Bolo Gelado de Coco – embrulhadinho, como um presente delicioso!

Bolo Gelado de Coco

Bolo Gelado de Coco  -A Convite do Blog Cidades de Priscilla, o Bake and Cake se uniu ao Desafios Gastronômicos para fazer esse bolo gelado de coco para o Natal da Pastoral da Criança Parque do Gato, Regional Sé em São Paulo para crianças de 0 a 6 anos. A receita , claro a gente compartilha em www.bakeandcake.blog.br. Inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw.

Bolo Gelado de Coco – Desde que o Bake and Cake surgiu, sempre tive a vontade de usá-lo como uma ferramenta para fazer o bem e levar alegria para as pessoas. Acho que as receitas e a nossa falta de “egoísmo” em compartilhá-las, já tem algum papel social, de estimular as pessoas para cozinharem comida de verdade, feita em casa, com amor.

Neste Natal, fomos convidados pelo Blog Desafios de Priscilla, a fazer isso e colaborar com o Natal de 70 crianças da Pastoral do Parque do Gato, Regional Sé em São Paulo. E era justamente isso que faltava para o Bake and Cake encerrar o ano com muito orgulho do que já fez nestes 3 meses e meio de vida.

  • Foram 120 posts, com receitas feitas aqui, testadas e aprovadas por nós
  • +80.000 fãs no Facebook
  • +3000 instagram
  • +1000 no Twitter

E muita interação com todos vocês, que ao lerem nossas receitas, nos enviam comentários, opiniões, sugestões, palavras de estímulo e incentivo para seguirmos em frente.

E como agradecer tanta coisa boa? Dando um pouquinho do nosso amor em forma de bolo para quem (assim esperamos), vai ficar muito feliz com nosso gesto.

E queremos também continuar com #bakingdobem. Então, se vocês tem algum projeto social bacana para crianças ou idosos, nos enviem por inbox bakeandcakegourmet.com.br.  Vamos continuar e queremos fazer mais ações como essa.

Bolo de Natal
Bia Freitag, do @desafios e Cris Muratori @bakeandcakebr se unem para o #bakingdobem – Bolo Gelado de Coco para o Natal da Pastoral Parque do Gato em SP.

Quero também indicar para conhecerem o Desafios Gastronômicos, da Bia Freitag, minha irmã e as Cidades de Priscilla, da Priscilla Fiorin, minha amiga, um pequeno grupo de blogueiras unidas para o bem!

Vamos a receita #bakingdobem?

=========================================================

Dificuldade– Fácil

Tempo de Preparo – 4 horas e meia (embrulhado com papel alumínio e papel seda)

Rendimento: 35 pedaços (1 receita)

Utensílios: Forma Grande de 45cm, Papel Manteiga, Papel Alumínio, Papel Seda, Espátula, Bowl, Medidores (xícara e ml), Panela, Batedor Fouet, Peneira.

Equipamentos: Fogão, Forno, Geladeira.

Ingredientes:

I) Massa do Bolo Gelado de Coco Embrulhado

  • 6 ovos grandes
  • 3 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 xícaras de açúcar
  • 1/2 xícara de amido de milho
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de suco de laranja peneirado.

II) Creme do Bolo Gelado de Coco Embrulhado

  • 500ml de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas peneiradas
  • 2 colheres de sopa cheias de amido de milho

III) Calda

  • 1 vidro de leite de coco – 200ml
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de açúcar

Como fazer o Bolo Gelado de Coco Embrulhado:

I) Massa do Bolo Gelado de Coco Embrulhado:

Passo 1: Separe os ingredientes, pré-aqueça o forno a 180oC, unte a assadeira e forre com papel manteiga untado. Polvilhe farinha sobre o papel manteiga. Esprema o suco de laranja e peneire.

Passo 2: Na batedeira, coloque os ovos e bata com o açúcar até triplicarem de volume (leva uns 10 minutos) . Enquanto isso, peneire em uma tigela a farinha de trigo, o amido de milho, o fermento e o sal.

Custom Search

Passo 3: Acrescente o suco de laranja em fio na mistura de ovos batidos e açúcar e continue batendo, até incorporar bem.

Passo 4: Em seguida, peneire e adicione os ingredientes secos e mexa bem devagar para incorporar bem, sem perder o ar.

Passo 5: Coloque a massa na forma e bata um pouco sobre a pia para espalhar bem.Leve para assar por 45 minutos em forno 180oC ou até que ao toque do garfo o bolo esteja “seco” e portanto, assado. Enquanto o bolo assa prepare o creme e a calda.

II) Creme

Passo 1: Em uma panela, coloque as gemas peneiradas, o  leite condensado, o leite e o amido de milho dissolvido em um pouco de leite, mexa bem e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar.

Passo 2: Cubra com um filme plástico PVC rente ao creme para não criar película. Reservar.

III) Calda

Misturar todos os ingredientes. Reservar.

IV) Montagem do Bolo Gelado de Coco Embrulhado:

Passo 1: Desenforme o bolo e vire sobre uma tábua. Retire o papel manteiga e corte o bolo ao meio para rechear (sentido horizontal).

Passo 1: Lave e enxágue bem a assadeira e forre o fundo com metade do coco ralado. Coloque a primeira parte do bolo na forma, recheie com o creme e cubra com a outra metade.

Passo 3: Fure o bolo com o garfo e derrame a calda. Polvilhe o coco ralado.

Passo 4: Embrulhe em papel aluminio, depois em papel seda e faça os lacinhos para dar o acabamento final.

Bolo Gelado de Coco

Passo 5: Para montar na forma, a idéia foi fazer uma pequena árvore e decoramos com este papai noel fofo. Uma boa idéia para fazer na sua casa também para o Natal ou para aniversários.

Obs. Receita adaptada do blog Pecado da Gula. Lá o bolo foi feito com recheio de abacaxi e cobertura de suspiro

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

2 comentários

Deixe aqui seu comentário