Nhoque de Batata Doce: original e fit para substituir o convencional.

Nhoque de Batata Doce #fit ao Pesto de Manjericão – 2 receitas sem glúten e sem lactose, originais para substituir o convencional. Uma delas sem ovo, e o melhor: as duas igualmente deliciosas, saudáveis e fáceis de fazer.  Inscreva-se no Youtube: https://goo.gl/5oX8Wp

Por: Manu Boffino

Você já ouviu dizer que a batata doce faz bem? Pois é, ela ganhou fama graças aos seus efeitos positivos sobretudo para quem pratica atividade física. É um carboidrato que por ser lentamente absorvido pelo organismo, libera lentamente a energia durante o exercício, fornecendo combustível do começo ao fim.

A batata-doce, raiz originária das Américas do Sul e Central, é um carboidrato rico em fibra solúvel, capaz de reduzir a absorção de glicose e lipídeos e seu baixo índice glicêmico eleva pouco o nível de açúcar no sangue.

É uma excelente fonte de energia, contendo vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo, além de substâncias antioxidantes o que também a torna eficaz no combate aos radicais livres, retardando assim o processo de envelhecimento (OBAAAA!).

E recentemente, caiu no gosto popular, por ser além de tudo isso bastante acessível e muito gostosa. E para que seu “menu” fique ainda mais original, nutritivo, recebemos da Manu Boffino estas receitas, testamos aqui em nossa cozinha e claro, aprovamos e agora compartilhamos!

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: de 1 hora a 2 horas (pode variar)

Rendimento: 4 porções como a da foto do post

Utensílios: Forma, Papel Alumínio, Espremedor de Batatas, Faca ou Cortador de Massa, Peneira (opcional), Panela, Escorredor ou Escumadeira, Bowl (Tigela)

Equipamentos: Forno, Microondas (opcional), Liquidificador ou Processador,  Fogão

NHOQUE DE BATATA DOCE AO PESTO DE MANJERICÃO

Primeiro, vamos dar a receita do molho, que já pode ficar pronto ou ser feito enquanto as batatas são ASSADAS ou cozidas no microondas (cozinhar em água jamais!!!)

Molho PESTO DE MANJERICÃO (sem glúten e sem lactose) – o mesmo molho para as 2 receitas

  • 2  xícaras de folhinhas de manjericão lavadas
  • 1 xícara de azeite de oliva
  • 1 dente pequeno de alho picado
  • 4 colheres (sopa) de castanha do Pará grosseiramente picadas (5 unidades aproximadamente )
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer o Molho Pesto de Manjericão (sem glúten e sem lactose)

Passo 1: Leve as castanhas do Pará ao forno por 6-7 minutos para tostar. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer *função pulsar, até que o manjericão esteja cortado em micro pedacinhos, mas sem se tornar uma pasta. Reserve.

Versão 1  – SEM GLUTEN E SEM LACTOSE, com ovo

  • 1 kg de batata doce
  • 1 ovo
  • 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 50g de polvilho doce
  • 100g de fécula de batata
  • Noz moscada
  • Sal

Versão 2 : Sem Glúten, Sem lactose, sem ovo (VEGANA)

  • 1 kg de batata doce
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 50g de polvilho doce
  • 80g Fécula de batata
  • Noz moscada
  • Sal

Modo de Preparo do Nhoque de Batata Doce:

Passo 1: Lave as batatas doces, seque-as e embrulhe-as em papel de alumínio. Asse-as no forno, temperatura de 200ºC, até que estejam bem macias, aproximadamente  1 hora a 1 1/2 horas (depende do tamanho da batata), ou se preferir siga a dica abaixo:

#dicabakeandcake: Para economizar tempo, corte as batatas em pedaços (com casca), coloque em um saco plástico transparente, fure-o e leve as batatas para cozinhar  no microondas por 15 a 20 minutos. 

Passo 2: Ainda quente, descasque e amasse com um garfo para obter um purê liso, sem grumos. Peneire se quiser obter uma textura ainda mais fina. Coloque numa tigela, faça uma depressão no centro e disponha os outros ingredientes menos as farinhas e misture bem.Acrescente o polvilho, misture novamente até obter uma massa homogênea.

Custom Search

Passo 3: Comece a adicionar a fécula, aos poucos, 1 colher por vez, e vá sovando até que a  massa desgrude das mãos (não é necessário usar toda a fécula, pois a quantidade depende muito do teor de umidade da batata).

Passo 4: Numa panela grande, esquente água, levemente salgada, para cozinhar os nhoques.

Passo 5: Passe a massa para uma superfície lisa, levemente enfarinhada com fécula e vá fazendo rolinhos com pequenas porções de massa, cortando-os em pedaços regulares.

Passo 6: Coloque os nhoques na água fervente e cozinhe até que flutuem. Retire com auxilio de uma escumadeira ou escorra.

Nhoque de batata doce com pesto de manjericão
Nhoque de batata doce com pesto de manjericão

Passo 7: Coloque numa travessa envolvendo-os delicadamente com o molho reservado. Sirva em um prato bem bonito, para dar aquele up. Decore com folha de manjericão (opcional).

Veja o resultado:

nhoque de batata doce
nhoque de batata doce versão 1, com ovo.

Conclusão: Mas de fato qual deles fazer? Se para você o ovo não tem problema algum faça com ovo, pois é uma massa mais fácil de trabalhar. No sabor, elas são idênticas.

Esperamos que tenham gostado de nossa receita, logo logo tem mais alguma com esse ingrediente (Batata Doce) que virou hit e sinônimo de comida saudável.

Mas se quer fazer o convencional , que é igualmente delicioso, clique aqui para ver nossa receita de nhoque de batata com molho de manteiga e sálvia.

Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Post elaborado por Manu Boffino, testado e aprovado por Cris Muratori.

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Deixe aqui seu comentário