Risoto perfeito: Método e Receita Básica para 2 pessoas

Risoto perfeito: receita básica e o método, que podem transformar um risotinho em um prato bem executado e sem falhas. Inscreva-se no Youtube https://goo.gl/kt7mvb

por Manu Boffino (receita)

Risoto parece algo fácil de fazer, né? Mas por que tanta gente erra? Na foto a gente já pode saber se ele ficou ou não perfeito.

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: Caldo de Legumes: 45 minutos, Risoto: 30 minutos.

Rendimento: Receita para 2 pessoas como acompanhamento de um prato, para servir o risoto como prato principal, dobrar a quantidade.

Utensílios: Panelas, Faca, Tábua, Copo medidor, Xícara, Espátula, Ralador (opcional), Coador.

10 máximas sobre o risoto:

#1Risoto pode ser prato único ou acompanhamento

#2Risoto de verdade deve ser feito com fundo ou caldo preparado em casa com elementos que ornem perfeitamente com o sabor do risoto. Não tem erro: fazer caldo de legumes em 99% das vezes. Mas claro, pode ser feito com caldo de frango, de carne, de camarão. O caldo não leva sal, ele é adicionado ao risoto.

#3 – Risoto pode ser feito de vários sabores, o método é sempre o mesmo, variando muito pouco ( o momento em que o item principal que lhe confere o sabor se mistura com ele)

#4 – Risoto tem que ser al dente. O grãos macios e cremosos por fora e firmes por dentro.

#5 – Risoto não pode ser aguado, os grãos tem que ficar juntinhos e unidos;

#6 – Risoto de verdade não leva creme de leite, a cremosidade vem do preparo correto e de acrescentar manteiga e queijo ralado para finalizar, salvo algumas exceções como o risoto de lula, camarão ou outros frutos do mar, que não tem essa finalização.

#7 – Risoto tem que mexer sem parar..? Não. Ele precisa ser mexido frequentemente, mas não ininterruptamente.

#8 – Risoto pode ser preparado antecipadamente – sim, mas para isso, os restaurantes usam uma técnica de parar sua cocção minutos depois de acrescentar o caldo. Espalham o risoto em uma assadeira, resfriam e seguem a cocção deste ponto em diante, com o caldo reservado. Funciona, mas é mais para profissionais ou para eventos especiais.

#9 -Risoto tem que ser servido na hora, não pode esperar, pois ele continua a cocção mesmo depois que saiu do fogo e é neste momento que pode sair do ponto e perder a cremosidade de sua cocção.

#10 E por último uma licença poética : Risoto é feito na panela, não é assado, mas porque pode ser um acompanhamento perfeito para assados, nós aqui do Bake and Cake resolvemos dar a receita passo a passo para que você possa fazer seu risoto e acompanhar outros pratos deliciosos!

Parte I ) Receita básica do caldo de legumes para o Risoto:

  • 500ml de água
  • 1/2 cebola picada grosseiramente
  • 1/2 talo pequeno de salsão picado grosseiramente
  • 1/2 alho poró em rodelas
  • 1/2 nabo em rodelas
  • 1 folha de louro
  • 4 Pimenta em grãos
  • 3 talos de salsinha
  • 1 ou 2 ramos de tomilho
  • 1 dente de alho inteiro

Método básico para preparar o caldo de risoto :

Misturar todos os ingredientes e levar para fervura branda por 30 a 45 minutos (fogo baixo).

Parte II) Ingredientes do Preparo do Risoto Perfeito – Receita Básica 

Custom Search

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 0,5 l de caldo de legumes (medida para preparo do arroz arbóreo)
  • 40 gr de manteiga + 1 colher para finalizar
  • ½ cebola picada
  • 100 ml de vinho branco seco
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta

Método Básico de preparar um risoto perfeito:

Passo 1 – Na véspera preparar o caldo, ou se não tiver tempo, considerar a preparação do caldo 30 a 45 minutos.

Passo 2 – Picar a cebola pequena – ela não deve aparecer no risoto;

Passo 3 – Em uma panela com fundo que acomode o risoto, em fogo baixo, colocar manteiga integral sem sal e refogar a cebola até que fique transparente (por aproximadamente 3 minutos).

Passo 4  – Junte o arroz e refogue, em fogo baixo, lentamente, mexendo sempre para liberar o amido dos grãos, por alguns minutos ( em torno de 3 min).

Passo 5 – Regue com o vinho e, agora em fogo alto, continue mexendo até todo o líquido evaporar. O vinho é usado só para perfumar o arroz, mas o seu gosto e o álcool não podem estar presentes ao final do preparo. Esta etapa leva aproximadamente 2 minutos.

Passo 6 – Adicione 1 concha de caldo fervente, sempre mexendo, e quando estiver quase seco, coloque mais uma, e assim sucessivamente (estima-se usar em torno de 360ml a 400ml de caldo por xícara de arroz arbóreo). Coloque o sal.

Passo 7 – Cozinhe o arroz por aproximadamente 12 minutos no total até que esteja  estiver “al dente”, grão cremoso por fora e firmes por dentro. Ajuste o sal, coloque a pimenta.

Passo 8 – Retire do fogo e misture a manteiga fria e o queijo parmesão. Esta etapa garante mais cremosidade ao seu risoto.

Passo 9 – Sirva imediatamente, risoto não pode esperar.

Além de perfeito esse risoto fica super cremoso e muito delicioso e com essas dicas de preparo, você vai arrasar, que é o que queremos.

Agora mãos a obra para preparar o risoto perfeito com nossa receita e dicas.  Vira e mexe vamos voltar aqui para sugerir que risoto seja um prato para acompanhar  receitas de assados!

Esse risoto, faz parte do menu sugerido de um jantar romântico a dois, para o Dia dos Namorados 2017. Veja o video e todas as receitas em bakeandcake.blog.br/menu-namorados.

Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

Deixe aqui seu comentário