#toquedechef – Brioche em formato Nanterre, feito na forma de pão, mais prático e igualmente nutritivo e delicioso.

Bake and Cake –   Brioches em formato Nanterre – pão de origem francesa muito nutritivo e com um formato mais prático, na forma de pão, para comer em fatias. Clique na foto para ver a receita. Siga-nos em @bakeandcakebr. Inscreva-se em nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

Já fizemos pão de mandioquinha, pão de batata, pão “Instantâneo”, pão com recheio de goiabada, pão de queijo o e agora chegou a hora dos brioches em formato nanterre.

História: A palavra brioche deriva da palavra normanda “broyer”, que significa trabalhar a massa com um “broye” ou “brie” (uma espécie de rolo de madeira para amassar). O brioche é um pão de origem francesa, que nasceu na Normandia no século XVI, feito com alto teor de manteiga e ovo. É  um pão leve e ligeiramente inchado, mais ou menos bem, de acordo com a proporção de manteiga e de ovos.O brioche é considerado uma Viennoiserie, juntamente com os croissants, o pain au lait e o pain aux raisins e são normalmente consumidos ao pequeno almoço ou  lanche (Fonte: Cooking) Os formatos em que se pode apresentar um brioche são muito variados: há os brioches em formato de mini pães, feitos em forminhas individuais ou este aqui em formato Nanterre, feitos na forma de pão,  que consideramos mais prático de fazer (pois a maioria das pessoas tem maior probabilidade de ter esta forma em casa).

Dificuldade : Médio

Tempo de Preparo : 2 horas e meia, 1 dia de descanso + 1 hora no dia de preparar.

Utensilios: Bowl, Forma de Pão (retangular), Pincel, Papel PVC.

Equipamentos : Forno

Ingredientes: 

  • 500g de farinha de trigo
  • 20g Fermento biológico fresco
  • 200ml de leite morno
  • 80g de açúcar
  • 100g de manteiga sem sal
  • 2 ovos
  • 10g de sal ou sal a gosto.
  • 1 gema para pincelar

Modo de Fazer  Brioches em formato Nanterre.

Passo 1 : Peneirar a farinha sobre a mesa de trabalho. Abrir um buraco no centro da massa em forma de  uma coroa.

Preparo do Brioche Nanterre
Preparo do Brioche Nanterre

Passo 2: No meio, colocar o sal e o açúcar. No lado oposto colocar o fermento. Juntar os ovos no centro.

Preparo do brioche
Preparo do brioche

Passo 3: Misturar os ingredientes com a ponta dos dedos. Juntar a farinha nas beiradas do buraco e misturar de dentro para fora, e auxiliar para misturar tudo muito bem com as mãos.

Preparo do Brioche Nanterre
Preparo do Brioche Nanterre

Passo 3: Ajustar a textura da massa adicionando o leite a medida que for necessario. Sovar a massa com a palma da mão. A massa deve ficar ligeiramente pegajosa e elástica, desprendendo-se da mesa de trabalho.

Massa com todos os ingredientes, menos a manteiga.
Preparo do brioche

Passo 4: Abrir a massa e dispor os cubos de manteiga (não gelada) por cima. Amassar outra vez para que os ingrediente se misturem bem. Bater a massa contra a mesa e puxar para trás.Dobrar a massa para a frente formando uma bola. Repetir a operação várias vezes até que a massa fique lisa e homogênea.

Custom Search

Após adicionar a manteiga e sovar um pouco mais.
Preparo do Brioche após adicionar manteiga

Passo 5: Acrescentar um pouco mais de farinha se necessário até dar o ponto, mas é necessário que a massa esteja pegajosa e elástica (não colocar farinha demais para não prejudicar o processo) .  Colocar a massa dentro de um recipiente plástico ligeiramente enfarinhado. Polvilhar a superfície da massa com um pouco de farinha e cobrir com filme plástico. Deixar crescer a temperatura ambiente até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 hora e meia).

Massa do Brioche pronta para o crescimento.
Massa do Brioche pronta para o crescimento.

Passo 6: Quando a massa tiver dobrado de tamanho, retirar o filme plástico. Transferir para a mesa enfarinhada e achatar a massa para retirar os gases. Dobrá-la ao meio. Pressionar a massa com as duas mãos para eliminar todo o gás carbônico.

Massa depois de 1h e 30 minutos de crescimento.
Massa depois de 1h e 30 minutos de crescimento.

Passo 6: Levar a geladeira por no mínimo 1 hora coberta com filme plástico (para um melhor resultado, deixar descansar de 12 a 24 horas na geladeira).

Massa sovada após o crescimento.

No nosso caso, deixamos a massa 24 horas na geladeira, e veja como ela estava após este período (cresceu um pouco, mas muito menos do que em temperatura ambiente). A consistência também mudou por dentro, ela já tinha crua o aspecto de como ficaria por dentro depois de assada.

Massa depois de 24 horas de crescimento
Massa depois de 24 horas de crescimento

Passo 7:Para este brioche, vamos usar o formato nanterre. Para fazer isto, a massa deve ser dividida em partes iguais e você deve fazer 8 ou mais bolas que serão colocadas em uma forma de pão de forma. A massa descansou 30 minutos antes de ir ao forno, cresceu um pouco e depois disto, pincelamos gema de ovo por cima e assamos por 20 minutos a  170oC.

Brioche pronto para assar na forma de pão
Brioche pronto para assar na forma de pão

#dicabakeandcakebr – Devido a este crescimento antes de assar, a massa ficou com uma aparência meio disforme na parte superior, antes deste crescimento as bolas estavam lisas e com certeza o aspecto seria melhor depois de assado (mais liso na parte superior). Da próxima vez vamos assar sem dar este tempo, a massa cresce muito no forno, então não deve mudar muito o resultado e com certeza a superfície ficará mais lisa.

Brioche Nanterre quente e bem assado! @bakeandcakebr
Brioche Nanterre quente e bem assado! @bakeandcakebr

De qualquer forma, a gente amou o resultado. O pão leva açúcar, mas é impressionantemente neutro. Achamos importante mostrar como ele ficou por dentro, que de fato, é um aspecto bem importante da nossa receita:

Brioche Nanterre fatiado @bakeandcakebr
Brioche Nanterre fatiado @bakeandcakebr

Foi super fácil de desenformar. Melhor se servir quente,  uma delícia! E como falamos no inicio do post, vai bem  com queijo, cream cheese, ou simplesmente manteiga ou outros acompanhamentos doces de sua preferência.

Esperamos que tenham gostado! Parece trabalhoso, mas na verdade fazer pão é mais um exercício de paciência do que de ação, o tempo de espera é maior do que o tempo em que realmente você cozinha. Uma delícia, ver o pão passar por essa transformação e no final, ver o resultado assim, Maravilhoso!

Experimente essa sensação! E lembre-se de assinar nosso feed de noticias. Siga-nos em nossas redes sociais :

Um abraço

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

logo_aplicacao01

Deixe aqui seu comentário