Receita de Esfiha Síria, a melhor e preparada com recheio cru, muito fácil!

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Receita de Esfiha Síria Legítima – direto do caderninho de receitas de família esta receita foi passada por uma sra síria e virou “hit” de festas e comemorações de família. Seu diferencial? Além da Maciez? É feita com  recheio cru (não tem que refogar antes de assar!). Siga-nos em www.bakeandcake.blog.br e inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Para quem acompanha o Bake and Cake sabe do que gostamos. Queremos receitas clássicas, tradicionais, fáceis ou difíceis…o importante é que todas tenham algo de diferente, algo de “Exclusivo” ou que sejam “Autênticas”. Mas uma das coisas mais legais é que as melhores receitas na maioria das vezes saem dos caderninhos de pessoas queridas que se dispõem a compartilhar. É desses caderninhos “secretos” ou ” pessoais” que as receitas #fundodobau vem. Essa é mais uma, veio do caderninho da Maria Do Carmo Muratori, e faz parte de momentos de confraternização de toda a família (da qual eu Cris Muratori faço parte)  e de afeto de uma mãe e avó por seus filhos e netos. Vamos conferir a Receita de Esfiha Síria Legítima?

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 3h e 30 minutos.

Rendimento: 75 esfihas tamanho coquetel

Utensílios: 2 bowls, 1 espátula, 3 formas rasas de 40cm, Pincel, xícara para medir os ingredientes, colher de sopa.

Equipamentos: Forno

Ingredientes:

Parte I ) Massa – Receita de Esfiha Síria Legítima

  • 15 g de fermento biológico fresco ou 5g do fermento seco instantáneo
  • 500g de farinha de trigo ( ou o suficiente para dar o ponto da massa)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de sal

Parte II ) Recheio – Receita de Esfiha Síria Legítima

  • 500g de carne moída crua (patinho)
  • 2 tomates sem pele e sem semente picado
  • 1 cebola ralada fina
  • 1 1/2  colher de chá de Sal
  • 1 Limão espremido
  • Pimenta do Reino a gosto

Como Fazer a Receita de Esfiha Síria:

Passo 1:  Separe os ingredientes que serão usados na receita e as formas. Misture todos os ingredientes secos: Farinha, Fermento, Açúcar.

Passo 2: Na sequência, adicione os ingredientes líquidos: água e leite.  Sove bem a massa (na mão ou na batedeira) .  Adicione o óleo e sove novamente e por fim, o sal. Unte uma tigela com óleo e leve a massa para crescer por 1 hora e meia aproximadamente ou até dobrar de volume.

Passo 3: Enquanto a massa cresce, preparar o recheio. Em um bowl, colocar a carne, o tomate bem picado sem pele sem semente, a cebola ralada, o suco de limão, o sal e a pimenta e misturar bem. Reservar.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

 Passo 4: Depois que a massa dobrou de volume, fazer bolinhas com meia colher de sopa de massa ou se tiver como pesar as bolinhas, bolinhas de 15g ou 30g, . Deixar descansar por 60 minutos ou até dobrar de volume..

Passo 5: Para montar as esfihas abra as bolinhas em cima de uma superfície ligeiramente untada com óleo. Pegue um pano limpo e coloque o recheio e esprema bem, para tirar toda a umidade que ele desenvolveu por conta dos temperos. Coloque 1/2 colher de sopa de recheio para as esfihas menores ou 1 colher de sopa para as maiores. ( a mesma medida que usou para a massa) de recheio – neste caso , carne,  e feche formando pequenos “travesseiros”.

Passo 6:  Pré-Aqueça o forno a 160oC. Para fazer os travesseiros, o recheio deve estar bem no centro. As esfihas devem ser fechadas ao meio, deixando 1/3 da meia lua sem grudar. Este pedaço deve ser fechado em sentido oposto, formando a trouxinha ou travesseiro.

Receita de Esfiha: Montagem das Esfihas (Receita de Esfiha Síria)

Passo 7: Coloque as esfihas em uma forma, não precisa untar. Deixe uma distância pequena entre elas e se não quiser correr o risco de elas “abrirem” enquanto assa, vire-as de ponta cabeça. Pincele ovo na esfiha no lado de baixo (que agora ficou como o de cima). Leve para assar  por 20 minutos ou até ficarem ligeiramente douradas na parte de cima.  Aqui na nossa cozinha usamos dois fornos e um deles (a gás e maior) tomou mais tempo para assar, levando em torno de 30 minutos, ou seja, o tempo pode variar e é bom ficar de olho (veja  dica abaixo).

#dicabakeandcake – as esfihas não devem assar demais porque elas ficarão com uma textura mais crocante, e na verdade tem que ficar macias e fofas.

Passo 8: Sirva e se sobrar, pode congelar!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem aqui e em :

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

 

 

Um comentário

Deixe uma resposta