Bolo de Anjo (Angel’s Food Cake) – Início da Temporada #receitasnatal

Bolo de Anjo – Angel’s food cake  – Bolo branquinho, feito somente com claras, considerado “alimento de anjos”, para iluminar e inaugurar nossa temporada de #receitasnatal #xmas #bakeandcakebr. Inscreva-se no Youtube: https://youtube.com/c/bakeandcakebr

Esse clássico norte-americano é assim denominado (“bolo alimento dos anjos”) por conta da levíssima massa branca. A Técnica de preparo é como de um ‘Pão de Ló”, mas sem as gemas. Nessa temporada de Natal, é também um ótimo jeito de aproveitar as claras que sobram de algumas preparações, como o nosso Quindim Amarelo de Verdade!

Dificuldade: Fácil

Rendimento – 8-12 porções / Fatias

Utensílios: 1 forma redonda com furo no meio de 25 cm , peneira, tigelas, espátula. Para confeitar: Saco de Confeitar, Bico (perlê ou outro) ou somente uma espátula.

Equipamentos: Forno, Batedeira

Ingredientes para o Bolo de Anjo

I) Massa do Bolo de Anjo

  • Manteiga, para untar
  • 150 g de farinha de trigo
  • 100 g de açúcar de confeiteiro
  • 8 claras 
  • Uma pitada de cremor tártaro (preferencialmente) ou vinagre ou limão
  • 250 g de açúcar
  • gotas de extrato de amêndoa ou baunilha 

Passo 1 – Preaqueça o forno a 180°C. Derreta a manteiga em uma panela pequena e use-a para untar generosamente com um pincel a forma do bolo.

Passo 2 –  Peneire a farinha e o açúcar de confeiteiro em uma tigela e reserve.

Bolo de Anjo
Bolo de Anjo

Passo 3 – Bata as claras com o cremor tártaro(melhor opção) ou vinagre ou gotas de limão.

#dicabakeandcakebr – (cuidado se usar vinagre ou limão para não deixar sabor no bolo – a função do ácido aqui é para dar mais estabilidade para as claras batidas) .

Passo 4: Sem parar de bater, adicione o açúcar refinado (250g), 1 colher de sopa de cada vez. O ponto final deve ser como o da foto, firme:

Passo 5 – Depois de incorporado o açúcar. pare de bater, acrescente a farinha peneirada com o açúcar de confeiteiro e o extrato de amêndoa. Faça isso em “chuveirinho”, usando a peneira. Misture delicadamente.

Passo 6 – Despeje a massa na fôrma até a borda e nivele a superficie com uma espátula.
Asse por 35-45 minutos ou até ficar firme. Foto do Bolo depois de assado (na superfície ficou uma casquinha de suspiro, delícia!)

Passo 7 – Deixe esfriar, descole o bolo nas laterais e no fundo, retire o bolo do forno e vire-o sobre uma grade.  Se tiver segurança, vire o bolo ainda morno e deixe esfriar sobre uma grade.

II) Calda Bolo de Anjo

  • 1/2 copo de água
  • Suco de 1/2 limão siciliano
  • Açúcar a gosto

Modo de Preparo da Calda: Misturar todos os ingredientes, mexer. Verificar a quantidade de açúcar, adoçar mais se necessário.

III) Cobertura  do Bolo de Anjo – escolha entre chantilly ou merengue

A) Chantilly

  • 300ml de creme de leite
  • 50g  de açúcar de confeiteiro ou refinado peneirado (pode ser mais se quiser mais doce)
  • Essência de baunilha a gosto

Modo de Preparo do Chantilly:

Custom Search

Passo 1 – Bater o creme de leite, quando estiver firme, adicionar aos poucos o açúcar peneirado e a essência de baunilha. Bater até atingir picos firmes (para confeitar)

OU

B) Merengue Italiano

  • 2 claras
  • 150g de açúcar

Modo de Preparo do Merengue Italiano:

Passo 1– Misture o açúcar com um pouco de água, faça uma calda de açúcar, vá limpando as laterais da panela com um pincel e água. Prepare as claras em uma tigela.

Passo 2– Quando a calda começar a ferver, inicie o batimento das claras em velocidade média.

Passo 3 – A calda deve atingir o ponto bolha –  110oC ou 114oC ou se puder verificar, utilize algo redondo e vazado em inox que possa ser mergulhado na calda, se ela formar uma película como das bolhas de sabão, está no ponto.

Passo 4: Aumente a velocidade da batedeira, adicione a calda aos poucos nas claras batidas,, bata até atingir picos firmes e esfriar.

IV) Decoração e Montagem do Bolo de Anjo

Para decoração :

  • 300g de frutas vermelhas

Para montar o bolo:

Passo 1 – Fure com o garfo, regue com a calda.

Passo 2 – Confeite com o Bico de Confeitar, usando o bico de sua preferência. Uma sugestão é usar o bico perlê liso e confeitar nas laterais e puxar com uma colher pequena e dar sequência, formando esse efeito de “escamas”. Se não tiver bico, utilize uma espátula e faça movimentos para dar forma “moderna”.

Passo 3 – No meio, coloque frutas e confeite a parte superior utilizando a mesma decoração da lateral, cobrindo com frutas frescas.

Bolo de Anjo
Bolo de Anjo

Passo 4 – Mantenha na geladeira.

Aproveite este bolo de anjo, uma ideia bacana para as Festas de Final de Ano! #receitasnatal Bake and Cake, para você arrasar sempre!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

Deixe aqui seu comentário