Menu
+ Busca Avançada
Busca Avançada fechar X
Limpar Filtros
Não perca nenhuma novidade!

Receba em sua caixa postal novas receitas, dicas e técnicas e muitas coisas legais do mundo da gastronomia!




Enviamos e-mails eventuais e você poderá encerrar sua inscrição a qualquer momento.



Prontinho!
Seu e-mail já está cadastrado.

Obrigada

Limpar Filtros
Busca Avançada
Pastel de Nata

ESPECIAIS Receitas Natal

Pastel de Nata ou Pastel de Belem: desde 1837 provocando HUMMMMMMMs

05 de julho de 2018
Pastel de Nata 05 de julho de 2018

O tradicional doce conventual português, com receita simplificada pelo Bake and Cake. #receitasportuguesas #fácil de fazer .  Inscreva-se no Youtube:

RECEITA Portuguesa Simplificada dos famosos “Pastéis de Belém”

Bake and Cake

Logo Bake and Cake

Os deliciosos pasteis de Belém tem uma história bem interessante. No site oficial, encontramos a seguinte história ” “No início do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, havia uma refinação de cana-de-açúcar associada a um pequeno local de comércio variado. Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, são em 1834 encerrados todos os conventos e mosteiros de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores.

Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por “Pastéis de Belém”.

Na época, a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa e o percurso era assegurado por barcos de vapor. No entanto, a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, atraía os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro.

Em 1837, inicia-se a fabricação dos “Pastéis de Belém”, em instalações anexas à refinação, segundo a antiga “receita secreta”, oriunda do Mosteiro. Transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente, na “Oficina do Segredo”. Esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje.

De fato, a única verdadeira fábrica dos “Pastéis de Belém” consegue, através de uma criteriosa escolha de ingredientes, proporcionar hoje o paladar da antiga doçaria portuguesa. Mesmo assim, o Bake and Cake se aventura em reproduzir essa receita, de uma forma mais simplificada para que você possa prová-la sem ter que ir a Portugal.

Só podem ser chamados de Pastéis de Belém os que são produzidos em Portugal, exatamente neste local. Os demais são pastéis de nata…Então vamos a receita dos pasteis de nata, porque aqui não temos segredos!

Receita de Pastel de Nata #fácil de fazer

Dificuldade : Fácil

Rendimento: 20 a 30 pastéis

Tempo de Preparo: 1 hora e meia

Utensílios:  20  a 30 Formas de empada médias/grandes, 2 panelas, termômetro culinário (aconselhável para a calda)

Equipamentos: Fogão, Forno.

Ingredientes para fazer o Pastel de Nata

  • 300g de Massa Folhada
  • 30g de manteiga integral sem sal
  • 300ml de leite integral
  • 15g de farinha de trigo
  • 01 unidade de canela em pau
  • 100g de açúcar refinado
  • 50ml de água
  • 06 unidades de gema de ovo

Para polvilhar o pastel de nata:

  • Açúcar impalpável
  • Canela em pó

Modo de Preparo do pastel de nata.

Passo 1: Separe os ingredientes e utensílios da receita de pastel de nata.  Abra a massa folhada, corte uma tira com cerca de 20cm de largura e enrole como um cordão comprido. Corte pedaços do cordão e coloque-os de pé sobre a forminha untada com manteiga, abrindo do meio para os lados de modo que sobre um pouco de massa nas bordas.

Passo 2: Dissolva a farinha de trigo no leite, misture bem, junte o pau de canela e leve ao fogo brando para engrossar até formar um mingau (mexa sempre). Retire do fogo, descarte o pau de canela e reserve.

Passo 3: Em outra panela, prepare uma calda de açúcar com a água, até atingir 117oC. Retire do fogo.

Passo 4: Despeje a calda de açúcar no mingau aos poucos, misturando bem, e deixe amornar por 15 minutos. Reserve.

Passo 5: A parte, peneire as gemas e misture-as ligeiramente.

Passo 6: Faça a temperagem das gemas (método de esquentá-las aos poucos para não coagularem…)…: coloque um pouco do mingau morno sobre as gemas, misture, agregue o mingau aos poucos e vá mexendo até obter um creme homogêneo.

Passo 7: Encha as forminhas até 2/3 do seu volume.

Passo 8: Leve ao forno pré-aquecido a 300oC ou o mais forte que seu forno permitir por 12 a 15 minutos ou até ficarem com a aparência da foto: massa dourada e o creme escurecido.

Passo 9: Retire do forno, desenforme e sirva os pastéis, mornos ou frios, polvilhados com açúcar impalpável e canela em pó

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Gostou desta receita? Então compartilha:

Compartilhe:

Tags

Posts Relacionados

Comentários

AdRotate JS -->