakebr (Twitter, Instagram e Facebook) e também no Youtube

A história desta famosa torta de origem francesa é ótima. Duas irmãs Stephanie e Caroline (de sobrenome Tatin)  assumiram o negócio da família, o Hotel Tatin, após a morte de seu pai. Local famoso na região, já na altura, devido à sua perfeita torta de maçã que se caracterizava por uma cobertura crocante, composta por maçãs macias e caramelizadas!

Um belo dia em que havia muito movimento, Stephanie, uma das irmãs, colocou as maçãs no forno, esquecendo-se da massa! Quando percebeu o seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com massa… E, quando tirou a torta do forno e viu o resultado ficou satisfeita e serviu a torta ainda quente! Um sucesso imediato! Conclusão: até o que deu errado pode dar certo!

Fonte: Site oficial de turismo da França –  http://br.france.fr/pt-br/informacoes/historia-da-tarte-tatin

Vamos à receita?

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 2 horas e meia aproximadamente

Rendimento: 1 torta grande

Utensílios: 1 frigideira grande que possa ir ao forno, 1 bowl, espátula de silicone, rolo de abrir massa, cortador de massa, uma travessa maior que a frigideira para virar a torta, pincel de silicone.

Equipamentos: Fogão e Forno.

Ingredientes:

A ) Recheio de Maçã 

  • 14 a 16 maçãs (cerca de 2.4kg)
  • Um pouco do Suco de 1/2  limão siciliano
  • 125g de manteiga sem sal
  • 200g de açúcar

Como fazer o recheio de maçã:

TARTE TATIN - Como Caramelizar as maçãsPasso 1: Descasque as maçãs, retire o miolo e e corte-as ao meio. Coloque-as em um bowl e pingue algumas gotas do suco de 1/2 limão siciliano;

Passo 2: Derreta a manteiga na frigideira.

Passo 3:  Adicione o açúcar e mexa bem.

Passo 4: Mantenha o fogo médio, mexendo sempre, até obter um caramelo escuro.

Passo 5: Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Escorra o excesso de gordura se necessário. Faça círculos concêntricos com as maçãs, colocando-as com a parte de fora para baixo.

Custom Search

Passo 6: Cozinhe as maçãs em fogo alto por 25-35 minutos até caramelizar. Vire-as uma vez. Desligue o forno, deixe-as esfriar por 15 minutos ou mais. Retire as maçãs e escorra o caramelo, reservando-o para uso posterior.

B) Massa

imageC) Como montar a TARTE TATIN

Passo 1: Abra a massa em um disco 2cm maior que a frigideira

Passo 2: Enrole a massa em volta do rolo.

Passo 3: Sobreponha a massa às maçãs que estão na frigideira. Não estique muito, deixe uma folga para que a massa não rache.

Passo 4: Corte o excesso da massa, ajustando para ficar do tamanho da forma ou deixando mais uns 2 cm para fazer uma dobra (a gente cortou do tamanho da frigideira  e fez um acabamento)

Passo 5 : Com o que sobrou da massa, abra e faça tiras usando o cortador.

Passo 6: Coloque este acabamento em toda a volta da massa.

Após esses passos sua torta está montada e pronta para assar. Leve-a em forno médio por uns 30 a 40 minutos, até a massa estar assada e crocante.

Deixe esfriar e …..chegou o  grande momento: o de virar a torta e ver como ficou. Certifique-se que ela não grudou mexendo a frigideira um pouco (ai meu Deus…) .

Pegue um prato de bolo maior que a torta e vire. E aí? Como ficou?

Veja a nossa:

Tarte Tatin Clássica - usando a nossa massa de torta @bakeandcakebr
Tarte Tatin Clássica – usando a nossa massa de torta @bakeandcakebr

Para finalizar, coloque um pouco do caramelo com o auxilio de um pincel.

Sirva quente com sorvete, ou fria mesmo com chantilly. Amamos muito de qualquer forma.

Um forte abraço

Cris Muratori

Bake and Cake

O Seu Canal Interativo Gourmet

 

Deixe aqui seu comentário