Bolo Souza Leão – um bolo pudim ou um pudim bolo?

Bake and Cake #saboresdonordesteBolo Souza Leão   – um bolo com nome da família pernambucana que o criou, com uma consistência diferente…que o torna um bolo pudim ou um pudim bolo. Siga o Bake and Cake em bakeandcake.blog.br e inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

Nossa receita de bolo Souza Leão é uma das várias versões da Família Souza Leão e foi retirada de um   um livro em que a receita de D. Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti (da Família Souza Leão) foi publicada.  Trata-se de uma família bastante tradicional do Pernambuco, com muitas ramificações (em onze engenhos) . Até mesmo dentro da família a receita sofre algumas variações nas quantidades de ingredientes e até mesmo a introdução de um ou outro, de acordo com o engenho ao qual a receita se originou. A receita é muito antiga, e a maior prova disto é que o Bolo Souza Leão foi servido a D. Pedro II e Tereza Cristina no final do século XIX.  A receita permaneceu secreta durante alguns anos, e em meados da década de 60 foi finalmente divulgada.

O Bolo adquiriu tamanha importância que em 2007 foi outorgado pela lei 357 de 2007 Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco.

O Bolo Souza Leão é feito com a puba, que nada mais é do que uma massa de mandioca que fica de molho por vários dias até fermentar e perder o seu veneno tóxico. Em seguida, essa massa é  escorrida e embalada inteira ou em pequenas bolas achatadas, necessita ser bem lavada antes de sua utilização.  É possível fazer a puba , mas é melhor comprar e mesmo a comprada tem que ser lavada. O nosso bolo Souza Leão, coaremos a massa 3 vezes, o que já garante a eliminação de qualquer resíduo.

#dicabakeandcake – A massa de mandioca pode ser encontrada em casas especializadas de comida do Norte/Nordeste (para quem é de outros estados).

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 2 horas

Rendimento: 6 a 8 porções

Utensílios: Bowl, Medidor em g ou Balança, Espátula, Peneira, Forma com Furo no Meio – de 20 ou 23cm.

Equipamentos: Forno, Fogão.

Ingredientes:

  • 500g de açúcar
  • 1 xícara de água fria
  • 1 xícara de manteiga sem sal
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 kg de massa de mandioca (puba)
  • 8 gemas
  • 1 1/2 xícara de leite de coco
  • 1 1/2  pau de canela
  • 1 colher de chá de cravos-da-índia
  • 1 colher de chá de sementes de erva-doce

Passo 1 – Aqueça o forno a temperatura de 220oC.

Passo 2 – Unte com manteiga uma forma redonda alta com furo de 20 ou 23 cm (para o dobro da receita use 27cm)

Passo 3 – Numa panela em fogo alto, coloque o açúcar e a água, misture e deixe ferver até formar uma calda em ponto de fio brando. Tire do fogo, junte a manteiga e o sal e deixe esfriar completamente.

Bolo Souza Leão - preparo
Preparo do Bolo Souza Leão – adicionando a manteiga e sal.

Na sequência, acrescentar as especiarias na calda:  canela em pau,  o cravo e a erva-doce.

Custom Search

Passo 4 – Numa tigela, coloque a massa de mandioca e alternadamente, junte as gemas uma a uma e o leite de coco. Acrescente a calda fria e misture.

Bolo Souza Leão - preparo
Preparo do Bolo Souza Leão – massa de mandioca + gemas + leite de coco
Preparo do Bolo Souza Leão
Misturando a massa de puba com leite de coco e gemas
Bolo Souza Leão - preparo
Bolo Souza Leão – preparo – adicionando a mistura de água, açúcar, manteiga e especiarias a massa de mandioca , gemas e leite de coco.

Depois desta etapa, coe três vezes a massa antes de despejar na forma.

Passo 5 – Despeje a massa na forma, leve ao fogo em banho maria por 50 minutos ou até ficar dourado.

Passo 6 – Tire do Forno e deixe amornar. Desenforme. Deixe esfriar e passe para o prato de servir.

Bolo Souza Leão - pronto!
Bolo Souza Leão – assado!

Passo 7 – Pronto, o Bolo que tem fama e popularidade nacional é de fato uma delícia, tem uma consistência de bolo pudim,  agora tem seu lugar aqui no Bake and Cake. Prestigie nossa receita, tente fazer!

Bolo Souza Leão
Bolo Souza Leão pronto para servir.

Ah, você curte receitas feitas com a Tapioca e Mandioca? Já publicamos o delicioso pudim de tapioca com calda de mel de engenho, o Bolo de Mandioca Crua, clique para conferir!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

 

Um comentário

Deixe aqui seu comentário