Menu
+ Busca Avançada
Busca Avançada fechar X
Limpar Filtros
Não perca nenhuma novidade!

Receba em sua caixa postal novas receitas, dicas e técnicas e muitas coisas legais do mundo da gastronomia!




Enviamos e-mails eventuais e você poderá encerrar sua inscrição a qualquer momento.



Prontinho!
Seu e-mail já está cadastrado.

Obrigada

Limpar Filtros
Busca Avançada
Gingerbreads

ESPECIAIS Receitas Natal

Gingerbread: biscoitos natalinos – Olha eles ai de novo !

28 de novembro de 2016
Gingerbreads 28 de novembro de 2016

GingerbreadsGingerbread- Eles voltaram, cheios de “charme” com olhos de passas e vestidos com castanhas de caju.  Clique na foto para ver a receita! Inscreva-se em https://youtube.com/c/bakeandcakebr

RECEITA DE GINGERBREADS –

BAKE AND CAKE

Logo Bake and Cake

Lembram do Gingerbread do filme Shrek? O nome dele é Gingy. Mas muito antes de “Gingy”, o gingerbread man ficar famoso, a receita já existe desde o século XVI. Eram biscoitos feitos em forma de coração primeiramente e depois padeiros comecaram a fazer em formatos de animais para serem vendidos durante o natal. Esta tradição se espalhou primeiro  pela Europa e depois para a América. Há inclusive como fazer “Casinhas” de Gingerbreads. Quer saber mais, veja aqui (nossa fonte). Para manter esta tradição de natal, queremos incentivar vocês a fazerem os biscoitos! Vamos?

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 20-24 biscoitos variados (vai depender dos cortadores)

Tempo de Preparo: Perdemos a conta! Foi mais uma diversão. Mas calculando para dar uma estimativa, umas 2 horas, com calma e brincadeiras.

Utensílios: O mais importante é ter os cortadores de biscoitos ou então carimbos de silicone ou ferro. O mais tradicional é o formato de boneco. Caso queira usar glacê para enfeitar, será necessário saco de confeitar e o bico apropriado para os acabamentos (fino). Papel manteiga untado (muito bem untado) , mas preferencialmente tapetes de silicone. Fouet. Espátula de silicone.

Equipamentos: Forno. 

Ingredientes GINGERBREADS:

  • 4 colheres de sopa de glucose de milho
  • 300g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 1/2 colher de chá de especiarias mistas para pão de mel (marca Bombay tem)
  • 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente cortada em pedaços
  • 150g de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • Açúcar confeiteiro (opcional) – somente para decoração
  • Uvas passas (opcional) somente para decoração.

MODO DE PREPARO: Como fazer os Gingerbreads (Biscoitos de Gengibre) de Natal

Passo 1: Separar os ingredientes da receita. Pré-aquecer o forno a 190oC. Peneirar juntos a farinha, o bicarbonato de sódio, gengibre e as especiarias. Adicionar a manteiga. Trabalhar com a ponta dos dedos até formar uma farofa.

Passo 2: Adicionar o açúcar mascavo. Aquecer a glicose de milho em um panela até ficar líquida. Deixe esfriar um pouco (se deixar muito endurece) e coloque o ovo e mexa/bata com um fouet imediatamente sem parar para não cozinhar o ovo (por isso a Glicose não pode estar muito quente, a gente até usou um artifício de colocar algumas gotas de água para facilitar este processo).

Passo 3: Faça uma cova na tigela onde estão os ingredientes secos e despeje a mistura líquida de glicose de milho e ovo batidos. Misture bem, formando a massa dos biscoitos.

Gingerbreads prontos para ir ao forno @bakeandcakebr
Gingerbreads prontos para ir ao forno @bakeandcakebr

Passo 4: A mais divertida! Se for usar um carimbo de silicone ou ferro, dividir a massa em porções iguais (bolinhas) e disponha de forma organizada e com boa distância sobre a forma com o tapete siliconado (ou com papel manteiga untado) e usando o carimbo, aperte para formar os biscoitos. Se usar cortadores, abrir a massa e fazer os cortes buscando o melhor aproveitamento dos biscoitos. Atenção para a espessura do biscoito: deve ficar com uns 5 mm no cortador e no carimbo, utilize de forma que o carimbo não chegue a encostar na forma/tapete, deixando alguns mm de vão.

Passo 5: Se for fazer os biscoitos em forma de bonecos (como o Gingy) , pode usar uvas passas para fazer olhos, boca/nariz e os botões da roupinha.

gingerbreads- feito usando uvas passas e castanhas de caju
Gingerbreads decorados - fonte: do forno para a mesa, Ed. Publifolha
Gingerbreads decorados – fonte: do forno para a mesa, Ed. Publifolha

Passo 6: Levar para assar em forno pré-aquecido 190oC por 10-12 minutos. Os biscoitos ficam com uma cor “caramelo” linda e bastante crocantes.

Passo 7: se quiser decorar os biscoitos, misturar um pouco de água com açúcar de confeiteiro e com um bico liso e fino de confeitar, faça os desenhos complementares nos Gingerbreads.

Agora você pode comer todos os biscoitos, dividir com a família, dar de lembrancinha!

Para mais receitas de natal, clique aqui.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Cris Muratori

Bake and Cake

Seu Canal Interativo Gourmet

Gostou desta receita? Então compartilha:

Compartilhe:

Tags

Posts Relacionados

Comentários

AdRotate JS -->