Bake and Cake – Apresenta “Dueto de Suflês” com ingredientes que formam um par perfeito: queijo minas e goiabada!

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Bake and Cake – Suflê de Queijo Minas e Suflê de Goiabada – Nosso “dueto” forma um menu diferente para um jantar sofisticado, mas com ingredientes bem brasileiros a partir de uma receita francesa, o “soufflé”. Conheça a receita em www.bakeandcake.blog.br e siga-nos em www.instagram.com/bakeandcakebr

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

 

Origem e História – A origem do “Soufflé” é francesa, e o termo refere-se `a  técnica de preparação do prato, que é feita usando ovos ( claras em neve ) para deixá-lo com uma consistência macia e fofinha. A versão clássica é servida com Queijo Gruyére (que tem origem suíça), mas vamos prepará-lo com o nosso querido e amado Queijo Minas e também fazer uma versão de sobremesa usando goiabada.

Rendimento – Ambos – 6 porções (pode ser feitos em porções individuais ou em porção familiar).

Dificuldade – Queijo Minas – Médio, Goiabada – Facîlimo!

Tempo de Preparo – 1 hora para o suflê de queijo minas, 30 minutos para o suflê de goiabada.

Utensílios – se servir individualmente: 12 ramequins (6 para o queijo minas) ou 2 travessas refratárias fundas, um batedor fouet, uma panela média e uma panela pequena, bowl ou tigela.

Equipamentos – Forno, batedeira.

Suflê de Queijo Minas – Ingredientes

FullSizeRender-8

  • 1 xícara de queijo minas em pedaços
  • 2 colheres de parmesão ralado + um pouco para polvilhar
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino branca a gosto
  • Noz moscada ralada a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga + um pouco para untar
  • 1 cebola pequena/média cortada na metade com uma folha de louro e 3 cravos espetados (cebola piqué)

Como Fazer- Suflê de Queijo Minas:

Passo 1 – Aquecer o forno a 180o e separar os ingredientes. Untar com manteiga as travessas. Prepare a base do suflê, que é basicamente um molho béchamel ou molho branco encorpado. Siga os passos abaixo:

  • Derreta a manteiga em fogo bem baixo para não queimar. Adicione a farinha e mexa com o fouet. Deixe no fogo por uns 3 minutos e não pare de bater.
  • Adicione o leite devagar e continue mexendo. Destaca todo e qualquer grumo de farinha, pois esta base deve ser lisa, cremosa e de textura mais grossa.
  • Coloque o sal , a pimenta branca moída, noz moscada. Adicione a Cebola Piqué. Mantenha o fogo baixo, deixe o molho incorporar e mexa para não grudar no fundo. Cozinhe por pelo menos  mais uns 5 minutos. Deixe esfriar e retire a cebola piqué.

Passo 2 – Separe as claras e as gemas. Reserve as claras em um bowl (tigela). Adicione as gemas à base do suflê feita com farinha, manteiga e leite, cozinhe por mais alguns minutos e mexa para incorporar e manter a textura lisa e sem grudar na panela.

Obs. Com esta base é possível preparar qualquer suflê, alterando o passo 3 para o ingrediente de sua preferência)

Passo 3 – Depois de frio, coloque as gemas no molho branco e leve ao fogo novamente, mexendo sempre até ferver. Retire a cebola piqué. Deixe esfriar novamente.

Passo 4 – Adicione o Queijo Minas Frescal e o Queijo parmesão. Bata as claras em neve e misture tudo com muito cuidado para não perder o “aerado”. Polvilhar queijo parmesão por cima.

Passo 5 – Levar para assar por 30 minutos ou até crescer e  dourar por cima.(não abrir o forno enquanto assa). Servir quente imediatamente como prato principal ou acompanhamento (se não servir imediatamente ele murcha).

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Ingredientes – Suflê de Goiabada 

FullSizeRender-7
• 300g de goiabada pastosa
• 6 claras
• 1 pitada de sal

obs. esta quantidade é para 6 porções.

Como Fazer

Passo 1 – Aquecer o forno a 180o e separar os ingredientes. Untar as forminhas. Bater as claras em neve e adicionar o sal quando começarem a crescer e não diretamente sobre  as claras in natura.

Passo 2 – Derreter a goiabada no fogo baixo (este procedimento é recomendável se sua goiabada não for das mais pastosas ou cremosas).

Passo 3 – Incorporar as claras na goiabada e  misturar até incorporar.  Fazer movimentos lentos, para não destruir o aerado das claras.

Passo 4 – Porcionar o suflê nas forminhas e levar ao forno 180o por 12-15 minutos. Não abrir o forno durante o processo de cozimento e servir quente. Quando estiver bem alto e dourado por cima é sinal que está pronto!

Bon appetit!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários

Deixe uma resposta