#receitasnatal – Iniciamos nossas receitas para o Natal com o tradicional e delicioso Bolo de Nozes Bake and Cake

#receitasnatalBake and Cake – gente, o ano passou e está quase acabando. Vamos a partir de hoje fazer uma série de postagens para que seu Natal seja repleto de amor e delícias. Nossa primeira receita é o tradicional, delicioso Bolo de Nozes, um pão-de-ló facílimo feito com 4 ingredientes, dentre eles  muitas nozes (claro) e farinha de rosca. Clique na foto para ver a receita! Siga-nos Instagram, Twitter, Youtube : bakeandcakebr

Bolo de Nozes com ganache de chocolate branco, decorado por @bakeandcakebr
Bolo de Nozes com ganache de chocolate branco, decorado por @bakeandcakebr

Dificuldade: Fácil, mas requer atenção pois a técnica para fazer pão de ló requer cuidados.

Tempo de Preparo : 1 hora (sem recheio e a decoração)

Rendimento – Um bolo alto, bonito de duas camadas, suficiente para 16 pessoas (fatias pequenas)

Utensílios – duas formas idênticas de 20 cm, espátula de silicione, peneira, bico de confeitar de rosas e saco (se quiser decorar como o nosso)

Equipamentos: Forno, Batedeira, Liquidificador ou Processador.

Ingredientes:

  • 2 1/2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 1/2 colheres de sopa de farinha de rosca
  • 250g de nozes moídas, mais 50g inteiras ou pela metade para decorar
  • 8 ovos

Modo de fazer o Tradicional Bolo de Nozes com Farinha de Rosca by @bakeandcakebr

Passo 1: Separe os ingredientes e pré-aqueça o forno a 180oC. Unte a forma com manteiga e papel manteiga e farinha de rosca (unte também o papel manteiga). Peneire as gemas e triture as nozes em um liquidificador ou processador (é para ficar em pedaços pequenos e não virar farinha…)

Passo 2: Bata as claras em neve até atingir picos firmes (faça o teste de levantar a batedeira para verificar). Logo na sequência, coloque o açúcar, bata para formar um merengue.

Picos firmes bolo de nozes
Picos firmes bolo de nozes

Passo 3: Acrescente as gemas (peneiradas). Fizemos isto por segurança já que o bolo leva muitos ovos. Bata bem.

Passo 4: Misture a farinha de rosca na massa, com cuidado, usando uma espátula de silicone. Acrescente as nozes, em algumas etapas (3 a 4). Misture bem, com cuidado para não perder o aerado do bolo.

Passo 5: Leve para assar em 180oC, por 35 minutos.

#dicabakeandcake – Retire e cubra com papel alumínio (sem vedar),como mostramos na foto (isso auxilia que ele não murche muito, um pouco ele murcha é normal).

Custom Search

Bolo de Nozes @bakeandcakebr coberto com papel aluminio
Bolo de Nozes @bakeandcakebr coberto com papel aluminio

Passo 6: Quando estiver frio, acerte o bolo na superfície (para que fique bem reto).

#dicabakeandcake – se seu bolo formou uma barriga invertida pois murchou e as laterais ficaram mais altas que o centro, pode nivelar, cortando os excessos das laterais. Para não cortar demais, retire somente a lateral mesmo e use a massa destas laterais para encher o centro, prensando levemente! Seu bolo vai ficar perfeito!

Sugestões de Recheio e cobertura – 3 opções:

Opção 1 – Chantilly – bem tradicional e delicioso. Para cobrir e rechear o bolo, pode usar em torno de 750ml de creme de leite fresco com açúcar a gosto. Bater na batedeira e depois decorar com bico de confeitar e as nozes.

Opção 2 – Ganache de Chocolate Branco : Para o bolo @bakeandcakebr que fizemos, usamos 750g de chocolate branco para cobertura e 300ml de creme de leite fresco. Derretemos o chocolate no microondas de 45s em 45s e depois misturamos o creme de leite fresco. Levamos para a geladeira por 2 horas. Na hora de usar para rechear, colocamos mais 50ml de creme de leite fresco para dar o ponto que desejávamos  e batemos na batedeira para ficar com uma consistência mais leve. Recheamos com esta ganache e no meio colocamos também algumas nozes picadas (opcional)

Opção 3 – Merengue – prepare um merengue com claras de ovos e açúcar. Utilize 3/4 de xícara de água e misture com o açúcar . Leve para o fogo para atingir o ponto de fio. Bata 5 claras em neve e junte a calda, derramando-a “em fio”  sobre as claras em neve , sem parar de bater. Recheie o bolo e cubra com o merengue. Caso opte pelo merengue, uma idéia bacana de decoração é depois que finalizar, usar o maçarico para dar uns efeitos bacanas.

III) Decoração

Aqui você pode utilizar sua criatividade a vontade e testar suas habilidades.

Para decorar como fizemos você precisará de chocolates em formato de triângulo, nozes pela metade (reservadas), nozes trituradas (botões) , bico de confeitar para fazer as rosas.

O bolo deve ser todo coberto, em cima e laterais e recheado para que você possa iniciar.

Decoração do bolo de nozes by @bakeandcakebr
Decoração do bolo de nozes by @bakeandcakebr

      Fizemos primeiro a rosa da parte central, depois      fomos fazendo as demais e optamos por fazer 5 e decorar com os triângulos de chocolate os espaços que sobraram. Nas laterais, usamos os triângulos inclinados. Depois fizemos uma coroa usando as nozes pela metade. Apenas isso. O efeito ficou bacana né?

Esperamos que tenham gostado! Nosso bolo também serve para outras ocasiões, como aniversários, batizados, primeira comunhão, casamentos.

Divirtam-se muito na cozinha! Tornem cada momento um prazer que tudo dá certo!

Um beijo com carinho,

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet 

Deixe aqui seu comentário