

Receitas de massa de textura esfarelada, levemente crocante e que derretem na boca. Paté Sablé, Paté Sucrée, Paté Brisée e de Chocolate. Inscreva-se no Youtube.
Massa Podre- Bake and Cake
É o nome que se dá às massas esfareladas, levemente crocante ligeiramente quebradiças utilizadas tanto para fazer salgados como doces.
Dificuldade: Fácil
Rendimento: Varia de acordo com a receita. Em principio, uma receita básica é suficiente para o preparo de uma torta familiar, com 23 cm a 30cm de diâmetro. Quanto menor a forma, mais “grossa” a massa se utilizada em sua totalidade.
Utensílios: Bowl, peneira, papel pvc.
Equipamentos: Geladeira, Forno.
RECEITAS DE MASSA PODRE
I) Receita – Paté Sablé
É uma massa rica e com mais açúcar do que as demais. Ê normalmente usada para tortas, tortinhas ou biscoitos.
Ingredientes:
- 150g de manteiga sem sal
- 90g de acúcar de confeiteiro
- 1 ovo pequeno
- 250g de farinha de trigo peneirada
- Água suficiente para umedecer
II) Receita – Paté Sucrée
Massa levemente adoçada e enriquecida com 1 gema a mais e essência de baunilha. Usada para diversos tipos de preparações na confeitaria por ter um sabor mais equilibrado.
Ingredientes:
- 100g de manteiga sem sal
- 40g de açúcar
- 2 gemas
- 1/4 colher de chá de essência de baunilha
- 200g de farinha de trigo
- Água suficiente para umedecer
III) Receita – Paté Brisée
Massa simples, com menor adição de gordura, muito usada para tortas de frutas e preparações salgadas, por ser também uma massa mais “neutra”.
Ingredientes:
- 200g de farinha de trigo.
- 100g de manteiga sem sal
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 ovo levemente batido
- 2 colheres de chá de água
IV) Receita – Variação – Sabor Chocolate
Adicione 2 colheres de sopa de chocolate em pó, peneirando juntamente com a farinha ou 60 g de chocolate meio amargo finamente ralado.
Modo de PREPARO – Como fazer
Paté Sablé, Paté Sucrée ou Paté Brisée
A mesma técnica aplicada ao preparo de qualquer uma destas receitas.

Passo 1: Peneire a Farinha e o Sal ou Açúcar. Se fizer de chocolate , este ingrediente deve ser peneirado juntamente com a farinha.Misture a Manteiga Fria coma farinha e o açúcar ou sal.
Passo 2: Faça um buraco no meio, junte o ovo e borrife água na mistura seca.
Passo 3: Misture bem com uma espátula e posteriormente com as mãos para incorporar bem.
Passo 4: incorpore o líquido com o auxílio de um borrifador ou aos poucos usando uma colher de sopa de água e despejando o necessário para umedecer e dar liga.
Passo 5: Quando a massa começar a ligar, faça uma bola homogênea e cubra com papel PVC. Leve para Gelar por 30 minutos.
Passo 6: Técnica para abrir a massa: Utilize o rolo de abrir massas, estique a massa com um diâmetro maior do que o que necessita e corte conforme a indicação da receita. Se abrir uma torta prefira as formas caneladas e passe o rolo por cima das beiradas para cortar e ficar perfeita.
Passo 7: Gema e água misturados devem ser aplicados antes de assar com o auxílio de um pincel, para dar brilho e cor. Outra utilização é para selar ou vedar as tortas, pastéis ou empadas. Passe antes de assar (não necessita para tortas abertas). Asse a massa a 180oC por aproximadamente 20 minutos ou até ficar dourada ( estas referências podem variar de acordo com sua preparação, mas foram testadas para a preparação de uma torta aberta de frutas).
Esperamos que tenham gostado destas receitas básicas e que fazem parte de nossa culinária há algum tempo e que as explicações sejam suficientes para você decidir qual a melhor sua escolha para a sua receita.
Testamos a nossa Torta de Pêssego Perfeita e também a Torta Frangipane de Frutas com a Paté Sucrée, usando uma forma de 23 cm. O resultado foi uma massa crocante, ligeiramente adoçada, mas um pouco mais grossa e alta do que a massa original. Se preferir uma massa mais fina, a dica é preparar com uma forma maior de 26cm ou até mesmo 30cm, pois a quantidade de massa é suficiente para uma forma maior.
Um abraço,
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet