Massa de Crepe – como fazer e preparar com ela o clássico Crepe Suzette.

Massa de Crepe: veja como fazer a massa de crepe perfeita e com ela preparar a sobremesa francesa clássica : crepe suzette. Veja as receitas e a historia deste clássico.  Inscreva-se no Youtube 

Massa de Crepe – Nosso post de hoje está dividido em duas partes, a primeira é somente sobre a massa de crepe  e depois temos a receita de Crepe Suzette.

Parte I) Massa de Crepe

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo : 30 minutos

Utensílios: Frigideiras apropriadas – com laterais baixas e inclinadas, que facilitam espalhar a massa. Se não forem anti-aderentes, a frigideira tem que estar bem quente e untada antes de colocar a massa. Além disso são necessários –  bowl, fouet e copo medidor.

Equipamentos: Liquidificador ou Mixer, Fogão. Mas pode ser feito a mão.

Crepe e Panqueca são massas diferentes – O Crepe é uma massas mais fina, leve e que acompanha bem ingredientes da mesma característica e precisa descansar por 30 minutos antes de ser preparada. A Panqueca, tem uma massa mais encorpada, leva fermento e normalmente é feita mais grossa, como a que é feita pelos americanos, é servida “empilhada” com manteiga e diversas coberturas.

ALGUNS SEGREDOS PARA FAZER SUA MASSA DE CREPE  FICAR PERFEITA:

  • Consistência certa – A consistência da massa é fator chave para o sucesso da sua receita – a massa deve ser fina, lisa, porém cremosa. Normalmente a massa de crèpe é um pouco mais líquida.
  • Evitar grumos – Para misturar os ingredientes é importante não deixar empelotar. Para isso, se fizer à mão,  incorporar leite ou água aos poucos. Se não tiver muita prática, pode ser feita no liquidificador ou no mixer.
  • Bater bem  – além de evitar grumos, confere leveza à massa;
  • Tempo de Descanso – Para obter crèpes lisas e finas, é necessário deixar a massa descansar por 30 minutos antes de fritar, pois enquanto a massa descansa absorve líquido e fica um pouco mais espessa, mas se engrossar demais, acrescente um pouco mais de água e o oposto também é válido, se ficar fina demais e difícil de desgrudar da frigideira, coloque um pouco mais de farinha.
  • Fritar  – A frigideira deve estar quente e untada com óleo (use um pincel ou retire o excesso). Coloque a massa no meio e espalhe. As massas mais líquidas espalham mais fácil e basta girar a frigideira. Deixe dourar de um lado e vire do outro;
  • Apresentação – Como Enrolar – existem 3 formas de enrolar crèpes.
    • Fans ou Leque – A maneira mais tradicional é em forma de leque, dobrada ao meio duas vezes.
    • Pannequets ou Quadradas – dobre as bordas laterais até o meio, cobrindo o recheio. Dobre a borda inferior até o centro e sobreponha a superior.
    • Cigarrettes ou Enroladas – Dobre os lados para dentro, sem se tocarem. Enrole a borda inferior para cima, mas não aperte demais para não escapar o recheio.

I) Receita de Massa de Crepe

Dificuldade: Médio

Tempo de Preparo : 30 minutos

Rendimento: 8 – 10 crepes formato médio. Pode variar de acordo com a espessura desejada.

Utensílios: idem aos necessários para a massa de crépe;

Equipamentos: Mixer (opcional), Liquidificador (opcional), Fogão

Ingredientes da Massa de Crepe:

  • 100g de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3 ovos
  • 1 gema
  • 175ml de leite
  • 75ml de água
  • 1 colher de sopa de óleo para fritar

Modo de FazerMassa de Crepe –  Leia com atenção as dicas/têcnicas para o preparo acima.

Passo 1: Misturar ou bater todos os ingredientes, menos o óleo tomando cuidado para não formar grumos. Pode ser batida à mão ou no liquidificador/mixer.

Passo 2: Levar  para descansar em geladeira por 30 minutos.

Passo 3: Fritar uma a uma em frigideira apropriada.

Passo 4: Enrolar conforme a sua preferência, rechear e servir.

II) Receita de Crepe Suzette

OrigemO Crèpe Suzette é provavelmente o mais famoso do mundo.
O prato foi criado por engano por um assistente de garçom de quatorze anos chamado Henri Carpentier (1880-1961) em 1895 no Maitre Café de Paris em Monte Carlo. Henri estava preparando uma sobremesa para o Príncipe de Gales, o futuro Rei Edward VII (1841-1910) da Inglaterra. De acordo com Henri Charpentier, através de suas próprias palavras no livro Vida a La Henri – As Recordações de Henri Charpentier: “Foi sem querer quando eu estava trabalhando em um prato complicado que o Cordial pegou fogo. Eu pensei que estava arruinado. O Príncipe e os seus amigos estavam esperando. Como eu poderia começar tudo de novo? Eu provei. Achei que aquela era a combinação mais deliciosa de sabores doces que eu já havia experimentado. Aquele acidente com o fogo foi precisamente o que era necessário para colocar todos aqueles sabores em harmonia … Ele comeu os crepes com um garfo, mas usou uma colher para capturar a calda restante. Ele me perguntou o nome do que havia comido com tanto prazer. Eu disse a ele que se chamava Crèpe do Príncipe. Ele reconheceu que era um elogio destinado a ele, mas protestou pois havia uma senhora presente. Ela estava prestando atenção e levantou-se fazendo uma cortesia com uma de suas mãos. “Você o faria”, disse Sua Majestade, “mudaria o nome do crèpe de Crèpe do Príncipe para Crèpe Suzette?”  No dia seguinte, Henri recebeu  um presente do Príncipe, um anel enfeitado com jóias, um chapéu e uma bengala como agradecimento. Fonte: https://alquimiadacozinha.blogspot.com.br/2011/04/duas-historias-francesas-famosas-tarte.html 

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Dificuldade: Médio

Tempo de Preparo : Com a massa o total de preparo é de 30 minutos

Utensílios: idem aos necessários para a massa de crépe + frigideira maior para flambar+ panela para aquecer a calda.

Equipamentos: Mixer, Liquidificador, Fogão

Para preparar o Crèpe Suzette é necessário fazer 3 processos: a massa, a manteiga de laranja e a calda flambada.

A) Massa de Crepe  – ver receita acima

B) Manteiga de Laranja para o Crepe Suzette

  • 80g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 15g de açúcar de confeiteiro
  • 3 laranjas grandes (raspas , tira fina e  suco de 1 laranja)
  • 1 colher de sopa de licor de laranja

Obs. Caso precise dobrar a receita apenas dobre a quantidade de manteiga e de açúcar.

C) Calda Flambada para o Crepe Suzette:

  • 75ml de conhaque
  • 75ml de licor de laranja

Modo de Fazer o Crepe Suzette :

Passo 1 – Prepare a massa de crepe e reserve. Enquanto a massa de crepe descansa por 30 minutos na geladeira; raspe as laranjas da seguinte forma:  raspas finas de 1 laranja,  tiras finas de  outra laranja e suco da terceira laranja. Reserve.

Passo 2: Corte a casca da laranja e a parte branca. Solte os gomos da laranja com cuidado e reserve. Bata na batedeira a manteiga e o açúcar de confeiteiro.

Passo 3: Junte as raspas finas das laranjas, o suco e o licor, bata bem para incorporar a mistura de manteiga e açúcar. Reserve.

Passo 4: Ferva as tiras da laranja em água e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos. Coe.

Passo 5: Frite a massa de crepe para fazer os crèpes. Passe a manteiga de laranja em cada um dos crèpes.

Passo 6: Coloque na frigideira um pouco da manteiga de laranja e retorne os crepes, empilhando-os.

Passo 7: Aqueça o licor e o conhaque e despeje-os sobre os crèpes. Aproxime um fósforo aceso ou incline a frigideira e aumente o fogo para flambar.

Passo 8: Dobre os crepes em formato de leque. Coloque em pratos individuais (duas por pessoa), adicione o molho da frigideira por cima mais um pouco de suco de laranja. Sirva com os gomos e as tirinhas de laranja.

Pronto, sua receita clássica de crepe suzette está pronta!

Esperamos que tenham gostado de mais uma experiência culinária compartilhada, porque aqui, você já sabe… a gente cozinha, gosta e posta.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem aqui e em :

Um beijo e até a próxima receita.

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

logo_aplicacao01

4 comentários

Deixe uma resposta