Bolo Tres Leches com Leite Ninho – Fácil de Fazer e de Surpreender sua mãe!

Bolo Tres Leches ou Três Leites (com leite Ninho) #toquedechef é  um bolo de origem Latina, com características essenciais:  massa esponja, regado com uma calda de três leites. Receita original traduzida do espanhol, inédita e fácil de fazer e de surpreender sua mãe ou quem quiser! Siga o bakeandcake.blog.br e no Youtube https://goo.gl/5oX8Wp

Por : Cris Muratori (fonte: Suspiro por Dulces – Kristina Wetter) – receita traduzida e executada no Bake and Cake .

Logo que iniciei o Blog ganhei um livro de receitas latinas de uma amiga venezuelana. Logo me chamou a atenção o Bolo Tres Leches, que na receita original está identificado como “Dulce Tres Leches”.  A composição da receita é simples, mas muito elegante e o melhor, muito fácil de fazer.

Pesquisei em outros blogs e vi que a receita muitas vezes é feita com frutas vermelhas, como morangos, mas aqui levamos a receita ao pé da letra, pois entendemos que essa deve ser uma das versões que o bolo tem. Também não ficou clara a origem exata do Bolo, mas a receita de fato ficou popular nas Américas e agora estamos ajudando para que se popularize mais aqui no Brasil tb!

Mas para ser um Bolo Tres Leches, independentemente da cobertura, há duas coisas que não podem ser modificadas: a textura “esponjosa” da massa, capaz de absorver a calda ou creme de três leites, que “rega” o bolo e lhe confere umidade e sabor.

Fica ai nossa sugestão de um bolo fácil que pode ser feito para o Dia das Mães. E porque fiz essa sugestão? Porque além de original, fácil de fazer é um dos bolos preferidos da minha mãe!

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 9 pedaços, de 3 a 4 cm de altura.

Utensílios: Forma retangular pequena ou forma quadrada pequena (15cm), peneira, espátula, bowl, panela (banho maria), saco de confeitar, faca ou cortador quadrado para os bolinhos.

Equipamentos: Forno, Mixer ou Batedeira de Mão, Geladeira.

Ingredientes do Bolo Tres Leches ou Tres Leites:

Parte I –  Massa

  • 5 ovos (claras e gemas separadas)
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 xícara de farinha
  • 1/2 colher de café de fermento químico
  • Manteiga para untar.

Parte II – Calda ou Creme de Três Leites

  • 1 xícara e meia de leite em pó
  • 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara de leite condensado
  • 1/2 xícara de leite ( se ficar muito grosso, colocar 1/2 xícara a mais)

Parte III –  Merengue

  • 4 claras
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro

Parte IV  – Decoração

  • Canela em Pó, Canela em Pau

Como fazer o Bolo Tres Leches ou Três Leites:

Passo 1: Pré-aqueça o forno a 200oC. Unte uma forma retangular ou quadrada pequena com manteiga e farinha.  Em uma tigela da batedeira, coloque as claras e bata-as até próximo do ponto de neve. Adicione o açúcar aos poucos, bata até ficar bem consistente.

Passo 2: Na sequência, adicione as gemas, uma a uma. Bata mais um pouco, até incorporar e ficar amarelinho.

Passo 3: Separe a farinha e o fermento e uma peneira. Pare de bater, adicione a farinha e o fermento, peneirando-os sobre a mistura de ovos e açúcar e misturando com uma espátula devagar, para não perder o ar.

Passo 4: Coloque a massa na forma untada e leve para assar a 200oC por 15 minutos. É bem rápido mesmo e o bolo cresce bem.

Bolo Tres Leches
Bolo Tres Leches – massa pronta para assar em forma quadrada

Enquanto o bolo assa, prepare a calda ou creme tres leches: misture todos os ingredientes da receita e reserve em temperatura ambiente (se levar para a geladeira engrossa bem).

Bolo Tres Leches - Receita
Bolo Tres Leches – já assado e morno

Passo 5: Deixe o bolo esfriar e depois de morno, vire-o sobre um prato de bolo ou tábua. Reserve a forma, pois ela será utilizada na sequência.

Bolo Tres Leches - Receita
Bolo Tres Leches – desenformado (parte inferior deve ficar para cima)

Passo 6: Com o bolo já frio, vire-o sobre uma tábua ou prato de bolo, corte-o em 9 pedaços quadrados (usamos um cortador quadrado, mas pode ser feito com a faca também). Corte as beiradas do bolo também tá?

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Bolo Tres Leches - Receita
Bolo Tres Leches – cortado em 9 pedaços iguais, sem as beiradas.

Devolva o bolo na forma (com o fundo virado para cima), fure com um garfo e derrame o creme ou calda Tres Leches. Leve para a geladeira.

Passo 7: Faça o merengue e nesse caso, a técnica tem que ser do Merengue Suíço
pois o bolo não voltará ao forno e as claras precisam ser “esterilizadas” ( ou utilize claras esterilizadas em caixinha). Utilize as quantidades indicadas nessa receita, mas siga o modo de preparo do merengue suíço.

Bolo Tres Leches - Receita
Bolo Tres Leches – preparo do Merengue, usando a técnica do Merengue Suíço.

Passo 8: Coloque o Merengue Suíço em um saco de confeitar e faça os desenhos com o bico que desejar.

Sirva o bolo cortado, com a calda ou creme de tres leches, com o merengue e polvilhe canela sobre o merengue e também no prato.

Bolo Tres Leches - Receita
Bolo Tres Leches – Na forma, pronto.

Gostou de nossa sugestão? Serve para dia especiais, para uma sobremesa de um almoço ou jantar (pode ser servida individualmente) e tem um sabor Latino autêntico, que combina com o Brasil. Nossa sugestão de montagem é:

Bolo Tres Leches
Bolo Tres Leches – pronto para servir, montado conforme nossa sugestão!

#dicabakeandcake – o bolo é delicioso, mas se na massa for colocado algumas raspas de limão, o contraste entre este leve sabor cítrico e a calda ou creme de tres feches fica perfeito…mas ai vai de cada um porque na receita original não tem.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta