Pão Ciabatta feito em casa! Casquinha crocante por fora e furinhos dentro!

Pão Ciabatta #especialpaes – Fizemos em casa a melhor receita de Ciabatta , com a casquinha crocante por fora (como o da padaria!) e os furinhos dentro (como tem que ser!).  Quer ver a receita e o  “truque” para deixar a ciabatta crocante como o da padaria? Clique na imagem. Siga o bakeandcake.blog.br e inscreva-se em nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

A palavra ciabatta em italiano significa chinelo.

Estes pães foram criados na metade do século XX, há cerca de pelo menos 60 anos atrás na Região do Lago Como, região da Lombardia, ao norte da Itália e hoje são populares em várias partes do mundo.

As características deste pão para ser uma receita ORIGINAL:

  • Formato mais “baixo” e comprido, como um chinelo.
  • Massa com alto % de água (pode chegar a 80%, a nossa receita levou quase 70% de água em relação a quantidade de farinha utilizada) – por isso a massa é meio molenga…não caia na tentação de jogar farinha…
  • Casquinha crocante por fora (método de cocção, veja nossa dica no final do post!)
  • Modelagem rústica: não é para ser um pão perfeitinho, pois este pão não pode perder o aerado, para ficar com os furos.
  • Furos por dentro, grandes ou pequenos eles tem que estar lá e para isso, mexa no pão o menos possível.

Dificuldade: Muito mais fácil do que você imaginou!

Tempo de Preparo: 2:30h a 3 horas.

Rendimento: 4 pães de tamanho médio

Utensílios: Forma Furada (a furada dá um resultado melhor, mas pode ser a outra se não tiver), Pedra de Pizza (opcional) Borrifador, Espátula, Balança ou Copo Medidor.

Equipamentos: Forno, Batedeira para sovar (Gancho)

Ingredientes para o Pão Ciabatta:

  • 400g de farinha de trigo
  • 6g de fermento biológico seco  ou 15g do fresco
  • 8g de açúcar
  • 265ml de água
  • 40ml de azeite
  • 8g de sal

Como fazer o Pão Ciabatta:

Passo 1: Separar os ingredientes da receita. Misturar os ingredientes secos menos o sal, adicionar a água e misturar bem, incorporando os ingredientes.

Passo 2: Colocar o azeite, e por último o sal. Misturar (na mão até incorporar os ingredientes, na batedeira por 5 minutos) . A massa deve ficar mole, porém deve desgrudar do bowl enquanto bate (massa bem elástica), misturar bem todo os ingredientes e depois sovar (na batedeira em velocidade média-alta por 10 minutos e na mão por 15 a 20 minutos).

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 3: Descansar a massa em assadeira untada com azeite por 30 minutos a 1 hora coberta com um pano ou pvc (até dobrar de tamanho)

Passo 4:  Depois de crescer pela primeira vez,  Dividir a massa em 4 partes, virá-la sobre uma superfície polvilhada com bastante farinha, e polvilhar farinha sobre a massa. Dobrar 2 lados da massa, deixar crescer por 30 minutos na forma untada coberta com um pano ou papel pvc.

Passo 5: Depois deste passo, dobrar do outro lado, virar as dobras de cabeça para baixo,  acondicionar os pães na assadeira polvilhada com farinha e deixar fermentar novamente por 20 a 30 minutos.

Passo 6: Assar a 200o C por 25 minutos. Seguir a dica abaixo para deixar o pão crocante como o da padaria!

#dicabakeandcake Pão crocante por fora: para deixar o pão crocante por fora as padarias usam um forno combinado que joga vapor nos pães nos primeiros 5 minutos. Como em casa  não temos esta “tecnologia” disponível, há algumas técnicas que podem ajudar: uma delas é ligar o forno em temperatura bem alta, colocar uma forma no fundo e no momento de colocar os pães, jogar 1 copo cheio de água na forma. Este vapor vai durar por uns 2 minutos. Depois, abra o forno e com um borrifador de água borrife água sobre os pães. Faça isso umas 2 ou 3 vezes para garantir que os pães foram devidamente vaporizados nos primeiros 5 minutos de cocção.  Outra forma de deixar o pão bastante crocante é assá-lo no fundo do forno, sobre uma pedra de pizza. Neste caso, não dá para criar vapor pela forma, porque a pedra vai ocupar este espaço. Então nos primeiros 5 minutos de cocção, abra o forno e borrife água ao redor do forno.

Nosso resultado:

Pão Ciabatta - Receita
Pão Ciabatta – feito em casa!
Pão Ciabatta - Receita
Pão Ciabatta

Esperamos que tenham gostado de nossa receita para mais um pão de nosso #especialpaes. Veja mais receitas de pães aqui.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Um comentário

Deixe uma resposta