Receita de Massa Podre: escolha entre 3 receitas e varie o sabor!

Receita de Massa Podre – 3 receitas. 1 variação para preparar com um #toquedechef doces ou salgados, com essa massa de  textura esfarelada, levemente crocante e que derrete na boca.  Confira as receitas e #tecnicasdecozinha de Paté Sablé, Paté Sucrée, Paté Brisée e de Chocolate. Inscreva-se no Youtube

Massa Podre é o nome que se dá  às massas esfareladas, levemente crocante ligeiramente quebradiças utilizadas tanto para fazer salgados como doces. Em nosso post de hoje, vamos ver 3 receitas de massa podre com 1 variação no sabor chocolate, que contém basicamente os mesmos ingredientes em diferentes proporções e seguem passos semelhantes em sua preparação. As receitas estão organizadas da mais doce para a menos doce.

Dificuldade: Fácil

Rendimento: Varia de acordo com a receita. Em principio, uma receita básica é suficiente para o preparo de uma torta familiar, com 23 cm a 30cm de diâmetro. Quanto menor a forma, mais “grossa” a massa se utilizada em sua totalidade.

Utensílios: Bowl, peneira, papel pvc.

Equipamentos: Geladeira, Forno.

Ingredientes da Receita de Massa Podre :

I) Receita de Massa Podre – Paté Sablé 

É uma massa rica e com mais açúcar do que as demais. Ê normalmente usada para tortas, tortinhas ou biscoitos.

  • 150g de manteiga sem sal
  • 90g de acúcar de confeiteiro
  • 1 ovo pequeno
  • 250g de farinha de trigo peneirada
  • Água suficiente para umedecer

II) Receita de Massa Podre –  Paté Sucrée 

Massa levemente adoçada e enriquecida com 1 gema a mais e essência de baunilha. Usada para diversos tipos de preparações na confeitaria por ter um sabor mais equilibrado.

  • 100g de manteiga sem sal
  • 40g de açúcar
  • 2 gemas
  • 1/4 colher de chá de essência de baunilha
  • 200g de farinha de trigo
  • Água suficiente para umedecer

III) Receita de Massa Podre – Paté Brisée 

Massa simples, com menor adição de gordura, muito usada para tortas de frutas e preparações salgadas, por ser também uma massa mais “neutra”.

Custom Search

  • 200g de farinha de trigo.
  • 100g de manteiga sem sal
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 ovo levemente batido
  • 2 colheres de chá de água

IV) Receita de Massa Podre – Variação – Sabor Chocolate

Adicione 2 colheres de sopa de chocolate em pó, peneirando juntamente com a farinha ou 60 g de chocolate meio amargo finamente ralado.

Como fazer a Massa Podre – Paté Sablé, Paté Sucrée ou Paté Brisée – a mesma técnica aplicada ao preparo de qualquer uma destas receitas.

Massa Podre - Making off do passo a passo
Massa Podre – Making off do passo a passo

Passo 1: Peneire a Farinha e o Sal ou Açúcar. Se a massa for feita com a variação – sabor chocolate , este ingrediente deve ser peneirado juntamente com a farinha.Misture a Manteiga Fria coma farinha e o açúcar ou sal.

Passo 2: Faça um buraco no meio, junte o ovo e borrife água na mistura seca.

Passo 3: Misture bem com uma espátula e posteriormente com as mãos para incorporar bem.

Passo 4: incorpore o líquido com o auxílio de um borrifador ou aos poucos usando uma colher de sopa de água e despejando o necessário para umedecer e dar liga.

Passo 5: Quando a massa começar a ligar, faça uma bola homogênea e cubra com papel PVC. Leve para Gelar por 30 minutos.

Passo 6:  Técnica para abrir a massa: Utilize o rolo de abrir massas, estique a massa com um diâmetro maior do que o que necessita e corte conforme a indicação da receita. Se abrir uma torta prefira as formas caneladas e passe o rolo por cima das beiradas para cortar e ficar perfeita.

Passo 7: Gema e água misturados devem ser aplicados antes de assar com o auxílio de um pincel, para dar brilho e cor. Outra utilização é para selar ou vedar as tortas, pastéis ou empadas. Passe antes de assar (não necessita para tortas abertas). Asse a massa a 180oC por aproximadamente 20 minutos ou até ficar dourada ( estas referências podem variar de acordo com sua preparação, mas foram testadas para a preparação de uma torta aberta de frutas).

Esperamos que tenham gostado destas receitas básicas e que fazem parte de nossa culinária há algum tempo e que as explicações sejam suficientes para você decidir qual a melhor sua escolha para a sua receita.

Testamos a nossa Torta de Pêssego Perfeita  e também a Torta Frangipane de Frutas com a Paté Sucrée, usando uma forma de 23 cm. O resultado foi uma massa crocante, ligeiramente adoçada, mas um pouco mais grossa e alta do que a massa original. Se preferir uma massa mais fina, a dica é preparar com uma forma maior de 26cm ou até mesmo 30cm, pois a quantidade de massa é suficiente para uma forma maior.

Um abraço,

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

logo_aplicacao01

4 comentários

Deixe aqui seu comentário