Massa Fresca, básica/tradicional ou verdinha. Veja como fazer e ARRASAR

Massa fresca – dicas preciosas para fazer sua massa fresca básica tradicional ou verdinha (com espinafre) e arrasar! Veja o passo a passo aqui, clique na foto. Inscreva-se em youtube.com/c/bakeandcakebr

Massa fresca! Não tem nada mais italiano que isso, talvez a pizza, que já pintou por aqui duas vezes com as receitas que você pode acessar clicando aqui,

Mas o assunto hoje é massa fresca de  macarrão! Algo que sempre quis fazer e  aprender e depois de fazer algumas vezes entendi que é realmente muito simples. E vamos dar aqui todos os truques para um resultado perfeito.

Massa Fresca
Massa Fresca

 

Dificuldade: Fácil, vale tentar!

Tempo de Preparo: 10 minutos + tempo de abrir (20 minutos – 30 minutos)

Rendimento: 4 pessoas

Utensílios: Tigela, Panela simples ou de macarrão (com cesto), rolo de abrir massa (opcional, se não tiver a máquina)

Equipamentos: máquina de macarrão, fogão.

Ingredientes massa fresca básica (Para 4 pessoas) 

  • 300g de farinha de trigo de boa qualidade + um pouco para polvilhar
  • 3 ovos caipira (gema bem amarelinha!)

Importante: Faça a quantidade que desejar, sempre a proporção é de 100g de farinha para 1 ovo, considerando que o rendimento médio é de 100g por pessoa (com folga!), só usar como quiser. A massa não leva sal, nem azeite, nem óleo. Dá para substituir 20% da farinha por semolina, se quiser uma massa mais al dente e também mais amarelinha.

I) Como fazer a Massa Fresca

Como fazer a massa fresca básica:

Passo 1: Bata os ovos ligeiramente.

Passo 2: Adicione 80% da farinha.

Passo 3: Misture bem até incorporar.

Passo 4: Verifique se a massa precisa de farinha, lembrando que ela não pode ficar muito úmida e deve formar uma “bola” de massa com alguma mas pouca umidade. Adicione mais se necessário.

Ingredientes Massa Fresca Verde, com Espinafre

  • 300g de farinha de trigo de boa qualidade 
  • 2 ovos caipira (gema bem amarelinha!)
  • 60g ou o equivalente ao tamanho de 1 ovo de espinafre congelado ou branqueado*

*Branquear o espinafre significa pré-cozinhar, colocando em água fervente, sem tampar e deixando amolecer. Retire e coloque em uma bacia com água gelada.

#dicabakeandcakebr – Aqui vale a mesma dica. A cada 100g de farinha – 1 ovo, mas a diferença é que sempre 1 dos ovos será substituído por espinafre. Por exemplo, se fizer 500g de massa, usa 4 ovos e o espinafre no lugar do quinto ovo. Dá para fazer massa colorida com beterraba, cenoura, usando o mesmo princípio, desde que todos sejam colocados como ” líquidos ” na massa (para estes ingredientes em pó essa regra não vale).

Como fazer a massa fresca verde, de espinafre.:

Passo 1 – Seguir o modo de preparo da massa fresca básica. Bater os ovos com o espinafre congelado (não precisa descongelar) ou com o espinafre branqueado.

Passo 2 – Seguir os demais passos do preparo da massa fresca básica, lembrando que nesta massa o importante é processar bem os ingredientes – ovos e espinafre, para que a massa fique bem verdinha e sem pedaços aparentes do espinafre.

Como abrir a massa:

Não é necessário deixar a massa descansar na geladeira. Pode abrir logo que estiver pronta. Mas sempre guardá-la envolta em papel filme transparente para não ressecar (mesmo enquanto abre)

1- Máquina – O jeito mais fácil é usar a máquina, mas dá para fazer a mão.Antes de abrir a massa, polvilhe farinha e inicie o processo. Adicione mais farinha aos poucos e dobre a massa algumas vezes no rolo mais grosso passando até ela ficar bem homogênea (lisa, sem furos). Vá progressivamente aumentando a “finura” do rolo até chegar na espessura desejada. Para spamghetti/talharim pode abrir até o nível 3 ou 4 se quiser mais fino. Para lasanha, pode ir até o 5 ou  6. Para massas recheadas, pode abrir bem fino, até o 7 pois elas não podem ser grossas. Depois é só colocar o “cortador” para spamghetti ou talharim ou partir direto para a Lasanha ou Caneloni, ou ainda rechear e dar outras formas como Ravioli, Capeletti, Torteline, etc.

Custom Search

Massa Fresca
Massa Fresca – aberta, essa virou uma deliciosa lasanha!
Massa Fresca
Massa Fresca – e a outra parte, virou este spamghetti!

2 – Na mão, o esforço é um pouco maior, mas vale a pena. A espessura de um spaghetti é de 2mm, lasanha pode fazer ainda mais fina e massa recheada quase 1 mm. Isso pode variar um pouco, dependendo da massa que fizer.

III) Cozimento/Congelamento da Massa Fresca

Passo 1 – Para a cozinhar a massa, coloque 1 L de água para cada 100g de farinha em uma panela e deixe ferver. Adicione o sal apenas após levantar fervura. Como a massa não leva sal, ela pega gosto na água, então a agua do cozimento deve ser ” água do mar”, salgadinho mesmo.

Passo 2 – Deixe a massa cozinhar até ficar ” macia” , mas não ” molenga”. Normalmente de 2 a 3 minutos depois que ela subiu são suficientes.

Passo 3: Coloque o molho. Algumas sugestões aqui (Molho de Tomate, hmmmmm), mas pode ser o tradicional bechamel, ou outro que preferir.

http://bakeandcake.blog.br/2016/12/19/molho-de-tomate/

#dicabakeandcakebr” – para congelar a massa apenas pré-cozinhe dando um susto nela em água fervente. Transfira a massa para uma assadeira, coloque azeite para untar a massa, deixe esfriar e depois coloque em saquinho plástico, retire o ar e leve para o congelador. Se precisar usar depois de congelada, coloque água para ferver conforme o item III – cozimento da massa fresca e coloque a massa congelada direto em água fervente com sal.

Massa Fresca
Massa Fresca – pré-cozida, com azeite para untar.
Massa Fresca
Massa Fresca, empacotada depois de pré-cozida para ser congelada.
Massa Fresca
Massa Fresca

A última dica do post é sempre saltear a massa no molho antes de servir. Para isso, tenha uma frigideira, coloque o molho, escorra a massa, coloque-a na frigideira com o molho e misture bem a massa e o molho.

E ai, pronto! Bom apetite!

Massa Fresca
Massa Fresca
Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Deixe aqui seu comentário