Bolo Tiramisu – a união de dois clássicos em um bolo incrível!

Bolo Tiramisu – um pão de ló que fica com camadas ultra finas e todos os elementos do tiramisu, o clássico, em forma de bolo! Inscreva-se no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

Dificuldade: Média

Tempo de Preparo: Pão de Ló – 1hora, Tiramisu – 1 hora , Montagem: 1 hora – total : 3 horas

Utensílios: Tigelas, Fouet, Espátula, Panela para Banho Maria, Forma redonda – 23cm (para este bolo foi usuada de fundo falso, mas pode ser a comum), papel manteiga. Termômetro (opcional), Faca de cortar bolo ou de serra grande, Bico de confeitar liso, saco de confeitar, peneira pequena para polvilhar o chocolate, Bailarina ou suporte para o bolo, base de papelão ou o fundo de uma forma removível, base alta giratória para apoiar o bolo (bailarina), fita para o bolo.

Equipamentos: Batedeira, Batedeira de Mão ou Mixer, Fogão, Forno.

Ingredientes do Bolo Tiramisu:

Parte I) Pão de Ló – Genoise Cake (para o Bolo Tiramisu)

  • 1 receita e meia (receita aqui) – do Genoise Cake –  a receita foi feita utizando a manteiga derretida (massa enriquecida)

Modo de Preparo do Pão de LóGenoise Cake – preparar o pão de ló conforme a receita Bake and Cake, dividir a massa em duas formas de 23cm forrradas com papel manteiga e untadas com manteiga ou óleo. Deixar esfriar. Cortar em 4 (cada metade será cortada em dois). Mesmo que o bolo fique fino (largura de um dedo) este bolo permite cortar fatias muito finas, ficando perfeito para essa receita.

Parte II) Tiramisu (para o Bolo Tiramisu)

  • 2 receitas de Tiramisu Bake and Cake, em que o creme será usado como recheio e o café será usado para fazer a calda..
  • 4 colheres de sopa de rum
  • 4 colheres de sobremesa de açúcar
  • 200ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro ou açúcar refinado peneirado.

Obs. Algumas pessoas substituem o queijo mascarpone por cream cheese e o vinho marsala por vinho do porto. Pode ser uma alternativa para tornar a receita mais viável, porém o Bake and Cake não testou o resultado.

Passo 1 : Seguir o modo de preparo da receita Bake and Cake de  Tiramisu: preparar o creme e reservar na geladeira para a montagem.

Bolo Tiramisu
Bolo Tiramisu – creme tiramisu (ainda sem o creme de leite batido)
Bolo Tiramisu
Bolo Tiramisu – adicionando creme de leite batido ao creme.

Passo 2: Preparar o café (500ml), misturar com 4 colheres de sopa de rum e de açúcar , deixe esfriar e reservar para usar como calda para o bolo.

Passo 3: Reservar os biscoitos champagne para a decoração (aproximadamente 15 unidades de biscoito).

Parte III ) Montagem do Bolo Tiramisu 

Passo 1 – Com o pão de ló assado em duas formas e frio, cortar cada metade em 2 partes de espessura bem fina com o auxílio de uma faca de serra.

Custom Search

Passo 2 – Colocar a primeira parte do bolo (base) sobre um papelão e embeber totalmente na calda de café, rum e açúcar.

Passo 3 – Colocar o recheio, se quiser dividir em 4 partes para dosar de maneira precisa quanto será colocado em cada parte.

Passo 4 – Colocar a próxima camada e repetir os passos 2 e 3 . O segredo para este bolo é não deixar nenhum pedaço do bolo sem ser molhado pela calda.

Passo 5: Na parte superior, com o saco de confeitar e bico liso, confeitar toda a superfície do bolo.

Passo 6: Cortar as bolachas ao meio, colocar ao redor do bolo.

Passo 7: Fazer o creme Chantilly com o creme de leite fresco, bater na batedeira até dar o ponto e acrescentar o açúcar de confeiteiro ao final, batendo para incorporar. Peneirar chocolate em pó ou cacau para finalizer e raspas de chocolate. Amarrar com uma fita (recomendável).  Levar para a geladeira até o momento de servir.

O bolo tiramisu ficou com fatias muito finas e o recheio bem equilibrado.

#dicabakeandcake – o crème tiramisu pode ser usado para confeitar a parte superior desde que esteja no ponto de confeitar. Neste caso, não precisa fazer o Chantilly!

Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Deixe aqui seu comentário