Bake and Cake – #lepetitchef – Fomos em busca do Pão de Queijo Caseiro Perfeito. Veja a receita que encontramos!

Bake and Cake – formos em busca do pão de queijo caseiro perfeito para compartilhar com você esta receita que é uma paixão nacional. Clique na foto para conferir. Siga-nos no Face, Twitter, Instagram @bakeandcakebr e também no Youtube www.youtube.com/channel/bakeandcakebr

Pão de queijo @bakeandcakebr
Pão de queijo @bakeandcakebr

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 2 horas

Rendimento: 50-60  pães de queijo pequenos (cada um com 18g em média) ou 25 pães de queijo com 36g cada (1 colher de sopa de medida)

Utensílios: Chaleira, Bowl, Espátula de Silicone, forma.

Equipamentos:  Batedeira (opcional), Forno,

Antes de iniciarmos a receita, fizemos uma pesquisa muito interessante sobre a composição do pão de queijo, afinal não podemos dizer que são todos iguais. Entenda o porquê.

  • Polvilho

Os pães de polvilho azedo crescem um pouco mais e, quando esfriam, ficam mais secos. Os que levam polvilho doce são mais uniformes e densos. O melhor é usar 50% de cada.

  • Queijo

Se for fresco, terá mais água, vai dar um pão mais pesado. Se for muito gorduroso, também. O queijo meia cura ou o minas padrão de textura mais “macia” deram o melhor resultado. Colocar queijo parmesão dá um toque todo especial.

  • Gordura

Altera a textura da massa. Mais gordura deixa o pão mais macio. Gordura demais deixa o pão pesado. Pode ser óleo, manteiga ou banha. Aqui usamos manteiga.

  • Leite/água

A água e/ou o leite quentes faz que o amido do polvilho inche e gelatinize – deixando a massa elástica. Aqui usamos leite integral, porque não adianta querer economizar calorias bem aqui com o pão de queijo, né?

  • Sal

Sua função é só mesmo dar gosto. A depender do queijo, ele pode ser dispensado da receita, por isso cuidado ao adicionar sal à massa. Na nossa receita usamos o parmesão também, então o sal deve ser adicionado com cautela.

  • Ovo

Interfere na textura e leveza do pão. Ajuda o polvilho a estruturar a massa e é também responsável por reter os gases que se formam no miolo. Pode variar em quantidade de acordo com o queijo utilizado, veja abaixo em nossa receita.

  • Preparação: Muito fácil, fácil de enrolar, fácil de passar no queijo ralado.
  • Textura: ficou incrível desde a preparação. Ao morder ele ficou ligeiramente puxa puxa como tem que ser, mas macio por dentro e com uma casquinha por fora.
  • Sabor: Hummm, deu vontade de comer sem parar!

Nota final: Excelente! Aprovado! Para nós esse é sim um pão de queijo caseiro perfeito.. E por que não fazer com ou para as crianças? Eles e (nós também) amam!

Um abraço muito caloroso, sempre e até a próxima receita , quer dizer, experiência culinária compartilhada.

Gostou? Compartilhe! E siga o Bake and Cake (@bakeandcakebr) nas redes sociais.

Com carinho

Cris Muratori

Bake and Cake

Seu Canal Interativo Gourmet

2 comentários

Deixe aqui seu comentário