Receita de antepasto em que a berinjela é cozida no sal somente. Uma receita fácil, que exige apenas paciência. Veja a receita e making off clicando na foto. Inscreva-se no Youtube.
Receita de Antepasto de Berinjela
Bake and Cake.
O sal nem sempre é um vilão da culinária ou da saúde. Ele pode ser um aliado na cozinha, ajudando na conservação de alimentos (caso do Bacalhau, carne seca) e também pode cozinhar os alimentos, promovendo a desidratação, como acontece na panela. Então decidimos fazer uma receita com sal, para mostrar também este lado bom que ele tem. E o melhor, não fica residual de sal!!! Pode comer tranquilo sem medo de afetar sua saúde. A receita veio do Site Pecado da Gula, mas fizemos algumas adaptações na quantidade e nos ingredientes.
Dificuldade – Fácil
Tempo de Preparo – Passivo – 8 a 12 horas, Ativo – 1 hora. Faça de um dia para outro, deixando a berinjela chorar durante a noite.
Rendimento – 400g de antepasto
Utensílios: peeler, tábua de corte, faca de chef, bacia com água, escorredor de inox, bowl ou recipiente, “peso” = prato ou outra travessa que possa ser sobreposta a berinjela (ver foto do making off), frigideira, espátula de silicone, pote para armazenar a berinjela.
Ingredientes:
- 3 beringelas japonesas (as semente são mais claras e em menor quantidade)
- 250g de sal refinado (essa medida é aproximada)
- 3 dentes de alho picados grosseiramente
- 1/2 cebola grande em fatias finas
- Alcaparras picadinhas a gosto
- Azeitonas verdes picadas a gosto
- Uvas passas escuras e claras
- 1/4 xícara de vinagre ou menos (depende de quanto gosta de acidez)
- Orégano seco a gosto
- 1 ou 2 folhas de louro
- Sal a gosto
- Shoyu Light (não use o comum porque tem muito sal) a gosto , mas só um pouco para dar cor já é suficiente.
- Uma pitada de açúcar (ajuda a neutralizar a acidez)
- 1/2 garrafa de bom azeite de oliva extra virgem;
MODO DE PREPARO – Como fazer o Antepasto de Berinjela no Sal ou Que Chora.
Parte I – Pondo a Berinjela para Chorar, quer dizer, cozinhar no sal.
Passo 1- Pegue uma tigela para colocar as berinjelas japonesas.
Passo 2 – Descasque as beringelas, corte em fatias no sentido do comprimento.
Passo 3 – Em seguida corte em tirinhas finas. Coloque em água até terminar de cortar todas elas. Retire da água e monte o cozimento no sal.
Passo 4 – Escorra as berinjelas cortadas. Monte a salmoura: Coloque uma camada de berinjelas num escorredor e polvilhe com bastante sal, bastante mesmo. Você vai até pensar , nossa! Será que dá para comer algo que leva tanto sal? Então , quando pensar isso, espalhe mais uma camada de berinjelas e coloque mais sal e assim sucessivamente até todas as berinjelas estejam cobertas por sal.
Passo 5 – Coloque um peso por cima e deixe “chorando” por algumas horas, com um bowl ou travessa por baixo para capturar todas as “lágrimas”. Deixe assim por 8 horas.
Parte II – TEMPEROS.
Passo 1 – Depois de 8 horas a Berinjela vai estar desidratada. Corte a cebola, o alho, pique alcaparras, fatie azeitonas, separe os demais ingredientes da receita.
Passo 2 – Veja o liquido que escorreu a noite toda!
Passo 3 – Lave muito bem , escorra, lave de novo até remover todo o sal. Depois esprema para retirar o excesso de água.
Passo 4 – Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes.Junte os demais ingredientes (as alcaparras, azeitonas, uvas passas, vinagre, orégano e louro). Deixe refogando em fogo médio por alguns minutos. Acrescente o shoyo light, uma pitada de açúcar.
Passo 5 – Tire o refogado do fogo e misture com a Berinjela que cozinhou no Sal. Não precisa refogar a berinjela! Coloque o refogado dentro de vidros com tampa e cubra com azeite. Use um palito ou hashi para que o azeite chegue até o fundo. Não deixe nada de fora do azeite, caso contrário vai embolorar. Tampe e deixe na geladeira. Já pode consumir no dia seguinte, porém ela fica melhor se consumidor uns dias depois. Fique atento se ela está sempre coberta no azeite para manter a conservação. Duração aproximada – 7 dias na geladeira (não testamos por mais tempo).
Gostou da receita? É diferente né? Fica muito bom. Por aqui é sucesso sempre que fazemos. Nossa sugestão é servir como canapés , conforme nosso foto. Ou simplesmente colocar os pães e deixar os convidados servirem-se a vontade.
Um beijo
Cris Muratori
Bake and Cake
Seu Canal Interativo Gourmet