Pitta ‘mpigliata ou Pitta ‘nchiusa são os nomes originais deste doce calabrês de natal em formato de bouquet de rosas, feito de massa fermentada, recheada com nozes e passas, ideais para devorar ou dar de presente. Siga-nos em www.bakeandcakeblog.com.br , Inscreva-se no Youtube.
Doce calabrês, Receita Bake and Cake
Prá começar, foi bem difícil até achar o nome deste doce, pois a receita veio direto do #fundodobau, do jeito que a gente gosta.
É do tipo de receita que temos que agradecer de joelhos por ter tido a oportunidade de aprender e isto devemos a Maria Do Carmo Muratori, que se prontificou a ensinar.
Ela conta que esta receita era feita no Natal por ela e suas queridas amigas, uma delas Italiana e que faziam juntas para presentear amigos com este doce. Depois de feito, era embalado e virava lembrancinhas para as pessoas queridas.
Mas imaginem, a receita não tinha um nome, estava escrita a mão, mas sem um título e isto dificultou um pouco nossa pesquisa sobre a receita e sua origem. Finalmente o nome correto é Pitta ‘mpigliata ou Pitta ‘nchiusa, mas sem uma tradução que consiga explicar o nome.
O fato é que não encontramos muitas referências aqui no Brasil sobre a receita, parece que é mesmo bem pouco conhecida, mas sim em um site italiano.
Mas aqui a gente disponibiliza a receita toda em português , do jeitinho que era feita como uma #receitadefamilia para celebrar o Natal, como manda a tradição lá na Itália.
Doce Calabrês em Formato de Bouquet de Rosas – Recheado com Nozes e Passas.
Dificuldade: Média
Rendimento: 27 rosas, ou 9 bouquet com 3 rosas cada.
Tempo de Preparo: 3 horas
Utensílios: 2 Bowls, Chaleira, Escorredor, 2 Formas, 2 tapetes de Silicone ou , Faca ou Carretilha, Rolo de Abrir Massa.
Equipamentos: Fogão, Forno.
Ingredientes:
I) Recheio
- 200g de uvas passa escura
- 200g de uva passa branca
- 400g de nozes picadas
- Açúcar a gosto
II) Calda para a Massa
- 1 copo de água
- 1/2 copo de óleo + um pouco para regar
- 1 Colher de Sopa de Canela em Pó
- 4 colheres de sopa de açúcar
III) Massa
- 5g de fermento biológico fresco
- 1 ovo
- 500g de farinha de trigo
- Canela, Cravo em pó e açúcar de confeiteiro para polvilhar (misturados)
Como fazer o Doce Calabrês em Formato de Bouquet de Rosas – Recheado com Nozes e Passas.
Passo 1: Hidratar as passas em água morna, escorrer.
Passo 2: Colocar um pouco de açúcar nas passas e reservar.
Passo 3: Picar as nozes, e misturar com as uvas passas, reservar.
Passo 4: Fazer uma calda com a água, óleo, açúcar e canela (ingredientes da parte II). Deixar esfriar. Se quiser acelerar colocar em banho maria de água fria. Reservar
Passo 5: Em uma tigela, esfarelar o fermento biológico, colocar o ovo, misturar com um pouco de farinha.
Passo 6: Adicionar a Calda (passo 4) fria, misturar. Continuar adicionando o restante da farinha e misturar.
Passo 7: Sovar a massa com as mãos até formar uma mistura homogênea e que desgruda das mãos. Colocar em uma tigela e levar para crescer por 15 minutos em local reservado.
Passo 8: Depois de 15 minutos retirar.
Passo 9: Cortar a massa em 9 pedaços e iniciar a montagem.
Como montar o Doce Calabrês em Formato de Bouquet de Rosas – Recheado com Nozes e Passas.
Passo 1: Pegar uma parte da massa para fazer as rosas e o pratinho que as unirá. Pré-aquecer o forno a 200oC.
Passo 2: Com o auxílio de um rolo, abrir a massa bem fina em um formato retangular. A massa fica mesmo muito fina, mas tem boa elasticidade e se por acaso “quebrar” ou faltar um pedaço em alguma parte dá para reconstituir facilmente “colando” novamente e passando o rolo.
Passo 3: Pegar uma colher de sopa de recheio, espalhe no sentido da largura da massa. Quanto mais larga, maior a rosa. Dobrar formando uma tira de 1 cm de altura. Não precisa fechar.
Passo 4: Enrolar a tira no sentido do comprimento, como um pequeno rocambole, formando uma linda rosa. Não precisa fechar.
Passo 5: A cada 3 rosas, fazer um pratinho, usando a massa na mesma espessura e envolvendo as rosas. Não precisa cortar perfeito, apenas grudar a massa nas laterais das rosas (podem também ser unidas por um barbante, mesmo assim com o pratinho de massa por baixo).
Há montagens que são feitas com todas as rosas unidas, formando um lindo e grande bouquet, mas a idéia dos pequenos bouquets é para que sejam dados de presente no Natal.
Polvilhe a mistura de açúcar, canela e cravo em pó. Com os bouquets prontos, leve-os para assar em formas untadas ou com tapete de silicone em forno 200oC por 30 minutos aproximadamente ou até estarem bem assados e com uma cor mais escura (eles não ficam dourados, ficam mais para o marrom).
Fizemos 1 bouquet somente com nozes, e este sim, ficou mais clarinho. Pingar um pouco de óleo por cima das rosas e deixe-as esfriar.
Para consumir , cortar em pequenas fatias. Ou embrulhar o Bouquet para dar de presente!
Um excelente final de ano, um ótimo Natal para todos, com essa pitada de tradição direto da Calábria e do #fundodobau.
E ai? Gostou da receita super especial do Doce Calabres?
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet