#fundodobau – Bake and Cake Celebra o inicio do ano com a tradição do Bolo de Reis.

Bake and CakeBolo Rei ou Bolo de Reis., uma tradição cristã celebrada todo dia 06 de janeiro com uma receita de mais de 2000 anos, que leva  frutas secas, cristalizadas, nozes e vinho do Porto. E como antigamente não tinha tecnologia ele pode ser feito a mão! Saiba mais sobre a tradição e conheça a receita do Bolo de Reis. Siga-nos em www.bakeandcake.blog.br, inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes para o menino Jesus. Os 3 Reis Magos, Baltazar, Gaspar e Melchior, ofertaram respectivamente mirra, incenso e ouro para Jesus Cristo, para celebrar seu nascimento.

Para celebrar a data do encontro dos Reis Magos com Jesus, algumas famílias de origem Européia celebram a dia com o famoso Bolo Rei ou Bolo de Reis.

De acordo com a simbologia, as frutas, cristalizadas e secas, representam a mirra e o aroma do bolo (de vinho do Porto) representa o incenso e a cor do bolo por fora, o ouro (era feito com fermento biológico, parecendo mais uma rosca ou pão).

Certo é que o bolo, devido às frutas e à forma circular com um buraco no centro, aparenta uma coroa incrustada de pedras preciosas. Dentro do bolo a tradição sugere colocar  uma fava e um brinde , algo que caiu em desuso por questões de segurança alimentar, mas que segundo a Lenda ,  quando os Reis Magos viram a estrela que anunciava o nascimento de Jesus, disputaram entre si qual dos três teria a honra de ser o primeiro a brindar o Menino.

Com vista a acabar com aquela discussão, um padeiro confeccionou um bolo escondendo no seu interior uma fava, para que aquele que a apanhasse fosse o primeiro a entregar o presente. A história não conta no entanto, qual dos três, Gaspar, Baltazar ou Belchior, foi o feliz contemplado. tem  tem uma fava no meio da massa.

O fato é que a tradição do Bolo Rei ou Bolo de Reis diz que a pessoa que for contemplada com a fatia que contém a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte. A receita original pelo que consta era feita com fermento biológico, e encontramos uma referência no link abaixo, de onde também retiramos outras informações que colocamos aqui. Mas para facilitar, usamos uma receita adaptada para os dias atuais.

Fonte: http://omelhordeportugalestaaqui.blogspot.com.br/2011/01/conhece-origem-do-bolo-que-tem-na-mesa.html

Receita Bolo-Rei ou Bolo de Reis – Adaptada

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 1 hora e meia

Utensilios: Bowl, Espátula, Fouet,  Panela, Medidores, Forma Padrão com Furo no Meio, Pano limpo, Batedor ou Rolo de massa, Pincel de Silicone.

Custom Search

Equipamentos: Fogão, Microondas, Forno.

Ingredientes:

http://bakeandcake.blog.br/wp-admin/post.php?post=2536&action=edit#Parte I – Massa do Bolo-Rei ou Bolo de Reis

A) Ingredientes Secos

  • 270g de açúcar
  • 360g de farinha de trigo
  • 8g de fermento químico em pó
  • 4g de Bicarbonato de Sódio
  • Uma pitada de sal

B) Líquidos e Frutas Secas

  • 150g de uvas passas brancas
  • 150g de frutas cristalizadas picadas
  • 250ml de água
  • 100ml de Vinho do Porto
  • 40g de manteiga sem sal derretida
  • 20g de óleo de canola

C) Parte Final

  • 1 ovo
  • 120g de nozes picadas
  • Fava (se quiser seguir a tradição )

Parte II – Fondant Branco (Cobertura) e Decoração

  • 30ml de leite integral
  • 180g de acúcar de confeiteiro
  • Suco de limão tahiti
  • Raspas de limão tahiti
  • Frutas Secas, Frutas Cristalizadas, Nozes para decorar
  • Physalis, Cerejas ao marasquino (opcional)

Como fazer o Bolo Rei ou Bolo de Reis.

Passo 1: Comece com a parte A da Massa. Coloque a água para ferver. Acrescente as passas e as frutas cristalizadas, cubra e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, junte o vinho e deixe descansar por mais 10 minutos. Derreta a manteiga no microondas, misture com o óleo e junte à mistura de vinho e frutas. Nesse ponto, já coloque o forno para aquecer a 180oC.

Preparo da Parte A - Líquida com Frutas Secas e Cristalizadas.
Preparo da Parte A – Líquida com Frutas Secas e Cristalizadas.

Passo 2: Separe e peneire todos os ingredientes secos em um bowl.

Ingredientes Secos peneirados e Separados
Ingredientes Secos peneirados e Separados

Passo 3: Adicione a mistura de vinho aos ingredientes secos. A cor fica meio estranha, mas é assim mesmo.

Adicionando a parte líquida + frutas secas e cristalizadas aos ingredientes secos
Adicionando a parte líquida + frutas secas e cristalizadas aos ingredientes secos

Passo 4: Adicione em seguida, o ovo e as nozes picadas. Para picar as nozes, use um pano limpo e um batedor ou rolo de massa para “amassar” e quebrá-las.

Adicionando ovo e nozes picadas
Adicionando ovo e nozes picadas

Passo 5: Misture bem com o fouet, até obter uma massa homogênea. Unte a forma e coloque o bolo para assar em forno pré-aquecido a 180oC por 40 minutos ou até que esteja assado (teste do palito). Se quiser seguir a tradição, nesse momento coloque a fava na massa e leve para assar.

Massa pronta para assar em forma untada.
Massa pronta para assar em forma untada.

Passo 6: Enquanto o bolo assa, prepare o Fondant. Leve o leite para aquecer, misture o açúcar, deixe engrossar um pouco e depois acrescente o suco de limão e raspas. Reserve e deixe esfriar (no momento de usar esquente um pouco para que fique mais líquido e fácil de derramar sobre o bolo). Vire o bolo morno sobre um prato e derrame o fondant por cima dele, deixando escorrer. Espalhe na parte de cima com o auxilio de um pincel de silicone. Decore com as frutas secas, cristalizadas, cerejas, physalis para ficar bem lindo.

Bolo Rei ou Bolo de Reis

E assim ficou o nosso Bolo-Rei, ou Bolo de Reis. Gosto mais de chamar de Bolo de Reis, afinal eram 3 reis né?

Espero que tenham gostado, e que a receita possa quem sabe resgatar essa tradição de muitas famílias. E se quiser, conheça mais sobre o Seu Canal Interativo Gourmet.

Um beijo e Feliz Dia de Reis!

Lembrem de curtir nossas páginas e se inscrever para receber nossas receitas e novidades.

Veja também:

Bolo da Fortuna e da Sorte– uma receita fácil, deliciosa e  com uma simbologia muito bacana, feito com nozes , especiarias, frutas secas e maçã verde.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem aqui e em :

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

Um comentário

Deixe aqui seu comentário