#toquedechef Receita de Massa Folhada Clássica, com Passo a Passo e todas as #tecnicasdecozinha.

Bake and CakeMassa Folhada Clássica #toquedechef – Tutorial com passo a passo e todas as #tecnicasdecozinha para fazer a massa folhada em casa, provando que sim, você pode!  Siga-nos em  www.bakeandcake.blog.br e inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

Sabe quando eu, Cris Muratori,  descobri que podia fazer qualquer coisa na cozinha? Quando fiz massa folhada pela primeira vez. Acho que nem sabia muito bem o que estava fazendo, pois a receita não mencionava exatamente que era massa folhada, depois que comi, me dei conta! E então, procurei me aprofundar e de vez em quando dedico 1 dia bem tranquilo para fazer esta delícia, que exige um pouco menos de técnica do que esforço e paciência. Isto porque um dos erros mais comuns de fazer massa folhada é tentar acelerar o processo. E se tudo foi feito corretamente , não há textura igual a de uma massa folhada!

Cada ingrediente desta massa tem uma função. A farinha contém glúten que confere elasticidade à massa. A manteiga, que foi incorporada e vai “penetrando” na massa em cada etapa, derrete e formam finas camadas, quando assada em alta temperatura. Com o nosso tutorial, vai ficar fácil entender como se faz e repetir os passos em casa e tirar o mito de que a Massa Folhada é difícil, ela é de fato um exercício da paciência e da persistência!

Receita de Massa Folhada Clássica.

Dificuldade : Dificil, mas nem tanto. Siga as etapas, tenha paciência e verá que é bem possível.

Tempo de Preparo: de 3 a 7 horas, depende do intervalo que será dado entre cada dobradura. Ideal preparar a massa com antecedência da sua utilização (1 dia antes);

Rendimento: 1, 25Kg.

Utensílios: Papel PVC, Faca pequena, Rolo de Abrir Massa.

Equipamentos: Geladeira e Forno (para assar)

Ingredientes:

  • 375g de manteiga sem sal
  • 500g de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 250ml de água gelada

Modo de Fazer a Massa Folhada Clássica:

Parte I – Preparar a massa folhada clássica

Massa Folhada Receita Clássica.
Massa Folhada Receita Clássica.

Passo 1: Peneirar a Farinha e o sal e colocar sobre a bancada. Derreter 75g de manteiga e deixar esfriar.

Passo 2: Abrir um buraco no centro da farinha e colocar a manteiga derretida. Reservar o restante da manteiga na geladeira, deixando-a com espessura de 2 cm.

Passo 3: Misturar com as mãos, juntar água. Mexer até formar uma mistura homogênea.

Passo 4: Fazer uma bola com a massa e fazer um sinal de cruz em cima. Levar para gelar por 30 minutos envolta em papel filme pvc.

Passo 5: Retirar a massa da geladeira e abrir em superfície enfarinhada em  formato cruz, deixando um montinho no meio (mais elevado) – abrir somente as pontas. Colocar o restante da manteiga gelada no centro (com espessura de 2cm aproximadamente).

Passo 6: com as pontas da cruz e aperte com o rolo de abrir massa, dobrando cada ponta até cobrir totalmente a manteiga.

Custom Search

Passo 7: Polvilhe a massa e o rolo com farinha e passe sobre a massa para selar as pontas.  Feche a massa e leve para gelar por 30 minutos.

Parte II  – Abrir e Dobrar a massa folhada clássica

O processo de abrir e dobrar a massa é simples, e será repetido 6 vezes. A técnica é abrir e dobrar a massa como uma carta para que estufe de maneira uniforme e para que as camadas fiquem regulares.

Passo 1: Abrir a massa em formato de retângulo.

Massa Folhada
Massa Folhada Clássica  – abertura em formato retângulo

Passo 2: Dobrar a primeira parte (equivalente a 1/3 da massa) em direção ao centro.

Massa Folhada - como fazer a dobra em formato carta.
Massa Folhada Clássica – como fazer a dobra em formato carta.

Passo 3: Dobrar a outra parte em direção ao centro, sobrepondo a primeira dobradura.

Como fazer a dobra em formato carta.
Massa Folhada Clássica – Como fazer a dobra em formato carta.

Levar a massa para gelar envolta em papel filme PVC. Dar um intervalo de 30 minutos ou 1 hora entre cada dobradura. Retirar da geladeira, passar o rolo sobre a dobradura, formar um retângulo e dobrar novamente. Marcar as dobraduras e intervalos para não se confundir.

A massa pode ser congelada, ou ficar até 1 ou 2 dias na geladeira antes de ser usada. Se congelada, deixe na geladeira por 1 dia inteiro e siga a dica abaixo antes de usar.

#dicabakeandcakebr – A massa muito gelada fica difícil de trabalhar. No momento de usar, deixe resfriar alguns minutos para ficar mais maleável e abra, corte segundo a receita.

Há várias receitas que podem ser feitas usando a massa folhada, vamos aos poucos trabalhar algumas delas:

  • Palmiers
  • Croissant
  • Mil Folhas
  • Pastéis folhados
  • Apple Pie – Esta receita fizemos com alguns ingredientes diferentes, a massa levou vinagre branco. Na essência a técnica é bastante similar.

Quem domina a técnica de massa folhada pode fazer qualquer coisa e mostrar seu “poder” na cozinha.Desafie a si mesma, é muito gratificante ver o resultado e saborear algumas delícias feitas com a massa! E a prova esta aqui, neste post. A gente fez, gostou e postou, como tudo que fazemos aqui.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem aqui e em :

Até a próxima receita.

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

logo_aplicacao01

 

 

 

Um comentário

Deixe aqui seu comentário