Pão de Alho (pode ser congelado): o preferido para acompanhar o churrasco!

Pão de Alho (pode ser congelado):  o preferido para acompanhar o churrasco, com aquele manteiga temperada derretida, dá água na boca!  Siga o bakeandcake.blog.br e no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

=========================================================

Se você ama  tem que fazer essa receita de pão de alho. O sabor , a textura são inigualáveis. A diferença deste pão para o que é comprado é que os pães comprados usam gordura hidrogenada “barata” e de qualidade inferior, sendo muito gordurosos e pouco saborosos. Então fica a dica: use ingredientes bons e de forma alguma substitua a banha por margarina e o resultado será superior, sem dúvida. A gente comprovou! E por isso postou!

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 2 horas (para cocção parcial) e 2horas e meia para cocção total

Rendimento: 10 pães de 50g cada (peso sem recheio)

Utensílios: Tigela, Papel PVC, espátula para cortar pães, balança, copo medidor.

Equipamentos: Forno, Churrasqueira (sugestão pois fica uma delícia), Batedeira (opcional), Freezer (o pão pode ser congelado semi-assado)

Ingredientes do Pão de Alho @bakeandcakebr

  • 300g de Farinha de trigo
  • 3g Fermento biológico seco instantâneo ou 9g de fermento biológico fresco
  • 15g de açúcar
  • 18g de Alho Frito (pacotinho)
  • 3g de melhorador de farinha para pães (opcional, se usar farinha de boa qualidade não precisa)
  • 165ml de água
  • 6g de banha de porco
  • 6g de Sal
  • Óleo para untar

Cobertura e Recheio do Pão de Alho 

  • 250g Manteiga de boa qualidade
  • 100g de queijo mussarela ralado
  • 5g de sal refinado
  • 40g de alho fresco pidaco
  • Salsa picada a gosto

Modo de preparo do Pão de Alho @bakeandcakebr

Passo 1: Preparar o recheio (manteiga temperada). A sugestão da nossa receita é fazer a manteiga temperada tradicional, com salsa, mas é possível usar outras ervas também.  Para fazer a manteiga é bem simples, basta picar a salsa e reservar e misturar com a manteiga em ponto de pomada (deixe um pouco fora da geladeira) e e demais ingredientes da receita. Para incorporar bem todos os ingredientes, é ideal fazer na batedeira – batendo por 10 minutos com a raquete.

Passo 2: Misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea, iniciando pelos secos (menos o sal), depois os líquidos, e em seguida a banha e por último o sal.

Passo 3: Sovar a massa na mão ou na batedeira com o gancho até ficar macia, elástica e com o véu de glúten aparente. Se necessário, hidrate mais a massa para dar o ponto, adicionando água aos poucos.

Passo 4: Dividir a massa em pães de 50g (um total de 10 partes). Fazer bolas, deixando a superfície de cima lisa. Para isso faça um “C” com sua mão e pressione a massa contra a bancada untada.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 5: Coloque os pães para descansar sobre a bancada cobertos por papel pvc por aproximadamente 30 minutos.

Passo 6: Em seguida, modelar os pães, abrindo a massa e retirando todo o ar, e enrolando como um pão de hot dog (aperte e enrole). Coloque a dobra final para baixo. Coloque os pães modelados em assadeiras untadas, cubra com papel PVC e deixe dobrar de volume. Nesta etapa, pré-aquecer o forno a 200oC.

Passo 7: Levar para assar em forno pré-aquecido, por aproximadamente 12 a 15 minutos. Retirar do forno, fazer cortes longitudinais no pão (mas não cortar até o fim, deixando os pães ainda emendados em cada fatia). Abrir e colocar a manteiga temperada no meio, passar na parte superior também.

#dicabakeandcakebr – a cocção parcial para o congelamento pode ficar por aqui. Neste caso, há duas opções: guardar os pães cortados, sem manteiga ou já passar a manteiga, enrolar em PVC e colocar no congelador. Quando for assar, os pães podem ser colocados diretamente no forno ou na churrasqueira. Na churrasqueira, coloque-os embrulhados em papel alumínio para descongelarem e depois dê aquele dourada.  No forno convencional, mantenha a temperatura em 200oC, em torno de 10 minutos e estarão descongelados e dourados por fora (verifique o tempo pois isso pode variar de forno para forno)

Passo 8: se sua decisão for assar imediatamente, leve para o forno e termine a cocção por aproximadamente mais 10 minutos, ou até estarem dourados e a manteiga bem derretida. Resfriar em uma grelha, servir e deliciar-se com a manteiga derretendo, o sabor de alho e claro, o Churrasco!

Vale lembrar que o pão de alho combina muito bem com outros pratos, como sopas e pode ser servido como entrada, pois ele “se basta”. Use a criatividade para inovar no tempero da manteiga, coloque um mix de ervas picadas, um pouco de pimenta e cause aquele “espanto do bem”, ou o “fator uau”.

Pão de Alho - Receita
Pão de Alho – Receita –  pão assado e cortado ao meio, para mostrar a textura e como a manteiga temperada “penetra”  no pão por dentro e deixa a casquinha crocante por fora.

Quer ver outros pães? Acesse nossa página especial. O maior sucesso até agora foi nosso pão de hambúrguer. 

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Um comentário

Deixe uma resposta