Bolo Perfeito – 7 dicas para obter um resultado sem igual!

Bolo Perfeito – Os 7 segredinhos que faltavam para que seus bolos fiquem impecáveis! Clique na foto e veja. Inscreva-se em nosso canal no Youtube https://goo.gl/kt7mvb

Por Manu Boffino

O Bolo Perfeito – Além de tudo o que já temos de experiência no assunto de fazer bolos, fomos verificar se havia algo mais e somando as pesquisas (Fonte: Paladar, Estado de São Paulo)  com nossa experiência, chegamos nas 7 dicas abaixo:

O Bolo Perfeito Dica 1: Use as quantidades sugeridas na receita de forma precisa. Para isso uma balança ou copo medidor com ml ou g é imprescindível, pois a Confeitaria é quase uma ciência exata. Por isso, se você não tiver muita experiência, é importante respeitar as quantidades dos ingredientes fornecidos pela receita. Se quiser alterar algum ingrediente, melhor fazer um teste para ver como a modificação se comporta.

O Bolo Perfeito Dica 2: Peneirar a Farinha é necessário!  A farinha deve ser sempre peneirada porque quando armazenada absorve umidade e forma pequenas (às vezes micro) pelotas, o que pode comprometer a homogeneidade da massa. Também ao peneirá-la fazemos um processo de aeração que ajuda na sua leveza.

O Bolo Perfeito Dica 3: O sal em bolos, para que serve e como pode ajudar? Uma pitada de sal realça o sabor do bolo, mas é melhor adicioná-la às gemas ou à farinha e não às claras, já que o sal como provoca desidratação pode fazer com que as claras se tornem quebradiças perdendo a textura nevada. Toda receita que pedir para colocar sal na clara, evite, pois está errado, é uma coisa que alguém inventou e que na verdade não ajuda, prejudica o bolo!

O Bolo Perfeito Dica 4: O Fermento – o momento certo de adicionar. Apesar da maioria das receitas, mandar peneirar o fermento junto com a farinha este procedimento não é aconselhável, pois o fermento assim que é adicionado começa a reagir e se a massa não for logo para o forno pode diminuir o seu poder de ação. O melhor é colocá-lo quase ao final do processo de execução da massa, só antes de incorporar as claras em neve.

O Bolo Perfeito Dica 5: Na maioria dos bolos, as claras devem ser batidas em neve firme ( do tipo vire na cabeça e não cai!)  e serem adicionadas por último, misturando-se cuidadosamente, para que as bolhas de ar que se formaram dentro delas não quebrem e comprometam o crescimento do bolo. Ao adicionar as claras, não bata a massa pois isso também faz com que elas percam a aeração e a capacidade de crescer.  Isso é essencial principalmente em massas de pão de ló feitas com o método espumoso, aquele em que se bate as claras e depois acrescenta-se os ingredientes secos, como o Pão de Ló (Veja nosso post sobre 6 massas de pão de ló, algumas com essa técnica)

Custom Search

O Bolo Perfeito Dica 6: Como assar (aqui muitos erros acontecem!) . Unte a forma, ideal colocar um papel manteiga se a forma não for de furo no meio. Se o bolo vai ser recheado, divida em 2 formas iguais. Nivele bem a massa. Sempre Pré-aqueça o forno antes de colocar o bolo (comece a fazer e já ligue). A temperatura média para assar bolos normalmente é de 180o C. Mais quente assa por fora e fica cru dentro, mais fraco pode encruar. Além disso, o  bolo deve ser sempre colocado na grade do meio e a forma ficar no centro do forno. Depois de retirado do forno, deve ser colocado sobre o fogão ou bancada, coberto com papel alumínio (sem lacrar, apenas cobrir deixando o ar escapar), para que esfrie lentamente e não sofra um choque térmico que pode deixar com uma “barriga negativa” , que ainda sim poderá ser corrigida cortando o bolo ou preenchendo com mais recheio no centro . Depois de morno, tire da forma e deixe esfriar sobre uma grade e somente depois de frio, corte, recheie, etc.

O Bolo Perfeito Dica 7: Como saber se o bolo assou? Essa imagino que a maioria conheça.. o famoso teste do palito. Mas ele tem um lugar certo… deve ser feito no meio do bolo, pois a massa assa mais rapidamente nas bordas. O palito deve ser de madeira e sair limpo. Nunca fure o bolo antes de 25 a 30 minutos depois de colocá-lo no forno e não caia na tentação de abrir o forno, porque ele esfria e o seu bolo pode ficar deformado.

E veja também outras dicas em nosso post Quais os erros mais comuns para um bolo dar errado!  Para esse post, fizemos uma enquete e quantificamos os erros mais comuns….  Vocês verão que errar faz parte do processo, mas temos que conseguir evitar!

Talvez vocês ainda tenham mais dicas, e se não foram mencionadas aqui, deixe o seu comentário, pois isso ajuda muito a todos os leitores do nosso blog! Esperamos que este conteúdo ajude!
Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Comments

comments

Deixe aqui seu comentário