Menu
+ Busca Avançada
Busca Avançada fechar X
Limpar Filtros
Não perca nenhuma novidade!

Receba em sua caixa postal novas receitas, dicas e técnicas e muitas coisas legais do mundo da gastronomia!




Enviamos e-mails eventuais e você poderá encerrar sua inscrição a qualquer momento.



Prontinho!
Seu e-mail já está cadastrado.

Obrigada

Limpar Filtros
Busca Avançada
Feijoada

RECEITAS RECEITAS SALGADAS

A receita que representa o Brasil: Feijoada!

03 de outubro de 2021
Feijoada 03 de outubro de 2021

Os segredos para preparar uma feijoada saborosa, com dicas de acompanhamentos e como fazer de forma fácil e rápida. Conheça o melhor site de receitas e culinária, premiado internacionalmente, como o melhor do mundo. Inscreva-se no Youtube.

Receita de feijoada

Antes de irmos para a receita de feijoada, vamos responder uma pergunta: a feijoada é mesmo originada dos escravos?

A verdade é que não. A origem da feijoada é européia, de cozidos, como o cassoulet francês e outros cozidos, que os próprios portugueses já comiam e eram preparados com carne de porco.

O que ocorreu foi que no Brasil, o feijão preto foi adicionado como o grão principal, em vez de grão de bico, por exemplo.

O rendimento da feijoada é grande, mas se você está preparando para poucas pesssoas, a dica é congelar o que sobrou, ela fica igual e economiza um tempão de trabalho no dia que for servir novamente!

Para o preparo, você pode iniciar um dia antes ou fazer tudo no mesmo dia, depende se você tem 2 panelas de pressão e se não se incomoda de preparar no mesmo dia que vai servir.

E para servir, fica linda em panelas rústicas! De ferro ou em tigelas de barro!

  • Dificuldade: média
  • Tempo de preparo: 2 horas + tempo de demolhar o feijão preto e as carnes
  • Rendimento: 8 pessoas
  • Utensílios: Panela de pressão, de preferência 2. Se não tiver, cozinhe as carnes um dia antes. 1 caldeirão ou panela grande.
  • Equipamentos: Fogão.

Ingredientes

Receita de Feijoada

  • 1 kg de feijão preto, premium, demolhado por 2 horas
  • 1kg de carne seca, dessalgada
  • 500g de linguiça calabresa
  • 500g de paio
  • 500g de costela de porco defumada
  • 500g de pernil salgado ou lombo salgado (dessalgado)
  • 250g de bacon, sem casca em fatias.
  • 3 folhas de louro
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino

Receita de Feijoada: Acompanhamentos

  • Arroz Branco (medida 4 xícaras)
  • 4 Laranjas Bahia, cortada em gomos
  • 8 bananas a milanesa (empane no trigo, ovo, farinha de rosca)
  • Torresmos
  • Couve fatiada
  • Linguiça fina, da sua preferência (dica: a defumada é mais rápida de preparar)

modo de preparo

Pré-Preparo Receita de Feijoada

  1. Coloque as carnes para dessalgar (a carne seca e o lombo/pernil) no dia anterior. Para ver como fazer isso, veja o post COMO DESSALGAR A CARNE SECA. Retire bem a gordura das carnes, corte em cubos e lembre que todo o processo deve ser feito na geladeira. Mantenha as carnes em pedaços (cubos) , sem desfiar. A dessalga bem feita é um dos processos-chave para uma boa feijoada.
  2. No dia do preparo, coloque o feijão preto de molho por 2 horas.
  3. Prepare o bacon, cortando o em fatias médias. Reserve o couro.
  4. Lave e fatie a couve, deixe para preparar na hora de servir.
  5. Descasque as laranjas inteiras, retirando a parte branca, que é amarga. Retire os gomos. Pode também cortar em cubos, se preferir.
  6. Corte os temperos da feijoada: a cebola picada, os dentes de alho. Se preparar o arroz, aproveite para cortar também os temperos do arroz. Reserve os temperos picados na geladeira.
  7. Lembre de sempre retirar a pressão da panela para abrir: isso pode ser feito dentro da pia, colocando água fria sobre a tampa, sem peger na válvula.

Preparo:

  1. Cozinhe as carnes dessalgadas: o pernil ou lombo com a carne seca, na pressão, por até 1 hora (o período mínimo para elas amolecerem é de 40 minutos, após a panela chiar). Inicie com fogo alto, abaixe o fogo para médio depois que começa a chiar.
  2. Se tem outra panela de pressão, cozinhe a costelinha defumada paralelamente. Cubra-a com água e leve para a pressão por 15 a 30 minutos (após a panela chiar). Inicie com fogo alto, abaixe o fogo para médio depois que começa a chiar
  3. Enquanto isso, prepare os defumados: retire a pele e corte em fatias de 1 dedo de espessura. (#dica: nesse tempo, pode-se também fritar o torresmo).
  4. Depois do tempo estimado de cozimento das carnes salgadas e da costelinha, retire a pressão, abra a e verifique o cozimento. Elas devem ficar macias, sem contudo, desmanchar. Jogue a água do cozimento das carnes salgadas fora. Reserve a água do cozimento da costelinha.
  5. Cozinhe o feijão com as fatias de bacon defumado, os louros e o couro do bacon. Coloque o feijão na panela de pressão, cubra 3 dedos acima, com água quente e o caldo do cozimento da costelinha defumada. Inicie com fogo alto, abaixe o fogo para médio depois que começa a chiar
  6. Leve para cozinhar na pressão por 7 a 8 minutos, o tempo pode variar de acordo com a marca do feijão. Esse é outro processo crítico da feijoada: obter um grão macio e inteiro, se o feijão cozinha muito ele desaparece da feijoada. Ele pode ficar um pouco ao dente, pois ainda vai cozinhar com as carnes.
  7. Abra a panela, retire a pressão e descarte o couro do bacon e as folhas de louro.
  8. Em um caldeirão, ou panela grande, coloque o feijão cozido, com o bacon sem amassar.
  9. Refogue os temperos, misture ao feijão. Não adicione sal.
  10. Junte as linguiças a, deixe cozinhar em fogo médio até apurar o caldo. Mexa de vez em quando para não pegar no fundo da panela, o que pode deixar a feijoada com gosto de queimado.
  11. Depois de uns 15 minutos, junte as carnes cozidas – carne seca, pernil/lombo e a costelinha (use esse tempo para preparar as bananas , por exemplo)
  12. Ajuste o sal, e adicione a pimenta do reino.
  13. Verifique se o caldo engrossou, a feijoada precisa ficar bem cremosa e isso acontece durante o processo final de cozimento.
  14. Frite as bananas em óleo quente, escorra bem.
  15. Ao mesmo tempo, grelhe a linguiça com o método pinga e frita (pingue água e tampe).

FINALIZAÇÃo e montagem

  • Sirva quente, com os acompanhamentos separados.
  • Bom apetite!
  • #dicabakeandcakebr: o que sobrar, divida em porções e congele!. Para descongelar, só colocar no microondas por alguns minutos, esquentar e servir!

Gostou da nossa receita de feijoada? Uma boa semana e até o próximo post.

Gostou desta receita? Então compartilha:

Compartilhe:

Tags

Posts Relacionados

Comentários

AdRotate JS -->