Pipoca Doce : 3 versões Gourmet e 2 de Pipoqueiro, escolha e faça a sua!

Pipoca Doce  – #especialfestajunina –  5 pipocas doces: 3 versões Gourmet e 2 de pipoqueiro para divertir suas tardes em frente da TV, com aquele filminho e as Festas de São João! Tem: Pipoca de Pipoqueiro ( Caramelada e de Groselha) e as Pipocas Gourmet (de Caramelo com Bicarbonato, de Nutella e de Paçoca).  Corre pra clicar na receita e fazer a sua! Inscreva-se no nosso canal no Youtube https://goo.gl/5oX8Wp.

Gente, como fazia tempo que não fazia uma pipoca doce! A gente sempre fazia quando eu era criança, nem sempre era doce… mas pipoca em geral me  lembra muito a infância, acho que para muita gente. Não tinha microondas não, pipoca se fazia na panela mesmo e era o lanchinho da tarde dos finais de semana (nem sempre!, o que tornava ainda mais especial).

E bateu aquele saudosismo, e a vontade de resgatar um pouco esta delícia, e seus diversos sabores, com a onda da “gourmetização” e também as receitas de pipoqueiro.

Selecionamos então 5 receitas  muito divertidas e deliciosas para suas tardes em casa e para as Festas Juninas!

Um delas, a pipoca de paçoca tem receita em vídeo

Dificuldade: Todas fáceis, a mais complexa é a pipoca doce de caramelo gourmet.

Rendimento: Varia de acordo com a Receita Escolhida. Para padronizar, todas as receitas foram feitas com 50g de pipoca ou 1/4 de xícara – o suficiente para 2 a 3  pessoas. Multiplique as quantidades se precisar de maior rendimento.

Tempo de Preparo: Varia de acordo com a receita escolhida.

Utensílios: Panela com Tampa, Xícara medidora, Colher de sopa, Assadeira de Vidro, Espátula de Silicone, Termômetro (opcional),

Equipamentos; Fogão, Microondas (opcional), Forno (para a pipoca doce gourmet caramelada)

I) Ingredientes Pipoca Caramelada (de Pipoqueiro)

  • 1/4 xícara de milho para pipoca  ou 50g
  • 1/4 xícara de água ou 50g
  • 1/4 xícara de açúcar ou 50g
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de óleo de milho

Como Fazer a Pipoca Caramelada (de Pipoqueiro)

Tempo de Preparo: 15 minutos 

Pipoca Doce - Como fazer
Pipoca Doce Caramelada de Pipoqueiro

Passo 1: Colocar todos os ingredientes na panela em fogo baixo (se seu fogão tem aquela boca pequena é nela mesma, a boca mais fraca). Essa pipoca tem que ter um cuidado especial para não queimar, porque o caramelo quando queima fica amargo e a cor da pipoca fica escura. Esperar as pipocas estourarem por completo, mexendo a panela. Ao parar de estourar, usar uma espátula de silicone para envolver todas as pipocas no caramelo (faça isso ainda quente). Deixe esfriar, e separe bem as pipocas umas das outras e Pronto!

#dicabakeandcake – O modo de fazer tradicional do pipoqueiro, pode deixar alguns caroços sem estourar, que grudam na pipoca e podem ser perigosos ao comer. Uma outra forma que dá muito certo e tem melhor aproveitamento é preparar  como a de Groselha (ver abaixo), fazendo a pipoca no fogão ou no microondas, reservando e preparando a calda separadamente e depois misturando a pipoca no caramelo. Neste caso, para 1/4 de xícara de pipoca, utilize 1/2 xícara de açúcar refinado e 1/4 de xícara de água. O cuidado aqui é preparar o caramelo em fogo baixo. SE tiver um termômetro, monitore e quanto atingir 170oC desligue o fogo, aguarde caramelizar com o calor residual, coloque as pipocas e misture com o fogo bem baixo. Se quiser saber mais sobre a técnica de preparar o caramelo, clique aqui.

Pipoca Doce - Como fazer
Pipoca Doce de Groselha de Pipoqueiro

II) Pipoca Doce de Groselha (de Pipoqueiro)

  • 1/4 de xícara de milho para pipoca ou 50g
  • 2 colheres e meia de óleo
  • 1/2 de xícara de groselha
  • 1/4 de xícara de açúcar ou 50g

Como fazer a Pipoca Doce de Groselha (do Pipoqueiro)

Tempo de Preparo: 5 a 10 minutos!

Passo 1: Essa pipoca é muito fácil de fazer. Leva 10 minutos e pronto. Prepare a pipoca no microondas ou no fogão (óleo + pipoca). Reserve.

Passo 2: Prepare uma calda de groselha com o açúcar, até atingir 120oC no termômetro ou o ponto de fio. Coloque as pipocas na panela e mexa bem para envolvi-las completamente, mantenha fogo bem baixo para que misture sem que elas endureçam. Sirva fria para que fiquem bem crocantes e não fiquem melecadas (as quantidades dessa receita de pipoca doce deixa-a  bem vermelha e bem envolvida na calda).

Pipoca Doce - Como fazer
Pipoca Doce Caramelada Gourmet (com bicarbonato)

III) Pipoca Doce Caramelada Gourmet

Para a pipoca:

  • 1/4 de xícara de milho para pipoca
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de açúcar

Para o caramelo:

  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 100g de manteiga sem sal
  • 1/4 xícara de mel ou xarope de milho (Karo)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Como Fazer a Pipoca Caramelada (Gourmet)

Tempo de Preparo: Mínimo 30 minutos.

Passo 1 – Pré-aqueça seu forno a 100oC ou no mínimo que seu forno permitir. Em uma panela com tampa, colocar o óleo de milho e a pipoca ou preparar as pipocas no microondas. Reserve as pipocas em uma assadeira grande de vidro temperado (não precisa untar).

Passo 2: Preparar o caramelo, colocando todos os ingredientes menos o bicarbonato em uma panela. Derreter a manteiga e manter em em fogo baixo até começar a formar bolhas (uns 4 minutos) ou se tiver um termômetro, até atingir 120oC (tomando cuidado para não queimar). Neste ponto adicione o bicarbonato de sódio, mexa bem ( a cor vai mudar para caramelo e também vai borbulhar).

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 3: Jogue as pipocas na panela,mantenha o fogo baixo e mexa bem. Se achar que a pipoca já está bem envolvida no caramelo, pare aqui e sirva. Caso contrário, coloque no forno por no mínimo 15 minutos a 100oC.  Caso o resultado ainda não seja satisfatório, repita a operação por mais 15 minutos (podendo chegar até 4 vezes de 15 minutos, retirando e mexendo e retornando-a ao forno).

Passo 4: Deixe esfriar, separe bem as pipocas e reserve em pote hermético. Elas duram bem se forem bem fechadas.

Pipoca Doce - Como fazer
Pipona Doce de Nutella

IV) Pipoca Doce de Nutella

A) Para a pipoca:

  • 1/4 de xícara de milho de pipoca ou 50g
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de óleo de milho

B) Para a Calda de Nutella:

  • 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1/4 de xícara de água
  • 1/4 de xícara de Nutella

Tempo de Preparo: 15 minutos

Passo 1: Em uma panela com tampa, colocar o óleo de milho e a pipoca ou preparar as pipocas no microondas. Reserve as pipocas em uma assadeira grande de vidro temperado (não precisa untar).

Passo 2: Em um panela grande e funda, colocar o açúcar e água. Misturar bem. Aquecer. Adicionar a Nutella, misturar bem para incorporar. Deixar em fogo médio até atingir o ponto de fio (depois de ferver aproximadamente 3 minutos) ou 120oC.

Passo 3: Devolver as pipocas na panela, misturar bem em fogo bem baixo , para que fiquem completamente misturadas com a calda. Deixar resfriar em refratário. Servir fria. Armazenar em pote hermético para que fiquem crocantes se sobrar.

V) Pipoca Doce de Paçoca Gourmet

A) Para a pipoca:

  • 1/4 de xícara de milho de pipoca ou 50g
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de óleo de milho

B) Para a Calda de Paçoca:

  • 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1/4 de xícara de água
  • 1/4 de xícara de Paçoca cremosa

Tempo de Preparo: 15 minutos

Passo 1: Em uma panela com tampa, colocar o óleo de milho e a pipoca ou preparar as pipocas no microondas. Reserve as pipocas em uma assadeira grande de vidro temperado (não precisa untar).

Passo 2: Em um panela grande e funda, colocar o açúcar e água e a paçoca cremosa. Misturar bem. Aquecer.  Deixar em fogo médio até atingir o ponto de fio (depois de ferver aproximadamente 3 minutos) ou 120oC.

Passo 3: Devolver as pipocas na panela, misturar bem em fogo bem baixo , para que fiquem completamente misturadas com a calda. Deixar resfriar em refratário. Servir fria e crocante! Armazenar em pote hermético para que fiquem crocantes se sobrar.

E ai? Ficou com vontade? Faça a sua !

E lembre-se de curtir o Bake and Cake nas redes sociais e inscrever-se no nosso novo canal no Youtube, com videos programados para os próximos domingos entre 16h e 17h.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

Deixe uma resposta