Maminha Assada com Cebola Caramelizada e Batatas – Menu completo B&C!

Maminha Assada com Cebolas Caramelizadas, uma deliciosa receita do Bake and Cake, para seu almoço ou jantar em família. Uma receita deliciosa que se basta! https://goo.gl/5oX8Wp

Essa receita já está no nosso cardápio há tempos, e finalmente chegou a hora de registrá-la aqui. Espero que gostem! A versão original veio do site Cozinha do Xúnior e foi adaptada aqui.

A receita é composta de algumas etapas: Marinar a Carne,  Fazer o tempero, Assar, preparar a cebola caramelizada,  fazer  o molho, montar e servir!

Dificuldade: Média

Tempo de Preparo: 1 hora e meia a 2 horas

Rendimento: 6 porções

Utensilios: Bowl ou tigela, Saco plástico transparente, Forma com Grelha, Panela, Frigideira

Ingredientes da Maminha Assada com Cebola Caramelizada – Bake and Cake
Para marinar a Maminha:
  • 1 peça de maminha de alcatra (mais ou menos 800g);
  • 1 cabeça de alho descascada e debulhada;
  • 1 laranja;
  • Sal, pimenta do reino a gosto;

Para o Tempero da Maminha Assada Com Cebola Caramelizada:

Custom Search

  • 5 dentes de alho bem picado
  • 1/2 cebola bem picada;
  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres das de sopa de azeite de oliva
  • 3 colheres das de sopa de molho shoyu

Para as cebolas caramelizadas:

  • 4 cebolas roxas grandes em rodelas
  • Uma pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 3 colheres das de sopa de açúcar cristal;

Para as batatas coradas:

  • 2 a 3 batatas grandes;
  • Sal
  • Azeite

Para o molho da Maminha Assada com Cebola Caramelizada e Batatas Coradas:

  • 250 ml de caldo de carne
  • Caldo que ficou na assadeira da Maminha
  •  3 colheres das de sopa de molho shoyu.
  • 30ml de água fria
  • 1 colher de sopa de farinha ou amido de milho
Modo de preparo da Maminha Assada com Cebola Caramelizada e Batatas Coradas:
Passo 1: Limpe o excesso de gordura da carne, mas mantenha a capa (Só retire a parte mais grossa, essa carne precisa da gordura para ficar mais gostosa). Corte as batatas em rodelas e cozinhe-as  em água com sal ou no microondas.
Passo 2: Marine a Carne; Descasque a cabeça de alho. Fure a carne com uma faca e coloque os alhos na carne. Coloque em um saco plástico a carne, esprema a laranja por cima (como se estivesse lavando a carne) e deixe descansar por meia hora. Neste intervalo, prepare o tempero da carne. Pré-aqueça o forno nesta etapa, colocando o forno no máximo.
Passo 3: Para o tempero, coloque em uma vasilha o sal e a pimenta do reino, pique bem as pimentas e coloque junto com o alho, a cebola, o azeite, o limão e o shoyu. Misture bem e pincele sobre a carne dos 2 lados.
Passo 4: Leve a carne e as batatas para assar. Reveja o post sobre a técnica de assar. Para isso, coloque a carne marinada (e o tempero da marinada) em uma grelha sobre uma forma forrada com papel alumínio,  e leve a carne para assar por 15 minutos na temperatura máxima (225oC – 250oC). Passado este tempo,  e depois de a carne estar selada, embrulhe a carne em papel alumínio, abaixe a temperatura do forno para 180oC  e deixe assando por mais ou menos 45 minutos para uma carne ao ponto menos ou para bem passada em torno de 1 hora. Sobre uma forma forrada com papel alumínio, ajuste o tempero das batatas, coloque um pouco de azeite sobre elas e leve-as para assar em 180oC.  Deixe as batatas assando no forno juntamente com a carne, mas em formas separadas, até que estejam bem coradas (se necessário vire as batatas no meio do processo).
Passo 5: Prepare as cebolas caramelizadas (MARAVILHOSAS!) – Em uma frigideira, coloque a manteiga e refogue a cebola com uma pitada de sal (para não quiemar). Quando a cebola estiver transparente, acrescente o açúcar e vá mexendo até caramelar, desligue o fogo e reserve. Este processo leva um tempinho, tá? Uns 15 a 20 minutos.
Passo 6: Prepare o molho: em uma panela pequena, coloque 250ml de caldo de carne (prefira os naturais, feitos em casa) e  deixe no fogo até reduzir à metade do volume, acrescente o shoyu e deixe ferver, retire do fogo e reserve. Em um copo ou xícara coloque a   farinha/maisena e dissolva em água fria (30ml). Coloque no molho, abaixe o fogo e deixe engrossar. Reserve.
Passo 7: Retire a maminha do forno e as batatas.  Deixe a carne coberta por alumínio por 5 minutos para descansar (e as batatas também para não esfriar)  e em seguida fatie a carne bem fina,  com uma faca boa e afiada.  Monte o prato colocando a carne fatiada, o molho, as cebolas caramelizadas por cima da carne e ao redor as batatas, como na foto abaixo:
maminha assada com cebola caramelizada
Maminha Assada com cebola caramelizada e batatas coradas
Esse prato é fantástico, fica muito bom para servir para a família, ou em formato de “buffet” em uma festa!
Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Comments

comments

Deixe aqui seu comentário