Menu
+ Busca Avançada
Busca Avançada fechar X
Limpar Filtros
Não perca nenhuma novidade!

Receba em sua caixa postal novas receitas, dicas e técnicas e muitas coisas legais do mundo da gastronomia!




Enviamos e-mails eventuais e você poderá encerrar sua inscrição a qualquer momento.



Prontinho!
Seu e-mail já está cadastrado.

Obrigada

Limpar Filtros
Busca Avançada
Almoço de Domingo

DICAS E TÉCNICAS Dicas de Preparo

Almoço de Domingo – Menu completo para a família – Bake and Cake

27 de agosto de 2016
Almoço de Domingo 27 de agosto de 2016

Almoço de Domingo –: A comida traz muitas memórias afetivas. Hoje vamos sugerir para vocês um MENU AFETIVO, para o almoço de DOMINGO em família:  carne assada da vovó ,  batatas coradas com alecrim e  de sobremesa nosso manjar branco facílimo de fazer!

O que fazer para o almoço de Domingo?

O Bake and Cake te ajuda nessa missão!

RECEITA E MODO DE PREPARO DE 3 PRATOS: Nossa sugestão para o almoço de domingo é um almoço simples e delicioso, daqueles que lembram os almoços de criança da casa da vovó!

Carne Assada da Vovó com Batatas – O Bake and Cake também sugere menus completos! Hoje vamos com um MENU AFETIVO, com a carne assada da vovó , batatas coradas com ALECRIM e de sobremesa nosso manjar branco facílimo que vai direto para a geladeira!

I) Prato Principal: Carne ASSADA  com champignon, batatas coradas com alecrim!

Dificuldade – fácil

Rendimento – 8 porções

Tempo de Preparo: 3 horas

Utensilios – panela de pressão,  2 travessas de vidro próprias para ir ao forno , garfo grande para preparo de alimentos, descascador de legumes ou faca de legumes, papel alumínio, timer de cozinha ou relógio, panela para preparo do molho.

Equipamentos – Forno, fogão.

Ingredientes para o Almoço de Domingo  :

I) Para a Carne Assada da Vovó: 

  • Em torno de 1,5kg a 2kg de lagarto
  • Óleo ou Azeite para refogar
  • Água quente
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 3 dentes de alho picado
  • 1 Cebola picada
  • 1 vidro de champignon grande
  • 1 colher de sopa de maizena
  • 1 colher e meia de shoyu (para dar cor escura ao molho)
  • Alecrim (recomendado). Na preparação da foto colocarmos salsa.

II) Para a Batata Assada

FullSizeRender
Almoço de Domingo – Batatas Coradas com Alecrim
  • 1,0kg de batatas para assar
  • Azeite
  • Flor de Sal
  • Alecrim

III) Para o Manjar:

Clique aqui e veja a receita completa.

II) Como fazer este cardápio de Almoço de Domingo:

Passo 1 – Comece preparando o manjar branco. Razão:ele precisa de pelo menos 2 horas na geladeira para ficar pronto!

Passo 2: Inicie o cozimento das batatas. Podem ser cozidas em água ou no microondas. Uma técnica para o microondas é cozinhar em um saco plástico transparente, já cortadas em formato de barquinho. O tempo médio é de 15 minutos em potência alta (não precisam estar completamente cozidas porque irão ao forno,mas é ideal que não estejam duras).

Passo 3: Enquanto cozinha as batatas, coloque uma chaleira cheia água para esquentar e ligue o forno a 200oC.  Tempere a carne com sal, pimenta. Esquente a panela de pressão, coloque azeite ou óleo. “Sele” a carne de todos os lados deixando caramelizar o fundo da panela sem queimar (isto vai dar sabor ao molho). Adicione um pouco de água se começar a queimar. Deixe formar aquele fundinho lindo na panela, porque é ele que vai trazer sabor para o prato. Quando a carne estiver bem caramelizada,  retire-a da panela, reserve. Refogue a cebola, deixe ficar transparente, em seguida refogue o alho. Coloque a água quente até cobrir a carne. Deixe na pressão por 45 minutos a 1 hora , reduzindo o fogo  depois que pegar a pressão .

Passo 4: Forre o fundo de uma assadeira de vidro com papel alumínio. Coloque as batatas cozidas, regue com azeite, coloque a flor de sal e ponha no forno pré-aquecido. Deixe as batatas até dourar (se o seu forno tem um grill, depois de assarem um pouco  no forno coloque no grill para adquirirem esta cor dourada ).  Vire as batatas pelo menos 1 vez para que peguem cor dos dois lados. O prazo médio no forno é de 30 a 45 minutos (pode variar dependendo do forno). Nos últimos 15 minutos no forno adicione o Alecrim (Utilize um time para avisar)

Passo 5 – Depois de 45 minutos na panela de pressão , verifique se a carne está assada e espete um garfo para verificar se está macia (não pode ficar duro!). Se estiver ok retire o caldo que se formou com o cozimento, transfira a carne para outra assadeira e inicie a preparação do molho. Caso contrário, deixe na panela de pressão mais um pouco. Verifique o tempero do molho (sal, pimenta) provando. Coloque o molho para reduzir em uma panela. Adicione o shoyu reduzindo a quantidade indicada se o molho estiver salgado (o shoyo tem sal!). Pique a salsinha ou separe o alecrim do talo e reserve. Faça um slurry: coloque um pouco de água em um copo  e misture com a maizena. Despeje na panela e mexa até engrossar ligeiramente (não é para ficar ralo e nem grosso). Adicione a salsa ou alecrim e os champignons.

Passo 6: Corte a carne em fatias finas (isso faz uma grande diferença!), despeje o molho sobre a carne. Transfira as batatas para uma travessa . Sirva o almoço e desenforme o manjar na hora de servir para que ele possa ficar bastante tempo gelando! Não esqueça de fazer a decoração do manjar com as ameixas.

Bom almoço de domingo para todos!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Gostou desta receita? Então compartilha:

Compartilhe:

Tags

Posts Relacionados

Comentários

AdRotate JS -->