Pudim de Leite Condensado – 2 formas de fazer 2 receitas: com ou sem furos!

Pudim de Leite Condensado – 1 receita do #fundodobau e outra de Hotel para você escolher a melhor e ainda optar por fazer com ou sem furos. Siga o bakeandcake.blog.br e no Youtube: https://goo.gl/5oX8Wp

Por aqui o Pudim de Leite Condensado sempre foi muito querido, e sempre foi com furos. Mas em alguns hotéis ele é servido sem furos, completamente liso. Mas qual é o certo? Qual é o melhor?

Quem tem que julgar isso é você, somos por definição um canal interativo gourmet, queremos ouvir sua opinião, então deixe aqui nos comentários o que você pensa sobre este dilema.

E para manter a diplomacia e agradar todos os gostos, neste post trazemos duas receitas diferentes de Pudim de Leite Condensado: uma da vovó, direto do #fundodobau e a outra de “Hotel” (profissional). Ambas podem ser feitas com ou sem furos, vai depender do modo de preparo!

Dificuldade: Fácil, domine a técnica do caramelo e ficará moleza!

Tempo de Preparo: 1 hora e meia

Rendimento: Receita da Vovó #fundodobau – 1 pudim padrão (pequeno) e Receita de Hotel 1 pudim médio.

Utensílios: Forma de Furo no Meio (pequena para receita da Vovó #fundodobau) ou Forma Média para Receita de Hotel, Tigela, Colher, Panela para Banho Maria ou Forma Redonda para fazer Banho Maria, Papel Alumínio.

Equipamentos: Liquidificador (veja no modo de preparo quando ele será necessário) , Fogão, Forno (veja no modo de preparo quando ele será necessário)

Ingredientes – Pudim de Leite Condensado

Receita 1 – Pudim de Leite Condensado da Vovó #fundodobau

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • 1 lata de leite (use a medida da lata de leite condensado)
  • 3 a 4 colheres de sopa de açúcar (para a calda)

Receita 2 – Pudim de Leite Condensado de Hotel (profissional)

  • 2 latas de leite condensado
  • 6 gemas peneiradas
  • 300ml de leite
  • 4 – 6 colheres de sopa de açúcar (para a calda)

Modo de Preparo do Pudim de Leite Condensado sem Furos (vale para os dois pudins)

Passo 1 : Faça o caramelo, usando as dicas do nosso post sobre técnicas de caramelo. Embora não pareça, mas o caramelo feito somente com o açúcar é mais perfeito, mas não há problema algum em diluir em um pouco de água (ele demora mais , mas diminui o risco de queimar com facilidade). Cuidado para o caramelo não queimar e  ficar amargo, se acontecer, recomece. Se der certo, gire a forma para o caramelo se espalhar pelas laterais e pelo fundo. Deixe o caramelo esfriar e endurecer, vá para o Passo 2.

Passo 2: Misture todos os ingredientes com uma colher (para o pudim de hotel peneire as gemas tá?). Evite fazer bolhas, pois são elas que formam os furos. Deixe descansar…para as bolhas sumirem.

Passo 3: O Pudim de Leite Condensado pode ser feito tanto em banho maria quanto no forno. Isto não interfere na formação de furos, fizemos o teste.

  • Em banho maria no fogão, coloque água e um pouco de vinagre para ferver ( o vinagre evita que a panela fique manchada).
  • No forno, ferva a água que será colocada na forma redonda ou retangular em que o pudim será assado em banho maria. Pré-aqueça o forno a 180oC.

Passo 4 – Coloque o pudim na forma com furo e leve para assar ou cozinhar de forma a cobrir 1/2 da forma com água. Cubra com papel alumínio ou tampe (no fogão). Deixe cozinhar/assar por 40 a 50 minutos ou até que esteja completamente cozido ao colocar um garfo.

Passo 5: #dicabakeandcakebr – Deixe esfriar, leve para gelar pelo menos por 2 horas. Verifique antes de desenformar se o pudim está solto da forma, caso não esteja coloque-o no fogão por alguns segundos para esquentar. Vire o pudim sobre um prato fundo, com borda para não escorrer a calda.

Modo de Preparo do Pudim de Leite Condensado com Furos (vale para os dois pudins)

Repita todos os passos do pudim sem furos, apenas com uma diferença: o pudim deve ser feito no liquidificador e não precisa “descansar”, pode ir direto para forma e dai para o forno/fogão.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Conclusão do post sobre o Pudim de Leite Condensado:

  • Mesmo a receita da Vovó do #fundodobau pode ser feita sem furos! O sabor é mais leve, menos adoçado, mas ficam alguns pequenos furinhos imperceptíveis sim (um aqui , outro ali).
  • O pudim de Hotel tem um sabor mais doce, uma consistência mais firme e realmente fica 0% furado, desde que respeitado o modo de fazer sem furos: na mão de forma leve, sem formar bolhas!
  • Se quiser furar o pudim, é só bater no liquidificador ou com o fouet.
  • O processo de cocção (no fogão ou no forno) não interfere em nada para o pudim ser com ou sem furos!

Gostou do post? E agora o que você vai fazer? Vai preparar o pudim de leite condensado do #fundodobau ou de Hotel, com ou sem furos?

Na foto, o Pudim de Leite Condensado que fizemos é a receita da Vovó do #fundodobau, usamos o modo de preparo para deixá-lo sem furos.

Pudim de Leite Condensado - Receita com e sem furos
Pudim de Leite Condensado

Quer ver outras receitas de pudim super legais?

Creme Caramel

Creme Caramel
Crème Caramel – porção individual

Pudim de Tapioca com calda de mel de engenho

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta