Os segredos para preparar uma feijoada saborosa, com dicas de acompanhamentos e como fazer de forma fácil e rápida. Conheça o melhor site de receitas e culinária, premiado internacionalmente, como o melhor do mundo. Inscreva-se no Youtube.
Receita de feijoada
Antes de irmos para a receita de feijoada, vamos responder uma pergunta: a feijoada é mesmo originada dos escravos?
A verdade é que não. A origem da feijoada é européia, de cozidos, como o cassoulet francês e outros cozidos, que os próprios portugueses já comiam e eram preparados com carne de porco.
O que ocorreu foi que no Brasil, o feijão preto foi adicionado como o grão principal, em vez de grão de bico, por exemplo.
O rendimento da feijoada é grande, mas se você está preparando para poucas pesssoas, a dica é congelar o que sobrou, ela fica igual e economiza um tempão de trabalho no dia que for servir novamente!
Para o preparo, você pode iniciar um dia antes ou fazer tudo no mesmo dia, depende se você tem 2 panelas de pressão e se não se incomoda de preparar no mesmo dia que vai servir.
E para servir, fica linda em panelas rústicas! De ferro ou em tigelas de barro!
- Dificuldade: média
- Tempo de preparo: 2 horas + tempo de demolhar o feijão preto e as carnes
- Rendimento: 8 pessoas
- Utensílios: Panela de pressão, de preferência 2. Se não tiver, cozinhe as carnes um dia antes. 1 caldeirão ou panela grande.
- Equipamentos: Fogão.
Ingredientes
Receita de Feijoada
- 1 kg de feijão preto, premium, demolhado por 2 horas
- 1kg de carne seca, dessalgada
- 500g de linguiça calabresa
- 500g de paio
- 500g de costela de porco defumada
- 500g de pernil salgado ou lombo salgado (dessalgado)
- 250g de bacon, sem casca em fatias.
- 3 folhas de louro
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- Sal a gosto
- Pimenta do reino
Receita de Feijoada: Acompanhamentos
- Arroz Branco (medida 4 xícaras)
- 4 Laranjas Bahia, cortada em gomos
- 8 bananas a milanesa (empane no trigo, ovo, farinha de rosca)
- Torresmos
- Couve fatiada
- Linguiça fina, da sua preferência (dica: a defumada é mais rápida de preparar)
modo de preparo
Pré-Preparo – Receita de Feijoada
- Coloque as carnes para dessalgar (a carne seca e o lombo/pernil) no dia anterior. Para ver como fazer isso, veja o post COMO DESSALGAR A CARNE SECA. Retire bem a gordura das carnes, corte em cubos e lembre que todo o processo deve ser feito na geladeira. Mantenha as carnes em pedaços (cubos) , sem desfiar. A dessalga bem feita é um dos processos-chave para uma boa feijoada.
- No dia do preparo, coloque o feijão preto de molho por 2 horas.
- Prepare o bacon, cortando o em fatias médias. Reserve o couro.
- Lave e fatie a couve, deixe para preparar na hora de servir.
- Descasque as laranjas inteiras, retirando a parte branca, que é amarga. Retire os gomos. Pode também cortar em cubos, se preferir.
- Corte os temperos da feijoada: a cebola picada, os dentes de alho. Se preparar o arroz, aproveite para cortar também os temperos do arroz. Reserve os temperos picados na geladeira.
- Lembre de sempre retirar a pressão da panela para abrir: isso pode ser feito dentro da pia, colocando água fria sobre a tampa, sem peger na válvula.
Preparo:
- Cozinhe as carnes dessalgadas: o pernil ou lombo com a carne seca, na pressão, por até 1 hora (o período mínimo para elas amolecerem é de 40 minutos, após a panela chiar). Inicie com fogo alto, abaixe o fogo para médio depois que começa a chiar.
- Se tem outra panela de pressão, cozinhe a costelinha defumada paralelamente. Cubra-a com água e leve para a pressão por 15 a 30 minutos (após a panela chiar). Inicie com fogo alto, abaixe o fogo para médio depois que começa a chiar
- Enquanto isso, prepare os defumados: retire a pele e corte em fatias de 1 dedo de espessura. (#dica: nesse tempo, pode-se também fritar o torresmo).
- Depois do tempo estimado de cozimento das carnes salgadas e da costelinha, retire a pressão, abra a e verifique o cozimento. Elas devem ficar macias, sem contudo, desmanchar. Jogue a água do cozimento das carnes salgadas fora. Reserve a água do cozimento da costelinha.
- Cozinhe o feijão com as fatias de bacon defumado, os louros e o couro do bacon. Coloque o feijão na panela de pressão, cubra 3 dedos acima, com água quente e o caldo do cozimento da costelinha defumada. Inicie com fogo alto, abaixe o fogo para médio depois que começa a chiar
- Leve para cozinhar na pressão por 7 a 8 minutos, o tempo pode variar de acordo com a marca do feijão. Esse é outro processo crítico da feijoada: obter um grão macio e inteiro, se o feijão cozinha muito ele desaparece da feijoada. Ele pode ficar um pouco ao dente, pois ainda vai cozinhar com as carnes.
- Abra a panela, retire a pressão e descarte o couro do bacon e as folhas de louro.
- Em um caldeirão, ou panela grande, coloque o feijão cozido, com o bacon sem amassar.
- Refogue os temperos, misture ao feijão. Não adicione sal.
- Junte as linguiças a, deixe cozinhar em fogo médio até apurar o caldo. Mexa de vez em quando para não pegar no fundo da panela, o que pode deixar a feijoada com gosto de queimado.
- Depois de uns 15 minutos, junte as carnes cozidas – carne seca, pernil/lombo e a costelinha (use esse tempo para preparar as bananas , por exemplo)
- Ajuste o sal, e adicione a pimenta do reino.
- Verifique se o caldo engrossou, a feijoada precisa ficar bem cremosa e isso acontece durante o processo final de cozimento.
- Frite as bananas em óleo quente, escorra bem.
- Ao mesmo tempo, grelhe a linguiça com o método pinga e frita (pingue água e tampe).
FINALIZAÇÃo e montagem
- Sirva quente, com os acompanhamentos separados.
- Bom apetite!
- #dicabakeandcakebr: o que sobrar, divida em porções e congele!. Para descongelar, só colocar no microondas por alguns minutos, esquentar e servir!
Gostou da nossa receita de feijoada? Uma boa semana e até o próximo post.