Menu
+ Busca Avançada
Busca Avançada fechar X
Limpar Filtros
Não perca nenhuma novidade!

Receba em sua caixa postal novas receitas, dicas e técnicas e muitas coisas legais do mundo da gastronomia!




Enviamos e-mails eventuais e você poderá encerrar sua inscrição a qualquer momento.



Prontinho!
Seu e-mail já está cadastrado.

Obrigada

Limpar Filtros
Busca Avançada
receita de esfiha

RECEITAS RECEITAS SALGADAS

Receita de Esfiha Síria, a melhor e preparada com recheio cru, muito fácil!

03 de fevereiro de 2017
receita de esfiha 03 de fevereiro de 2017

Receita de Esfiha Síria Legítima – receita maravilhas que virou “hit” de festas e comemorações de família. Seu diferencial? Além da Maciez? É feita com  recheio de carne crua (não tem que refogar antes de assar!). Inscreva-se no Youtube. Conheça nosso novo site Bake and Cake Gourmet, com mais de 1.000 receitas rápidas e saudáveis.

receita de esfiha sÍria legítima

Para quem acompanha o Bake and Cake sabe do que gostamos. Queremos receitas clássicas, tradicionais, fáceis ou difíceis…o importante é que todas tenham algo de diferente, algo de “Exclusivo” ou que sejam “Autênticas”.

Mas uma das coisas mais legais é que as melhores receitas na maioria das vezes saem dos caderninhos de pessoas queridas que se dispõem a compartilhar. É desses caderninhos “secretos” ou ” pessoais” que as receitas #fundodobau vem.

Essa é mais uma, veio do caderninho da Maria Do Carmo Muratori, e faz parte de momentos de confraternização de toda a família (da qual eu Cris Muratori faço parte)  e de afeto de uma mãe e avó por seus filhos e netos. Vamos conferir a receita?

Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 3h e 30 minutos.
Rendimento: 75 esfihas tamanho coquetel
Utensílios: 2 bowls, 1 espátula, 3 formas rasas de 40cm, Pincel, xícara para medir os ingredientes, colher de sopa.
Equipamentos: Forno

INGREDIENTES

Massa

  • 15 g de fermento biológico fresco ou 5g do fermento seco instantáneo
  • 500g de farinha de trigo ( ou o suficiente para dar o ponto da massa)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de sal

Recheio

  • 600g de carne moída crua (patinho)
  • 2 tomates sem pele e sem semente picado
  • 1 cebola ralada fina
  • 1 1/2  colher de chá de Sal
  • 1 Limão grande espremido
  • Pimenta do Reino a gosto
  • Pimenta da Jamaica ou Pimenta Síria (se não tiver use canela em pó)
  • Hortelã ou Salsinha e Cebolinha a gosto 

Modo de Preparo –

Passo 1:  Separe os ingredientes que serão usados na receita e as formas. Misture todos os ingredientes secos: Farinha, Fermento, Açúcar.

Passo 2: Na sequência, adicione os ingredientes líquidos: água e leite.  Sove bem a massa (na mão ou na batedeira) .  Adicione o óleo e sove novamente e por fim, o sal. Unte uma tigela com óleo e leve a massa para crescer por 1 hora e meia aproximadamente ou até dobrar de volume.

Passo 3: Enquanto a massa cresce, preparar o recheio. Em uma tigela, coloque a carne, o tomate bem picado sem pele sem semente, a cebola ralada, o suco de limão, o sal e as pimentas (ou a canela), a hortelã lavada e picada (ou a salsinha e cebolinha) e misture bem. Reserve.

 Passo 4: Depois que a massa dobrou de volume, fazer bolinhas com meia colher de sopa de massa ou se tiver como pesar as bolinhas, bolinhas de 15g ou 30g, . Deixar descansar por 60 minutos ou até dobrar de volume..

Passo 5: Para montar as esfihas abra as bolinhas em cima de uma superfície ligeiramente untada com óleo. Pegue um pano limpo e coloque o recheio e esprema bem, para tirar toda a umidade que ele desenvolveu por conta dos temperos. Coloque 1/2 colher de sopa de recheio para as esfihas menores ou 1 colher de sopa para as maiores. ( a mesma medida que usou para a massa) de recheio – neste caso , carne,  e feche formando pequenos “travesseiros”.

Passo 6:  Pré-Aqueça o forno a 160oC. Para fazer os travesseiros, o recheio deve estar bem no centro. As esfihas devem ser fechadas ao meio, deixando 1/3 da meia lua sem grudar. Este pedaço deve ser fechado em sentido oposto, formando a trouxinha ou travesseiro.

Receita de Esfiha – Montagem

Passo 7: Coloque as esfihas em uma forma, não precisa untar. Deixe uma distância pequena entre elas e se não quiser correr o risco de elas “abrirem” enquanto assa, vire-as de ponta cabeça. Pincele ovo na esfiha no lado de baixo (que agora ficou como o de cima).

Leve para assar  por 20 minutos ou até ficarem ligeiramente douradas na parte de cima.  Aqui na nossa cozinha usamos dois fornos e um deles (a gás e maior) tomou mais tempo para assar, levando em torno de 30 minutos, ou seja, o tempo pode variar e é bom ficar de olho (veja  dica abaixo).

#dicabakeandcake

AS ESFIHAS NÃO DEVEM ASSAR DEMAIS PORQUE ELAS FICARÃO COM UMA TEXTURA MAIS CROCANTE, E NA VERDADE TEM QUE FICAR MACIAS E FOFAS.

Passo 8: Sirva e se sobrar, pode congelar!



Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda.

Para receber as receitas, sempre que forem postadas, deixe seu e-mail no formulário abaixo


Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais:


Facebook
Instagram
Twitter
Youtube 

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!


Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Gostou desta receita? Então compartilha:

Compartilhe:

Tags

Posts Relacionados

Comentários

AdRotate JS -->