Bolo de Banana com Aveia Espetacular – sem açúcar, sem glúten e sem lactose

#bbb Bolo de Banana com Aveia – feito no liquidificador, sem glúten, sem açúcar e sem leite e ainda bom, bonito e barato.  Como assim? Receita ESPETACULAR, pode ser feito com ingredientes 100% orgânicos. Siga-nos em bakeandcake.blog.br e inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw. Veja o video da receita:

 

Esse bolo é um achado! Chegou aqui em um bilhetinho, com a recomendação de que eu o testasse. Bom, a fonte foi minha mãe, que  provou o bolo  e pediu a sua massagista a receita. O bilhetinho com a receita ficou pendurado na geladeira um tempinho, aguardando o momento certo. E eis que o momento chegou: na geladeira um cacho de bananas muito maduras, que se não fossem usadas seriam com certeza desperdiçadas. O que isto poderia virar? O Bolo do Bilhetinho!  E comecei a ler atentamente a receita…Cadê o leite? Cadê o açúcar do bolo? E a farinha?

Só devo deixar claro que o bolo não leva glúten pois a aveia é um grão naturalmente sem glúten. Contudo, não é possível  afirmar que qualquer aveia é livre de glúten pois ela pode sofrer contaminação, já que muitas vezes é plantada com trigo, centeio e cevada. Se quer consumir um produto realmente sem glúten, certifique-se sobre a marca e procedência do produto.

Quanto ao uso do açúcar, realmente  a massa não tem adição de açúcar, apenas o que a própria fruta contém: sacarose, frutose e glicose.

Lactose, a proteína do leite, também não está presente pois não vai leite de nenhum tipo.

Para deixar o bolo mais natural do que já é, usamos ingredientes orgânicos.

Dificuldade: Muito Fácil

Rendimento: 10 pedaços

Tempo de Preparo: 45 minutos

Utensílios: Espátula, Bowl, Forma de Pão Média – Grande. Borrifador

Equipamentos: Liquidificador , Forno

Ingredientes do Bolo de Banana com Aveia

Parte A) Massa  (utilize se quiser ingredientes orgânicos)

  • 5 bananas maduras (prata ou nanica)
  • 3 ovos (orgânicos) e caipiras
  • 200g de aveia em flocos finos ou farinha de aveia (orgânica)
  • 1 colher de chá de canela
  • 1/2 xícara de uvas passas sem caroço – escuras e claras
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico

B) Cobertura / Finalização

  • 2 bananas
  • Rum para borrifar
  • Canela
  • Açúcar demerara (orgânico) – Deixo como opcional, se não quiser usar açúcar sem problema. A função dele aqui é caramelizar a cobertura do bolo.

Como fazer o Bolo de Banana com Aveia

Veja o vídeo aqui ou no inicio deste post.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 1: Colocar  5 bananas, os ovos, a canela e as passas para bater no liquidificador. Pré-Aquecer o forno a 180oC, untar uma forma de pão média grande.

Passo 2: Em um bowl, colocar a aveia em flocos finos ou a farinha de aveia orgânica e o fermento e adicionar o conteúdo do liquidificador. Misturar bem.

Passo 3: Colocar a massa na forma untada (encher até 2/3 da altura no máximo) e cortar as 2 bananas (da cobertura) no sentido do comprimento. Colocar as bananas cortadas sobre o bolo, na diagonal da forma e depois na diagonal em sentido contrário, formando um xadrez. Borrifar o rum, colocar açúcar demerara orgânico (opcional) e polvilhar canela.

Bolo de Banana com Aveia - Receita
Bolo de Banana com Aveia

Passo 4: Levar para assar em forno 180oC por 30 minutos. desenformar, cortar em fatias, servir quente com sorvete ou frio, para seu #cafécombolo.

Quer ver outra receita de bolo de banana? Clique aqui (bolo invertido de banana).

Outra receita bastante interessante é o brownie de biomassa de banana verde com caramelo e flor de sal, CHEGA A SER MAIS GOSTOSO do que o brownie convencional.

E já que o assunto é banana, conheça mais sobre as propriedades da biomassa de banana verde.

Outro bolo bem fácil como esse e sem glúten e sem lactose é o Bolo de Milho Fit. Clique aqui e veja a receita.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Bake and Cake - Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

12 comentários

  1. A aveia não é naturalmente sem glúten. Deve-se ter cuidado com as informações porque,nós celíacos por exemplo, podemos ter reações fortes ao consumir a proteína do glúten ( que tem na aveia).
    Segue um trecho retirado do site Acelbra-Associação dos Celiacos do Brasil- que explica sobre o glúten! Vale a informação para rever a matéria ! Obrigada!

    …É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (sub-produto da cevada). A ingestão de alimentos com este tipo de proteína pelos celíacos se torna tóxica e provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos alimentos. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são “partes do glúten”, que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos: No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto a dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.
    Trecho do texto ” O que é o glúten?” ,site Acelbra.

    • Catarina, na verdade o que eu menciono no texto é o que de fato acontece. A Aveia por natureza não tem glúten, o que acontece é que ela sofre contaminação cruzada e tem traços de glúten.
      O problema é que pelo fato da aveia ser cultivada juntamente com outros cereais, ela pode ser contaminada em alguma fase de processamento, plantio, colheito ou transporte. Isso quer dizer que a aveia que compramos no mercado pode sim conter traços de glúten. A não ser que haja um cuidado no processamento do grão, ele não poderá ser considerado como “livre de glúten”, nem indicado a pessoas com doença celíaca. Essa informação está clara no texto, eu informo para que leiam os rótulos dos produtos de aveia para se certificar que ela tem ou não glúten. Um abraço, Cris Muratori.

  2. Só corrigindo uma informação, a Lactose é o açúcar do leite, não é proteína. As proteínas do leite são a caseína, alfalactoglobulina e betalactoglobulina. Vou testar a receita, parece ótima!

    • Oi Jô, no post deixo isso bem claro, a aveia é um alimento originalmente sem glúten, porém, ela sofre contaminação cruzada no plantio, manuseio ou transporte. É preciso consultar a embalagem do produto para se certificar. Abraço, Cris Muratori.

Deixe uma resposta