Torta Frangipane de Frutas @bakeandcake – Versão simples com #toquedechef

Bake and Cake – Uma torta feita com um creme que leva amêndoas e frutas a sua escolha (a nossa foi feita com figo) sobre uma massa podre em versão mais simplificada para facilitar o dia a dia , mas sem perder a essência e o #toquedechef. Siga-nos em www.bakeandcake.blog.br e inscreva-se em  https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

Torta Frangipane de Frutas – Versão Bake and Cake —  pode ser feita com maçãs, peras, mirtilos e com figo, que foi a nossa escolha!

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 1 hora e 40 minutos

Rendimento: Uma torta de 23 ou 25cm

Utensílios: Bowl, Copo Medidor ou Balança, Peneira, Espátula, Forma com Fundo Removível de 23 ou 25 cm, Prato de Bolo ou Torta.

Equipamentos: Batedeira, Forno.

A Torta Frangipane de Frutas do Bake and Cake envolve 3 processos: a massa, o recheio (frangipane simplificado) e a calda. A origem para o nome vem do século XVI. Marquis Muzio Frangipani, perfumista de Luís XIII, criou o aroma de amêndoas, além de dar nome às floridas árvores de jasmim-manga, também conhecidas como flor de frangipani. A partir daí os confeiteiros desejaram captar esse aroma nos doces e criaram o recheio frangipani, um creme de amêndoas perfumado com o aroma criado por Frangipani. Fonte:  http://essenciastudio.com.br/o-que-e-frangipane/

unnamed.jpg

Ingredientes da Torta Frangipane:

I) Massa da Torta Frangipane

Para a massa fizemos uma das nossas massas podres preferidas, Paté Sucrée . 

Massa levemente adoçada e enriquecida com 1 gema a mais e essência de baunilha. Usada para diversos tipos de preparações na confeitaria por ter um sabor mais equilibrado.

Custom Search

  • 100g de manteiga sem sal
  • 40g de açúcar
  • 2 gemas
  • 1/4 colher de chá de essência de baunilha
  • 200g de farinha de trigo
  • Água suficiente para umedecer (opcional)

Parte II) Creme Frangipane Simplificado

O creme frangipane é feito normalmente usando creme de confeiteiro e farinha de amêndoas. Fizemos uma versão mais simples de executar, que utiliza um creme de amêndoas. Algumas pessoas dizem que isso não é na essência um creme frangipane, mas de verdade ficou uma delícia e é super fácil de fazer, sem perder a essência e o sabor da receita original, com a vantagem que utiliza bem menos amêndoas moídas na receita, já que esse é um ingrediente muito caro.

  • 125g de farinha de amêndoas
  • 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 100g de açúcar peneirado
  • 1 ovo e 1 gema ligeiramente batidos
  • 1 colher de sopa de rum
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada

Parte III) Calda – Geléia de Brilho da Torta Frangipane

  • 100g de geléia de damasco
  • 2 a 3 colheres de sopa de rum ou água

Modo de Fazer a Torta Frangipane simplficada @bakeandcake

Passo 1: Separe os ingredientes e inicie com a massa – Paté Sucrée seguindo o modo de fazer aqui. Reserve ( a massa deve ir para a geladeira por 30 minutos). Pode deixar por uns 20 minutos e abrir deixando mais 10 minutos já aberta na forma (procure não deixar a massa muito grossa)

Massa Podre – Paté Sucrée usada na Torta Frangipane de Frutas

Passo 2:  Faça o creme frangipane simplificado: usando a batedeira,  bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Aos poucos adicione o ovo e a gema previamente batidos. Acrescente o rum e delicamente a farinha de amêndoas, bata um pouco e na sequência coloque a farinha de trigo até misturar bem.  Reserve.

Passo 3: Descasque/Prepare os figos ou a fruta que escolheu com cuidado, corte em 4 fatias. Coloque o recheio na massa já aberta , adicione o recheio frangipane simplificado e coloque os figos ou a fruta de sua escolha por cima. Leve para assar em forno 180oC por 25 a 30 minutos, até que o recheio fique “cozido” e a massa “crocante” e “dourada”.

Torta Frangipane de Frutas @bakeandcakebr, já montada para ir ao forno.

Passo 4: Faça a geléia de Brilho, colocando os ingredientes em uma panela e aquecendo por alguns minutos até dissolver. Coe e com o pincel, pincele sobre as frutas da sua torta frangipane.

Geléia de Brilho para Tortas

Passo 5 : Desenforme e sirva em um prato de bolo ou torta.

Torta Frangipane de Frutas Simplificada @bakeandcakebr

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem aqui e em :

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Deixe aqui seu comentário