Menu
+ Busca Avançada
Busca Avançada fechar X
Limpar Filtros
Não perca nenhuma novidade!

Receba em sua caixa postal novas receitas, dicas e técnicas e muitas coisas legais do mundo da gastronomia!




Enviamos e-mails eventuais e você poderá encerrar sua inscrição a qualquer momento.



Prontinho!
Seu e-mail já está cadastrado.

Obrigada

Limpar Filtros
Busca Avançada
Como dessalgar e desfiar a carne seca

DICAS E TÉCNICAS Técnicas Culinárias

Como dessalgar e desfiar a carne seca – PASSO A PASSO

24 de Maio de 2020
Como dessalgar e desfiar a carne seca 24 de Maio de 2020

Como dessalgar e desfiar a carne seca de maneira correta, sem riscos para a saúde e como desfiar de maneira prática. Inscreva-se no nosso canal no Youtube

Antes de iniciarmos a receita de como dessalgar e desfiar a carne seca, vamos entender algumas diferenças entre carne seca, carne de sol e charque?

A carne-seca é a mais salgada entre as três, chegando a possuir 15% de sal. Ela passa por um processo de desidratação mais longo e muito mais intenso. As mantas de carne são empilhadas em ambientes secos para desidratar e depois são levadas ao sol para terminar de curar. Por conta da quantidade de sal e o tempo de cura desse processo, a carne-seca é menos úmida e dura mais que as outras.

Típica da região Nordeste, a de sol tem esse nome porque, antigamente, era desidratada exposta ao sol! Hoje em dia não é mais assim: acrescenta-se uma camada fina de sal ao corte bovino e, então, ele é colocado em local coberto e bem ventilado para a secagem. O tempo de cura é mais rápido, o que resulta numa carne mais úmida, macia e com menos sal.

Por último, temos o charque! Ele é típico do Rio Grande do Sul e seu processo de desidratação é bastante parecido com o da carne-seca. A diferença está na quantidade de sal utilizada: ela é bem mais salgada e fica com textura mais firme. O charque é preparado com carnes que com bastante gordura, geralmente os cortes dianteiros do boi. As peças são salgadas e levadas para descansar por um longo período. Depois da desidratação, a carne é levada para a secagem e fica por cerca de 10 dias. 

Fonte: Tudo Gostoso, Blog.

RECEITA – COMO DESSALGAR E DESFIAR A CARNE SECA

DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 24 HORAS + TEMPO PARA COZINHAR E DESFIAR (1 HORA)
RENDIMENTO: Variável (em pedaços inteiros, pode ser 50% )
EQUIPAMENTOS E UTENSILIOS: Batedeira, Fogão / 1 tigela, 1 panela de pressão, 1 tábua.

INGREDIENTES

  • 1kg de carne seca – o rendimento é de 500g, para pedaços inteiros e vendidos com a gordura, como o que preparamos aqui.

Modo de preparo

COMO DESSALGAR E DESFIAR A CARNE SECA

PASSO 1: Coloque a carne seca de molho 24 horas antes de usar. Troque a água 4 ou 5 vezes. Mantenha na geladeira ( se ficar fora da geladeira, ela pode estragar).

PASSO 2 : Passsadas as 24 horas, retire a carne da água, remova o excesso de gordura e corte em cubos.

PASSO 3: Coloque na panela de pressão, cubra com água. Leve para ferver (você também pode ferver, descartar a água e ferver novamente para retirar ainda mais o sal). Tampe a panela, deixe cozinhar por 40 minutos após pegar a pressão.

PASSO 4 : Retire a pressão, abra a panela, verifique se a carne está macia. Descarte a água do cozimento (se quiser, pode aproveitar, mas verifique se não está muito salgada, normalmente descarta-se por esse motivo). Se ainda estiver salgada, coloque em uma peneira, lave em água corrente.

PASSO 5: Desfie, se tiver uma batedeira com o gancho, coloque na tigela da batedeira, ligue e em velocidade baixa, comece a bater. Aumente a velocidade para desfiar mais.

Assista o vídeo de como dessalgar e desfiar a carne seca – PASSO A PASSO ILUSTRADO

FINALIZAÇÃO E MONTAGEM

COMO DESSALGAR E DESFIAR A CARNE SECA

PASSO 1: Depois de dessalgada, cozida e desfiada, você pode usar para produzir suas receitas, como o clássico ESCONDIDIDNHO , ou bolinhos deliciosos de abóbora com carne seca, o arroz carreteiro, e uma infinidade de pratos que são feitos com essa delícia.

PASSO 2: Se não for utilizar no momento, pode ser congelada. Para isso, embale em um saco plástico, ou em um pote que possa ir ao congelador, retire o ar e coloque no freezer, Para usar, retire um pouco antes e “be happy”.

E aí? Vai dessalgar, desfiar e preparar algo especial? Ter a carne seca dessalgada e desfiada pronta para usar é uma mão na roda! Aquele prato que levaria um tempão, fica fácil fácil quando você já deixou essa etapa demorada para trás!

Como dessalgar e desfiar a carne seca
Como dessalgar e desfiar a carne seca

Se quiser, veja também como dessalgar e preparar o BACALHAU.

Espero que tenha gostado desse post sobre COMO DESSALGAR E DESFIAR A CARNE SECA.


Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!


Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!    
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais:


Facebook
Instagram
Twitter
Youtube 

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Bake and Cake

Gostou desta receita? Então compartilha:

Compartilhe:

Tags

Posts Relacionados

Comentários

AdRotate JS -->