#toquedechef Bake and Cake – Antepasto de Berinjela que Chora – Colocamos a Berinjela para Chorar para produzir este delicioso Antepasto!

Bake and CakeAntepasto de Berinjela que Chora –  Cozinhamos nossa berinjela para chorar, em uma cama de sal e produzimos um delicioso antepasto.Uma receita fácil, que exige apenas paciência. Veja a receita e making off clicando na foto. Siga-nos @bakeandcakebr (Twitter, Instagram, Facebook). Inscreva-se em nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

O sal nem sempre é um vilão da culinária ou da saúde. Ele pode ser um aliado na cozinha, ajudando na conservação de alimentos (caso do Bacalhau, carne seca) e também pode cozinhar os alimentos, promovendo a desidratação, como acontece na panela. Então decidimos fazer uma receita com sal, para mostrar também este lado bom que ele tem. E o melhor, não fica residual de sal!!! Pode comer tranquilo sem medo de afetar sua saúde. A receita veio do Site Pecado da Gula, mas fizemos algumas adaptações na quantidade e nos ingredientes.

Vamos a receita?

Dificuldade – Fácil

Tempo de Preparo – Passivo – 8 a 12 horas, Ativo – 1 hora. Faça de um dia para outro, deixando a berinjela chorar durante a noite.

Rendimento – 400g de antepasto

Utensílios: peeler, tábua de corte, faca de chef, bacia com água, escorredor de inox, bowl ou recipiente, “peso” = prato ou outra travessa que possa ser sobreposta a berinjela (ver foto do making off), frigideira, espátula de silicone, pote para armazenar a berinjela.

Ingredientes:

  • 3 beringelas japonesas (as semente são mais claras e em menor quantidade)
  • 250g de sal refinado (essa medida é aproximada)
  • 3 dentes de alho picados grosseiramente
  • 1/2 cebola grande em fatias finas
  • Alcaparras picadinhas a gosto
  • Azeitonas verdes picadas a gosto
  • Uvas passas escuras e claras
  • 1/4 xícara de vinagre ou menos (depende de quanto gosta de acidez)
  • Orégano seco a gosto
  • 1 ou 2 folhas de louro
  • Sal a gosto
  • Shoyo Light (não use o comum porque tem muito sal) a gosto , mas só um pouco para dar cor já é suficiente.
  • Uma pitada de açúcar (ajuda a neutralizar a acidez)
  • 1/2 garrafa de bom azeite de oliva extra virgem;

Como fazer o Antepasto de Berinjela no Sal ou Que Chora.

Parte I – Pondo a Berinjela para Chorar, quer dizer, cozinhar no sal.

Como fazer o Antepasto da Berinjela que chora
Como fazer o Antepasto da Berinjela que chora

Passo 1- Pegue uma tigela para colocar as berinjelas japonesas.

Passo 2 – Descasque as beringelas, corte em fatias no sentido do comprimento.

Custom Search

Passo 3 – Em seguida corte em tirinhas finas. Coloque em água até terminar de cortar todas elas. Retire da água e monte o cozimento no sal.

Passo 4 – Escorra as berinjelas cortadas. Monte a salmoura: Coloque uma camada de berinjelas num escorredor e polvilhe com bastante sal, bastante mesmo. Você vai até pensar , nossa! Será que dá para comer algo que leva tanto sal? Então , quando pensar isso,  espalhe mais uma camada de berinjelas e coloque mais sal e assim sucessivamente até todas as berinjelas estejam cobertas por sal.

Passo 5 – Coloque um peso por cima e deixe “chorando” por algumas horas, com um bowl ou travessa por baixo para capturar todas as “lágrimas”. Deixe assim por 8 horas.

Parte II – Refogar os temperos.

Antepasto de Berinjela que Chora
Antepasto de Berinjela que Chora

Passo 1 – Depois de 8 horas a Berinjela vai estar desidratada. Corte a cebola, o alho, pique alcaparras, fatie azeitonas, separe os demais ingredientes da receita.

Passo 2 – Veja o liquido que escorreu a noite toda!

Passo 3 – Lave muito bem , escorra, lave de novo até remover todo o sal. Depois esprema para retirar o excesso de água.

Passo 4 – Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes.Junte os demais ingredientes (as alcaparras, azeitonas, uvas passas, vinagre, orégano e louro). Deixe refogando em fogo médio por alguns minutos.  Acrescente o shoyo light, uma pitada de açúcar.

Passo 5 –  Tire o refogado do fogo e misture com a Berinjela que cozinhou no Sal. Não precisa refogar a berinjela! Coloque o refogado dentro de vidros com tampa e cubra com azeite. Use um palito ou hashi para que o azeite chegue até o fundo. Não deixe nada de fora do azeite, caso contrário vai embolorar.  Tampe e deixe na geladeira. Já pode consumir no dia seguinte, porém ela fica melhor se consumidor uns dias depois. Fique atento se ela está sempre coberta no azeite para manter a conservação. Duração aproximada – 7 dias na geladeira (não testamos por mais tempo).

Canapés de Antepasto de Berinjela que Chora (cozida no sal)
Canapés de Antepasto de Berinjela que Chora (cozida no sal)

Gostou da receita? É diferente né? Fica muito bom. Por aqui é sucesso sempre que fazemos. Nossa sugestão é servir como canapés , conforme nosso foto. Ou simplesmente colocar os pães e deixar os convidados servirem-se a vontade.

Um beijo

Cris Muratori

Bake and Cake 

Seu Canal Interativo Gourmet

Um comentário

Deixe aqui seu comentário