Massa de Pastel – fizemos com e sem cachaça. Mas qual receita é melhor?

MASSA DE PASTEL  – Teste de Paladar – 2 receitas, uma com e outra sem cachaça. Mas qual a diferença? Inscreva-se no Youtube: https://youtube.com/c/bakeandcakebr

Outro dia no programa Masterchef o chef Emmanuel Bassoleil fez um pastel para acompanhar um de seus pratos e comentou sobre a presença da cachaça na massa. Ele afirma que não faz a diferença e, portanto, não usa.

Para dizer se a cachaça faz ou não faz a diferença nessa receita, fizemos um teste. Dividimos a massa em duas partes e em uma delas, colocamos a cachaça e na outra não.

Todos os detalhes da receita e do teste “afinal a cachaça na massa de pastel vale a pena” você confere a seguir.

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 1 hora e meia

Rendimento: 30 pastéis de 7cm de diâmetro

Utensílios: Tigela, Peneira, Papel Filme, Rolo de Abrir massa ou máquina de abrir massa de macarrão, panela pequena, escumadeira. papel absorvente, grade.

Equipamentos: pode ser feita a mão, mas funciona bem no processador, geladeira, fogão.

Ingredientes: para fazer a Massa de Pastel sem cachaça 

  • 250 g de farinha de trigo •
  • 1 ovo inteiros
  • 1 colher de sopa de óleo •
  • Sal a gosto dissolvido em 50ml de água fria

Ingredientes: para fazer a Massa de Pastel com cachaça 

  • 250 g de farinha de trigo •
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher de sopa de óleo •
  • Sal a gosto dissolvido em 50ml de água fria
  • 1/2 colher de sopa de cachaça •

Modo de Fazer a Massa de Pastel sem cachaça:

Passo 1: Em uma tigela, peneire a farinha. Transfira para o processador (pode continuar na tigela se fizer a mão). Adicione no meio, o ovo, o óleo e um pouco da água com sal. Mexa ou bata bem. Adicione mais água para que a massa fique homogênea e forme uma bola lisa e uniforme, com consistência firme (nem dura e nem mole demais). Cubra com papel filme e leve para a geladeira por 1 hora.

Modo de Fazer a Massa de Pastel com cachaça: Siga o modo de fazer acima e adicione a cachaça , na sequência, todos os passos são iguais.

Passo 2: Depois do tempo de geladeira, retire a massa, polvilhe um pouco de farinha sobre a bancada e abra-a o mais fina que puder com o rolo de abrir massa ou com o máquina de macarrão. Aqui usamos o rolo de massa da batedeira, passei duas vezes no rolo 1, duas vezes no rolo 2 e em seguida duas vezes no rolo 4. Ficou bem fina!

Passo 3: Depois de abrir a massa, corte-a com um copo e o auxilio de um cortador ou use um aro.

Custom Search

Massa de Pastel
Massa de Pastel

Coloque o recheio – para o tamanho que cortamos, o equivalente a 1 colher de chá.(lembre de prepará-lo antes). Uma sugestão é fazer recheio de carne moída ou de frango. O de frango temos a receita aqui, é o mesmo que usamos para a torta. Mas se quiser faça com palmito, com queijo, enfim, o que preferir. Feche bem com o garfo.

Massa de Pastel
Massa de Pastel

Passo 4:  Aqueça uma panela pequena com óleo, coloque os pastéis quando estiverem bem quentes, em torno de 165oC. Deixe dourar. Retire e coloque sobre uma grade ou papel absorvente.

Massa de Pastel
Massa de Pastel

Passo 5: Sirva quente.

E depois das receitas de massa de pastel… o resultado : qual massa de pastel é melhor? Tem mesmo alguma diferença entre a massa feita com cachaça e a massa feita sem?

  • A resposta é que na hora de manusear a massa de pastel não houve diferença alguma, ao contrário do que aconteceu no teste similar que fizemos com as empanadas (veja o post aqui)
  • Na hora de fritar também, sem diferença alguma.
  • Na aparência, também nao foi possível notar nenhuma diferença significativa. Aparentemente a massa com cachaça formou bolhas de ar maiores e a outra bolhas menores.
Massa de Pastel
Massa de Pastel – respectivamente massa com cachaça (recheio de carne) e massa sem cachaça (recheio de queijo).
  • Mas na hora de comer, o teste comprovou que a massa de pastel feita com cachaça é sim mais crocante. Então se quiser uma massa mais crocante, faça a receita COM CACHAÇA, embora as duas massas funcionem muito bem.

Essa massa ficou surpreendente! Super aprovada.  Agora só faltou mesmo assar a massa para ver no que vai dar. Em breve mais notícias!

Espero que tenham gostado das receitas e de nosso teste de paladar!

Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

Deixe aqui seu comentário